SUCESSÃO ECOLÓGICA - É a seqüência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. - Durante esse processo, comunidades mais simples vão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos da Ecologia
Advertisements

Ecologia Aplicada aula 6 Sucessão Ecológica e evolução nos ecossistemas.
Sucessão ecológica Profª Reisila Mendes
Módulo: Ecologia e Conservação da Natureza Noções de comunidade; sucessão ecológica; biodiversidade e riqueza de espécies; biogeografia. Prof. Dr. Dakir.
SUCESSÃO ECOLÓGICA É a sequência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. Durante esse processo, comunidades mais simples vão sendo.
SUCESSÃO ECOLÓGICA COLONIZAÇÃO DE LOCAIS SEM VIDA
SUCESSÃO ECOLÓGICA 5 anos depois 25 anos depois.
Cadeias e teias alimentares
SUCESSÃO ECOLÓGICA Prof. PANTHERA.
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
Ecossistemas.
ECOSSISTEMAS.
Campina Grande-PB Prof a Márcia Maria Rios Ribeiro Estagiário-docente (Programa de Pós-Graduação em Eng. Civil e Ambiental) Danniel Cláudio de Araújo UFCG.
CAD III – BIO E – AULAS 09 à 12 Profº Villa
Cadeia e Teia Alimentar
Sucessão Ecológica Prof. Regis Romero.
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
Conceitos Básicos de Ecologia
Cap. 05 1ª parte Sucessão Ecológica.
Sucessão 3ª parte.
Sucessão 2ª parte.
TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA E MATÉRIA
CONCEITOS E DETERMINAÇÕES
SUCESSAO ECOLÓGICA.
Sucessão Ecológica É a substituição seqüencial de espécies em uma comunidade; compreende todas as etapas desde a colonização das espécies pioneiras.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE UFCG / CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
Ecossistemas Naturais
M ODULO II – ESPECIFICA INTENSIVO Prof. Regis Romero.
Profª. Roberta Fontoura
A diversidade da vida.
Dinâmica das populações
Unidade 3 — Fluxos de energia e ciclos de matéria
SUCESSÃO ECOLÓGICA - É a seqüência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. - Durante esse processo, comunidades mais simples vão.
214. Sucessão e clímax (CLIMAX)
ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA EXPLORAÇÃO.
OIKOS (CASA) + LOGOS (ESTUDO)
DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFA. CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
CAP 15. Pirâmides ecológicas
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
CONCEITOS DE ECOLOGIA.
Ecologia de Populações e Comunidades
ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA EXPLORAÇÃO.
A S COMUNIDADES EM T RANSFORMAÇÃO : S UCESSÃO E COLOGIA Professor: Hélcio Marques Junior Biólogo - (Licenciado) Especialista em Docência Universitária.
Cadeias e teias alimentares.
Pitágoras Sucessão ecológica e biomas
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
Ciências Naturais – 8ºano
INTEMPERISMO (CONTINUAÇÃO - Capítulo 7)
INDIVÍDUOS DE ESPÉCIES
Sucessão ecológica: mecanismos e dinâmica de manchas
SUCESSÃO ECOLÓGICA - Uma sucessão ecológica passa por três fases:
Aula 01 e 02 – Introdução à Ecologia
Prof. Dr. Dakir Larara Machado da Silva
A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR
SUCESSAO ECOLÓGICA.
Ciclos Biogeoquímicos
Ciências Naturais – 8.º ano
Fluxo de energia e ciclos de matéria - Fotossíntese
É a absorção de grandes quantidades de gás carbônico (CO2) presentes na atmosfera. A forma mais comum de sequestro de carbono é naturalmente realizada.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
Cadeia e Teia Alimentar
Ecologia de Populações
ECOLOGIA Colégio Ari de Sá Biologia 2 Prof. Felipe Ribeiro
Sucessão ecológica Profª Reisila Mendes. É um fenômeno dinâmico onde as populações pioneiras são gradativamente substituídas até que se estabeleça uma.
SUCESSÃO ECOLÓGICA - Uma sucessão ecológica passa por três fases: Ecese Sere Clímax.
Salve 08 de março! Que felizes sejam os dias das mulheres!
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
ECOLOGIA GERAL - UFCD ECOLOGIA Os organismos da Terra não vivem isolados, eles interagem uns com os outros e com o meio ambiente. Ao estudo dessas.
Transcrição da apresentação:

SUCESSÃO ECOLÓGICA - É a seqüência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. - Durante esse processo, comunidades mais simples vão sendo gradualmente substituídas por comunidades mais complexas até que estabeleça um equilíbrio entre comunidade e ambiente - Comunidade Clímax. - Uma sucessão ecológica passa por três fases: • Ecese: comunidade pioneira • Sere: comunidade intermediária • Clímax: comunidade estabilizadora

 Comunidade Pioneira (Ecese): são os primeiros organismos a se instalarem no ambiente: líquens, musgos, gramíneas e insetos.  Comunidade Intermediária (Série): representadas por vegetação arbustiva e herbácea. Nessa atapa ocorrem profundas alterações no ambiente e na diversidade das espécies.  Comunidade Clímax: Nessa fase, a comunidade atinge a estabilidade, com elevado número de espécies e de nichos ecológicos e apresenta grande biomassa. ecese série clímax

PL = PB - R Ocorre ao longo de uma sucessão ecológica: • Aumento da produtividade bruta • Aumento do consumo • Diminuição da produtividade líquida • Aumento da biomassa • Aumento da diversidade de espécies • extinção de algumas espécies e surgimento de outras PRODUTIVIDADE • Produtividade Bruta (PB): total de matéria orgânica, produzida pela comunidade, através da fotossíntese • Produtividade Líquida (PL): representa o saldo obtido, da relação entre a produção (fotossíntese) e o consumo (respiração) de uma comunidade. PL = PB - R

Aumenta gradativamente Diminui gradativamente Etapas PB PL Biomassa Biodiversidade Ecese Pequena Elevada Sere Aumenta gradativamente Diminui gradativamente Clímax