RECONHECIMENTO DE PADRÕES Maycoln Teodoro mlmteodoro@hotmail.com
SENSAÇÃO Como os órgãos dos sentidos respondem aos estímulos externos e transmitem as respostas ao cérebro.
PERCEPÇÃO O processamento, a organização e a interpretação dos sinais sensoriais que resultam em uma representação interna do estímulo.
ATENÇÃO Seu estudo focaliza como as expectativas podem influenciar a percepção e como os recursos perceptivos do cérebro são alocados para diferentes aspectos do ambiente perceptivo.
Pergunta-chave: nós nascemos com conhecimento do mundo ou aprendemos o que sabemos por meio da experiência? EMPIRISMO (Locke) “Tábula rasa” X NATIVISMO (Platão, Kant)
Inato ou aprendido? Abismo visual Experimento desenhado por Gibson & Walk (1960) para verificar se a percepção de profundidade é inata ou aprendida Aparato: Lado raso, lado fundo, vidro invisível Em que idade diferentes animais começam a evitar passar para o lado fundo?
Abismo visual Resultados: Crianças desde que engatinham (6-14 meses) evitam o lado fundo Crianças que ainda não engatinham não têm batimentos cardíacos acelerados quando colocadas no lado fundo Outros animais, desde que conseguem se movimentar, evitam o lado fundo
Os estímulos precisam ser codificados para serem entendidos pelo cérebro!
CODIFICAÇÃO SENSORIAL Tradução de um estímulo em impulsos neurais. O cérebro só entende os impulsos elétricos das descargas neuronais. SENSAÇÃO PERCEPÇÃO
TRANSDUÇÃO Processo pelo qual receptores sensoriais produzem impulsos neurais, quando recebem estimulação física ou química ESTÍMULO RECEPTORES NEURÔNIOS CONECTORES
Estímulo Transdução Impulso Condução Percepto Interpretação Receptores (neurônios modificados nos órgãos dos sentidos) Estímulo Transdução Vias aferentes (Tálamo -> córtex) Impulso Condução Estruturas cerebrais (áreas sensoriais e áreas associativas) Percepto Interpretação Sensação Sensação Percepção Percepção
Sentidos – conceitos básicos Sensibilidade Capacidade dos órgãos dos sentidos de serem afetados por estímulos ambientais Transdução Energia física deve ser traduzida em impulsos nervosos para posterior processamento pelo sistema nervoso central Impulsos sinais elétricos que podem ser conduzidos às áreas especializadas do cérebro, processados e interpretados (percepção)
CODIFICAÇÃO SENSORIAL Quantitativa = codificação pela freqüência de descargas Intensidade Brilho Altura Qualitativa Cor ou sabor
PSICOFÍSICA LIMIARES – mensuração física de quanta estimulação os órgãos sensoriais precisam para que a estimulação seja detectável.
LIMIARES LIMIAR ABSOLUTO LIMIAR DE DIFERENÇA Intensidade mínima de estimulação que precisa ocorrer para que possamos experimentar uma sensação LIMIAR DE DIFERENÇA É a diferença apenas perceptível entre 02 estímulos – quantidade mínima de mudança necessária para detectarmos uma diferença
Percepção Resultado: compreendemos a sensação, ou seja, experienciamos um “percepto” Percepto = a experiência de ter, na mente, a representação de um objeto ou de um evento no mundo Essa representação não é o objeto real em si, nem a imagem sensorial no receptor
Pergunta Como percebemos e reconhecemos os objetos?
Abordagens Teóricas Tradicionais Teoria de Gabarito Consideram cada estimulo como uma entidade separada. Crítica: pouco econômica Teoria do Protótipo Cada estímulo é membro de uma classe que compartilham atributos essenciais. Crítica: pouco econômica e falha em explicar como ocorre a adequação entre o estímulo e o protótipo!
Abordagens Teóricas Tradicionais Teoria dos Atributos Cada padrão é composto por um conjunto específico de característica ou atributos. Crítica: não explicam a influência do contexto
Abordagens Teóricas Tradicionais Teoria dos Atributos
Abordagens Teóricas Tradicionais Gestalt Estruturas inatas – tendência a perceber as formas como objetos inteiros Ênfase nas totalidades, formas, configurações, organizações Exemplos: Um conjunto de 2 olhos, 1 nariz, 1 boca, 2 orelhas é percebido como um rosto se as partes estiverem distribuídas na forma “correta” Uma melodia poderia ser decomposta em notas, mas ela só é uma melodia por ser um conjunto de certas notas numa certa ordem
Abordagens Teóricas Tradicionais Gestalt “A maneira pela qual as partes são vistas, em que emergem, em que agrupamentos ocorrem, não é um retalhamento arbitrário... somatória dos elementos, mas é um processo em que as características do todo desempenham um papel determinante.” Wertheimer (1958) Transposição – é possível trocar partes originais do estimulo por outras partes e ainda conseguir manter a qualidade do todo.
Abordagens Teóricas Tradicionais Gestalt O todo é percebido antes das partes que compõem o objeto
Abordagens Teóricas Tradicionais Gestalt - Lei da Prägnanz Dentre várias organizações geometricamente possíveis, será percebida aquela que se caracterizar pela melhor forma, a mais simples e estável.
Abordagens Teóricas Tradicionais Lei da Prägnanz
Abordagens Teóricas Tradicionais Gestalt – Segregação Figura-Fundo
Reconhecimentos de Objetos Percepção Visual
Percepção Visual
Teoria Computacional de Marr 3 Níveis envolvidos na percepção visual a) Nível Computacional – relaciona-se com o propósito da percepção; b) Nível Algorítmico – relaciona-se com os processos envolvidos na percepção; c) Cérebro
Teoria Computacional de Marr Esboço Primário Fornece uma descrição bidirecional sobre as principais alterações da luminosidade do input visual, incluindo contornos, bordas etc. Esta representação é centrada no observador. Utilização das Leis da Gestalt
Teoria Computacional de Marr Esboço Bi-e-meio-dimensional Incorpora a descrição da orientação de profundidade das superfícies visíveis, utilizando as informações fornecidas pelo sombreamento, pela textura e pelo movimento. Esta representação ainda é centrada no observador. Problema da “disparidade binocular” Representação do Modelo Tridimensional Descreve tridimensionalmente as formas dos objetos e as suas posições relativas de maneira independente do observador.
Neuropsicologia Cognitiva Pacientes neuropsicológicos com alguma percepção na modalidade visual apresentavam dificuldades em reconhecer formas e formatos (algo próximo ao esboço bi-e-meio-dimensional). Pacientes com lesões posteriores do lado direito tinham dificuldades em formar o esboço tridimensional quando viam figuras incomuns.