Aplicações da Radioatividade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RADIOATIVIDADE É o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite espontaneamente determinadas entidades ( partículas e ondas) , transformando-se em outro.
Advertisements

RAIO X Em 1895, físico Roentgen, em uma experiência observou fluorescência num cartão pintado com platino-cianureto de bário. A fluorescência era observada.
Diretoria de Ensino de Votorantim Oficina Pedagógica
REAÇÕES NUCLEARES.
RADIOATIVIDADE Atividade que certos átomos possuem de emitir radiações eletromagnéticas e partículas de seus núcleos instáveis com o objetivo de adquirir.
Fig.1.: Comparação de vários tipos de centrais termoelétricas.
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE FENÔMENO EM QUE NÚCLEOS INSTÁVEIS EMITEM RADIAÇÕES : PARTÍCULAS (MATÉRIA) E ONDAS (ENERGIA MATÉRIA - PARTÍCULAS ALFA E BETA ENERGIA.
OS BENEFÍCIOS DA ENERGIA NUCLEAR E DAS RADIAÇÕES
Uímica PROFESSOR B S O O C.
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
Comparação entre os tipos de reações:
Radioatividade.
Radioatividade A radioatividade ou radiatividade (no Brasil; em Portugal: radioactividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias.
Radioatividade parte I
Histórico – Livro p.52 Ordem cronológica da p.52 a 59 Profª Silviane
R A D I O A T I V I D A D E (I) Prof. Luiz Antônio Tomaz
O que você deve saber sobre
RADIOATIVIDADE NATURAL
RADIAÇÕES UTILIZADAS em outubro de 2010.
Radioatividade.
Professor: Luciano Fontes Aluno: Allen Talma Ferreira Silva
CiÊNCIA E TECNOLOGIA Colisões.
Radiações Ionizantes.
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE.
Radioatividade e Energia Nuclear.
O que significa o símbolo abaixo?
(UFSCar/06) No dia 06 de agosto de 2005 foram lembrados os 60 anos de uma data triste na história da Humanidade. Nesse dia, em 1945, foi lançada uma bomba.
A CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS ATRAVÉS Luiz Henrique Nascimento Michels
RADIOATIVIDADE E ESTRUTURA ATÔMICA
RADIOATIVIDADE.
Alterações e desastres ambientais Causas e consequências
RADIOATIVIDADE.
Radioatividade.
Radiações.
RADIOATIVIDADE.
Energia Nuclear.
Escola: Coopen Nome: João Vitor, Ana Laura, Raquel Série: 4º ano B
Radiação e Seus Riscos à Saúde no Ambiente de Trabalho
Rafaela Ferreira dos Santos
Professora: Maria do Socorro Araújo Universidade de Cuiabá
Ciências. Aula 02 Energia nuclear: vantagens e desvantagens Energia nuclear: vantagem ou desvantagem?
Noções de Física Nuclear
Alunos: João Pedro; Sávio
Unidade 1 Física da Radiação.
ENERGIA NUCLEAR.
RADIOLOGIA: APLICAÇÕES EM DIAGNÓSTICO. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA IMS – Instituto Multidisciplinar de Saúde Disciplina: BIOFÍSICA Prof.: Danielle Teixeira.
Química na Medicina O que a química influência na medicina ?
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE.
Lixo Nuclear.
RADIOATIVIDADE Ana Carolina Bodião.
CURSO DE RADIOPROTEÇÃO
RADIOTERAPIA Como funciona?.
RADIOATIVIDADE E FÍSICA NUCLEAR
Professor: Robinho AULA 3 – QMC E Radioatividade I.
Docente : Joelma Saravy
ENERGIA E MEIO AMBIENTE Professor Elder Latosinski
Efeitos biológicos Heróis em quadrinhos
Disciplina: Biofísica Profª.: Patrícia de Lima Martins
70 Anos dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki
GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS BÁSICAS
 Radioatividade  A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas.
Universidade Federal de Itajubá
RADIOATIVIDADE O que você deve saber sobre É o fenômeno que ocorre no núcleo do átomo. Muitos núcleos atômicos são instáveis e, para adquirir estabilidade,
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
RADIOATIVIDADE.
Aplicações da Radioatividade Professor:Bruno Santana Ensino Médio.
Transcrição da apresentação:

Aplicações da Radioatividade Professor:Bruno Santana Ensino Médio

Fissão Nuclear Controlada Num reator nuclear é possível controlar o processo de fissão nuclear. A energia liberada durante esse processo é usada para transformar água em vapor, o que faz movimentar uma turbina, gerando energia elétrica. O reator da usina nuclear de Angra I, cujo o combustível é urânio enriquecido, refrigerado com água leve pressurizada (PWR) mais utilizado internacionalmente.

Bomba Atômica Em 6 de agosto de 1945 uma bomba atômica, baseada na fissão do U – 235, foi detonada sobre a cidade japonesa de Hiroshima. Três dias depois, uma bomba atômica, baseada na fissão do Pu – 239, explodiria sobre Nagasaki

Efeitos Biológicos das Radiações Proteção Requerida para as radiações , β e ɣ Radiação Poder de Relativo de Penetração Proteção Requerida Alfa 1 Papel, Pele Beta 100 3mm de Alumínio Gama 10.000 Concreto, Chumbo

A maioria das partículas  é absorvida pela superfície da camada da pele morta. Porém, se as partículas  são inaladas ou ingeridas, podem ser extremamente perigosas. A energia de seu impacto pode arrancar átomos de moléculas, os quais podem dar origem a sérias doenças e causar a morte.

A radiação β é a segunda em poder de penetração. Estes elétrons rápidos podem penetrar por volta de 1 cm no corpo antes que as interações eletrostáticas com os elétrons e o núcleo de moléculas as levem ao repouso.

A radiação ɣ é a mais penetrante podendo atravessar edifícios e corpos, e causar danos pela ionização de moléculas em sua trajetória. As moléculas de proteínas e DNA têm sido danificadas dessa forma e perdem sua função, e o resultado pode ser o câncer e outras doenças.

Medicina Nuclear O radioisótopo tem aplicação no diagnóstico e no tratamento de doenças. Um exemplo é o uso do 131I, que emite partícula beta e radiação gama, para o diagnóstico do funcionamento da tireóide. O paciente ingere uma solução de 131I, que vai ser absorvida pela glândula. Passando um detector pelo pescoço do paciente, pode-se observar se o iodo foi muito ou pouco absorvido.

Na radioterapia do tratamento do câncer, utiliza-se uma dose controlada da radiação que incide sobre o local do tumor, matando apenas as células cancerosas, que são mais fracas que as células normais. São usados os raios ɣ provenientes da desintegração do 60Co ou 137Cs.

Aplicações na Agricultura A radiação é utilizada principalmente para a conservação de produtos agrícolas como batata, cebola, alho e feijão. Batatas irradiadas podem ser estocadas por mais de um ano sem murchar ou brotar. A eliminação de pragas de insetos é conseguida por esterilização com radiação gama.

A caixa de figos da esquerda foi irradiada com raios gama

Raios X Os raios X são ondas eletromagnéticas da mesma forma que as radiações gama, com características idênticas. Os raios X se diferem da radiação gama pela origem, ou seja, os raios X não saem do núcleo do átomo, são originados na eletrosfera. Os raios X são produzidos quando um feixe de elétrons acelerados bombardeia um anteparo metálico.

Acidente de Goiânia Em 13 de setembro de 1987 uma bomba de césio 137 foi aberta em um ferro-velho e 19,26g de cloreto de césio 137 (137CsCl), pó branco que brilha no escuro, foi exposta ao ambiente. Segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), quatro pessoas morreram e 129 apresentaram contaminação corporal interna e externa.

Leide das Neves Ferreira tinha 6 anos Leide das Neves Ferreira tinha 6 anos. Passou o 137CsCl pelo corpo e comeu um sanduíche com as mãos contaminadas pelo material