O SONHO DE INDEPENDÊNCIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
Advertisements

A GEOGRAFIA DO PODER.
1914 – 1918.
25 de Abril de 1974.
GUERRA FRIA.
Revolução Francesa.
GUERRA FRIA.
História do Paraguai Nomes: Lucas Perim Cazaroto n°:21
NAPOLEÃO O GRANDE Lucas n° 13 Hugo n° 06 Profª. Joelma.
Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico.
REVOLUÇÃO CUBANA DE 1959 MODELO A SEGUIR OU PERIGO A EVITAR.
AULA 01 – A DITADURA E A DEMOCRACIA
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
COMOS CHEGAMOS AO PODER?
Guerra Fria e o Mundo Bipolar
Trabalho de Geografia Guerra Fria.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
PASSADO, PRESENTE E FUTURO
1ª Guerra Mundial.
1959 A Revolução Cubana.
INTERVENÇÕES ESTADUNIDENSES NA AMÉRICA LATINA
Os Conflitos durante a Guerra Fria
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Departamento de História
Rumos da América Latina no Século XX
Revolução Cubana.
REPÚBLICA POPULISTA – 1946 a 1964
REVOLUÇÃO MEXICANA História Prof. Lisiane.
INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA
Nome completo Ernesto Rafael Guevara de la Serna Nascimento 14 de junho de 1928 Rosário, Província de Santa Fé Argentina Morte 9 de outubro de 1967.
Cuba.  4 séculos de colonização espanhola  guerra espano americana.  governo militar americano  Espanha perdeu terras para os EUA.
REVISÃO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA 4º BIMESTRE 9º Anos A e B
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
Revoluções do Século XX (II)
REVOLUÇÃO RUSSA.
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
Período democrático de 1946 a 1964
Conflitos quentes da Guerra Fria
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
A CRISE NA UCRÂNIA A onda de manifestações na Ucrânia teve início depois que o governo do presidente Viktor Yanukovich desistiu de assinar, em 21 de.
História – 8ª série Prof. Lisiane
GUATEMALA.
Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26.
CUBA Estou AQUI!!!.
Webster Pinheiro.
Cuba é um país insular americano, descoberto pelo Almirante de la Mar Oceana Cristóvão Colombo em sua primeira viagem ao que depois seria chamado de Novo.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.  Em 1917, uma revolução derrubou o Czar Nicolau II, da Rússia, e implantou um regime socialista no vasto.
Independência Cubana Cuba último país latino-americano independente (1898) – apoio dos EUA – Emenda Platt (Dispositivo que autorizava intervenção.
A Era Napoleônica ( ).
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
Cuba América Central.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
AMÉRICA LATINA - CHIAPAS
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
REVOLUÇÃO CUBANA 18/04/2017
AMÉRICA CENTRAL E ANTILHAS
ABRIL 1974.
O que foi? A Revolução Cubana foi o primeiro movimento que conseguiu resultados positivos contra a hegemonia norte-americana no continente.  * Hegemonia significa.
Luta pela emancipação política nas Américas
LUTAS SOCIAIS NO MÉXICO
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
REVOLUÇÃO CUBANA PROF: MACEDO NETO,JL.
Revolução Cubana Alan.
Prof. Bruno. Características gerais Economia baseada na exploração de recursos naturais: mineração e agroexportação. Economia baseada na exploração.
Prof. Luiz Felipe. Contexto da Rússia no inicio do século XX: Sociedade submetida a um Estado despótico (poder na mão do Czar com o apoio da Aristocracia);
1 Samora Moisés Machel Brad Wagenaar & Anya Raj May, 2015.
Transcrição da apresentação:

O SONHO DE INDEPENDÊNCIA REVOLUÇÃO CUBANA O SONHO DE INDEPENDÊNCIA

CUBA, UM PAÍS AMORDAÇADO TORNOU-SE UMA DAS PRIMEIRAS COLÔNIAS ESPANHOLAS DA AMÉRICA. NO FINAL DO SÉCULO XIX, FOI ALVO DE CRESCENTE INTERESSE PARA OS ESTADOS UNIDOS. A LUTA PELA INDEPENDÊNCIA FOI LONGA, PELO FATO DA BURGUESIA DO PAÍS, MANTER ESTREITAS RELAÇÕES ECONÔMICAS COM A ESPANHA E OS ESTADOS UNIDOS.

O INÍCIO DAS LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA COMEÇOU EM 1868, QUANDO SE FORMOU UM “EXÉRCITO DE LIBERTAÇÃO” LIDERADO POR ANTÔNIO MACEO. DEPOIS DE DEZ ANOS DE LUTA , O MOVIMENTO FOI DOMINADO. EM 1895, O POETA E REVOLUCIONÁRIO JOSÉ MARTÍ DESEMBARCOU EM CUBA, DISPOSTO A LUTAR PELA INDEPENDÊNCIA DOS CUBANOS, SENDO MORTO UM MÊS APÓS O INÍCIO DA LUTA.

O DOMÍNIO DOS ESTADOS UNIDOS SOBRE CUBA O GOVERNO NORTE-AMERICANO TINHA INTERESSE EM CONTROLAR CUBA E AFASTAR O DOMÍNIO ESPANHOL, E PARA ISSO NÃO QUERIA UM GOVERNO CUBANO TOTALMENTE INDEPENDENTE. DEPOIS DE UMA GUERRA DE TRÊS MESES COM OS ESTADOS UNIDOS, A ESPANHA, DERROTADA, DEIXOU SUAS COLÔNIAS PARA O VENCEDOR.

A DITADURA DE FULGÊNCIO BATISTA BATISTA, QUE LIDERAVA UM GRUPO DE MILITARES, SE APROVEITOU DA REVOLTA POPULAR E PASSOU A SER O “HOMEM FORTE’’ DO PAÍS. ENTRE 1940 e 1944, BATISTA EXERCEU A PRESIDÊNCIA DE CUBA CONSOLIDANDO O SEU PODER. OS GOVERNANTES DAVAM AS COSTAS ÀS NECESSIDADES DO POVO, PROPORCIONANDO ASSIM, O SURGIMENTO DE GRUPOS OPERÁRIOS E ESTUDANTES DISPOSTOS A MUDAR ESSA SITUAÇÃO. EM 1944 ACABA O MANDATO DE BATISTA.

FIDEL CASTRO SAI DA PRISÃO CUBANA PASSADOS DOIS ANOS DO ATAQUE AO QUARTEL MONCADA.

DO MÉXICO À SIERRA MAESTRA NO COMEÇO DE JULHO DE 1955, OITENTA E DOIS CUBANOS PARTIRAM PARA O MÉXICO.LÁ SE ENCONTRAVAM MUITOS REFUGIADOS CUBANOS E VÁRIOS FORAM RECRUTADOS PARA O “MOVIMENTO 26 DE JULHO”. ENTRE OS NOVOS MEMBROS ESTAVA O MÉDICO ARGENTINO ERNESTO GUEVARA, CONHECIDO COMO “CHE GUEVARA”. NA NOITE DE 24 DE NOVEMBRO DE 1956, OS HOMENS DO “MOVIMENTO 26 DE JULHO” ZARPARAM DO MÉXICO COM O OBJETIVO DE DESEMBARCAR NA REGIÃO ORIENTAL CUBANA E ATINGIR O CONJUNTO DE MONTANHAS, CONHECIDO COMO SIERRA MAESTRA(SERRA MESTRA), ONDE COMEÇARIA O MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO.

OS COMBATENTES DE CHE FAZEM DESCARRILHAR UM TREM BLINDADO DO GOVERNO QUE TRANSPORTA ARMAS E TROPAS DE REFORÇO PARA OS EFETIVOS DO EXÉRCITO SITIADOS EM SANTA CLARA.

A QUEDA DE BATISTA UMA CONTRA OFENSIVA RELÂMPAGO DO EXÉRCITO REBELDE FOI PLANEJADA PARA SE APOSSAR DEFINITIVAMENTE DA PROVÍNCIA DO ORIENTE. EM DEZEMBRO DE 1958, A SITUAÇÃO DO EXÉRCITO OFICIAL ERA DESESPERADORA. A IMPORTANTE FORTALEZA DE SANTA CLARA CAIU NAS MÃOS DOS REBELDES COMANDADOS POR CHE GUEVARA EM 18 DE DEZEMBRO E ABRIU CAMINHO PARA A TOMADA DO PAÍS. NA MADRUGADA DE 1º DE JANEIRO DE 1959, O PRESIDENTE FUGIU DE CUBA, DANDO POR FIM, A SANGRENTA DITADURA BATISTA.

ERNESTO “CHE” GUEVARA, FAZENDO UM DISCURSO.

FIDEL CASTRO EM DISCURSO, UMA SEMANA APÓS A SAÍDA DE FULGÊNCIO BATISTA.

A REVOLUÇÃO NUMA ENCRUZILHADA O “MOVIMENTO 26 DE JULHO” PRETENDIA LIMITAR A PRESENÇA ESTRANGEIRA NA ECONOMIA DO PAÍS, REALIZAR A REFORMA AGRÁRIA E IMPLANTAR UMA VERDADEIRA DEMOCRACIA. NO DIA 17 DE MAIO DE 1959, FOI ANUNCIADA A LEI DE REFORMA AGRÁRIA, HAVENDO O PROTESTO DOS GRANDES PROPRIETÁRIOS. A REVOLUÇÃO ESTAVA NUMA ENCRUZILHADA -- A REFORMA AGRÁRIA ENTRARIA EM CHOQUE COM O INTERESSE DOS E.A.U NOVAS MEDIDAS FORAM TOMADAS PELO GOVERNO PARA APROFUNDAR A REFORMA AGRÁRIA E NÃO RECUAR: # A EXPROPRIAÇÃO DAS FAZENDAS MÉDIAS # O MAIOR CONTROLE SOBRE AS PROPRIEDADES ESTRANGEIRAS

OS ESTADOS UNIDOS E A REVOLUÇÃO CUBANA A POLITÍCA DE MUDANÇAS ADOTADA PELO GOVERNO REVOLUCIONÁRIO, CHOCAVA-SE COM OS TRADICIONAIS INTERESSES DOS ESTADOS UNIDOS. OS ESTADOS UNIDOS SUSPENDE A IMPORTAÇÃO DO AÇUCAR CUBANO. A UNIÃO SOVIÉTICA OFERECEU APOIO, PASSANDO A COMPRAR O AÇUCAR REJEITADO PELOS E.U.A . EM ABRIL DE 1961, O PRESIDENTE JOHN KENNEDY ORDENA O ATAQUE A CUBA, TENDO PORÉM, UM COMPLETO FRACASSO. NO DIA 1º DE MAIO DE 1961, EM RESPOSTA ÀS AGRESSÕES DOS E.U.A, FIDEL CASTRO DECLAROU QUE CUBA SE TORNARA UM PAÍS SOCIALISTA.

O POVO SABE DE QUE LADO FICAR

A REVOLUÇÃO SOCIALISTA O BLOQUEIO ECONÔMICO DECRETADO PELOS E.U.A, ACARRETOU GRANDES DIFICULDADES PARA OS CUBANOS. POUCO A POUCO CUBA VAI CRIANDO CONDIÇÕES PARA MELHORAR A VIDA DE SUA POPULAÇÃO. MILHARES DE ESCOLAS FORAM CONSTRUIDAS. INICIARAM-SE IMPORTANTES TRANSFORMAÇÕES SOCIALISTAS NA ECONOMIA , VISANDO MODIFICAR O MODELO DE DESENVOLVIMENTO DO PAÍS. GRANDES CAMPANHAS DE SAÚDE E A GARANTIA DE ALIMENTOS MELHORARAM A VIDA DE MILHÕES DE CUBANOS. CHE GUEVARA TENTOU CONSTRUIR UM CENTRO DE TREINAMENTO PARA NOVAS GUERRILHAS NAS SELVAS. 8 DE OUTUBRO DE 1967 – CHE É ASSASSINADO.

FIDEL CASTRO NO PODER COM A VITÓRIA DA REVOLUÇÃO, FIDEL CASTRO TORNA-SE LÍDER DE CUBA DITADURA NA ILHA: OPOSITORES POLÍTICOS SÃO CENSURADOS E AS ELEIÇÕES PASSAM A SER CONTROLADAS POR UM PARTIDO ÚNICO CRISE NOS PAÍSES DE ECONOMIA SOCIALISTA DO LESTE EUROPEU – URSS PRINCIPALMENTE – ABALA PROFUNDAMENTE A ECONOMIA CUBANA COM A CRISE E O BLOQUEIO DOS E.U.A, INICIA-SE EM CUBA UMA ABERTURA AO CAPITALISMO

DIRCURSO DE FIDEL, 16.04.1998.

“AS ARMAS NÃO SÃO AS COISAS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO; A MORAL DOS HOMENS QUE LUTAM PELOS SEUS IDEAIS É MAIS IMPORTANTE QUE TODAS AS ARMAS”. FIDEL CASTRO

“MUITOS ME CHAMARÃO DE AVENTUREIRO,E SOU, SÓ QUE DE UM TIPO DIFERENTE “MUITOS ME CHAMARÃO DE AVENTUREIRO,E SOU, SÓ QUE DE UM TIPO DIFERENTE. SOU DOS QUE PÕEM A VIDA EM RISCO PARA DEMONSTRAR SUAS VERDADES”. CHE GUEVARA