Técnicas de Apresentação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mundo do Conhecimento Informação não é Conhecimento.
Advertisements

Criando bons Slides no Powerpoint
Administrando projetos com MS Project – Unidade IV
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL CRTE – Coordenação Regional de Tecnologia na Educação SILVANA AP. PORTES BECKER
CNSN 2011 Professor Antenor Introdução a Óptica..
Como Conduzir uma Apresentação
Curso de Óptica Geométrica
Neurociência e Leitura Elvira Souza Lima
Pequena revisão e alguns conselhos
Dicas para Apresentações
Apresentações-Manual de Estilo 28/
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Rodrigo Lins Odair Mateus.
GESTALT.
Deve‐se usar palavras‐chave. No Máximo 12 linhas por slides.
Dicas para apresentação oral
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE 10 MINUTOS
Disciplina: Prática Profissional II
SOE CAFC/ P 1 Exercitar a Vontade
Introdução à Óptica Geométrica
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Odair Mateus.
Rosana Santos OLIVEIRA1; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE2
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Introdução à Óptica Geométrica
Leandro Costa MIRANDA1; Ronaldo Bruno LEAL2
Numerar todos e o último é o professor n vai depender de cada grupo
Curso de Óptica Geométrica
IFSC Curso de Técnico em Informática
Título Trabalho UNIPAR – Universidade Paranaense
Logotipo da instituição do autor
Djalma Fiuza ALMEIDA1; Jorge Costa LEITE JUNIOR2
Nome do Curso – Área de Pesquisa
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
Fernando OLIVEIRA1; Murilo ALBUQUERQUE2
SOE CAFC/2012- P 1 Exercitar a Vontade
TÍTULO: Subtítulo RESUMO 1. INTRODUÇÃO 4. CONCLUSÃO
Dicas para Apresentações
Anderson Ferraz MIRANDA1; Fernando Luiz LEAL2
Curso de Óptica Geométrica
FAZENDO Slides no PowerPoint
ESTUDO PELA LEITURA TRABALHADA
Normatização para apresentações
Uma formidável ferramenta de comunicação
PROPRIEDADE DA LUZ É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando a km/s ANO LUZ: É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando.
Apresentação do Projeto Interdisciplinar
Estratégias de Leitura
Óptica Geométrica.
Apresentações Orais Universidade Federal de Pernambuco
PERCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO
RESENHA,RESUMO E FICHAMENTO
Prof(a). Orientador(a):
Óptica Geométrica.
REALIZAÇÃO: Nojfsdjff Santos OLIVEIRA 1 ; SaLfjfsdhgdjk Silva PAIVA 2 1. Mestrando, Instituto Federal de xxx, Ciência e Tecnologia do XXXX– Campus XXXXXX,
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Necessidade de integração dos mundos dos dados, informação, conhecimento e saber SITP – Módulo 2.2.
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
Aplicativos Web – Web Design
Dicas para usar o powerpoint e fazer uma boa apresentação
Acesse o site da escola e veja o link com as regras e dicas completa.
TÍTULO EM CAIXA ALTA | NEGRITO
Inserir o título: letra Arial 80. O título deve ser claro e conciso
Apresentações-Manual de Estilo 28/1 UFRGS Instituto de Informática Software de Apresentações Manual de Estilo Prof. Newton Braga.
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
Nome do autor SOBRENOME1; Nome do autor SOBRENOME2
Seminário Apresentação Oral 10 Minutos
Orientador1; Turma ou autores2
Utilização Eficaz do PowerPoint
Autor 1 ; Autor 2 1. Prof. do, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Salvador, xxx.com.br; 2. Bolsista, Instituto.
TÍTULO: Subtítulo Rosana Santos OLIVEIRA 1; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE2 1.Bibliotecária, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande.
VÍDEOS PARA FEIRAS Como tirar o melhor proveito de um vídeo em uma feira.
Dicas para uma boa apresentação
Transcrição da apresentação:

Técnicas de Apresentação Professores : Gerson / João Agosto/2007

Roteiro 1 - Apresentação 2 - Os 4 Slides Obrigatórios 3 - Conteúdo – Seleção e Técnicas de Formatação 3.1- Apresentação 3.2- Roteiro 3.3- Desenvolvimento – as 4 regras básicas da mídia Manchetes (frases de impacto) Tópicos hierarquizados Figuras e Fotos (máximo 20%) Gráficos (max.20%) 3.4- Comentários e Conclusões 3.5- Fechamento 4 - Comentários e Conclusões /26

1 - Apresentação Escolha a melhor técnica para apresentar Boas idéias não resistem a uma má apresentação Apoio visual fundamental (80% retenção) SW Apresentação Maior eficiência Melhor resultado Problemas Linguagem Esta mídia (como todas) exige domínio da técnica Tempo / Interesse do público /26

2 - Os 4 Slides obrigatórios 1 - ABERTURA- Primeiro 2 - ROTEIRO - Segundo ... <slides de desenvolvimento do tema> 3 - CONCLUSÕES - Penúltimo 4 - FECHAMENTO- Último /26

2.1- Obrigatório 1- ABERTURA Instituição ou Evento (promotor da apresentação) Apresentador, credenciais Identificação- cartão de visita: Nome, e-mail e site www, fone) Credenciais (porque está habilitado para esta apresentação), Data Duração Tempo e número de Slides - platéia deve saber respeite o tempo- se faltar, NÃO CORRA! Interrompa e vá para as CONCLUSÕES. Barra de progresso (“você sempre sabe o quanto falta”) /26

2.2- Obrigatório 2- ROTEIRO “O Roteiro é o mapa de navegação do apresentador” Mostrar todo conteúdo em itens Níveis e sub níveis (até 4 no máximo) Deve caber em um slide (suprimir níveis) Usar Hiperlinks – acesso direto Em apresentações longas: repetir Roteiro a cada 20 minutos, mostrando: O que já foi visto O que falta /26

2.3- Desenvolvimento <todos demais slides da apresentação> Use somente 4 elementos: Manchetes (frases de impacto) Tópicos hierarquizados Figuras e Fotos (máx. 20% - 2 em cada 10 slides) Gráficos e Tabelas (max.20%, idem) /26

Não empastele- Poucas informações no slide 2.3- Desenvolvimento <todos demais slides da apresentação> (Cont) Não empastele- Poucas informações no slide “Nunca” use frases completas Porque? Platéia não sabe se lê ou se ouve apresentador Exceções- (até 10% - um em cada 10 slides o máximo) objetivo missão da organização pensamentos Transforme frases em tópicos hierarquizados (como aqui). Como? Dicas: Slide é “roteiro” p/ apresentador não se perder Slide é “anotação” para quem assiste texto completo não combina com esta mídia /26

Do texto para informações estruturadas Use figuras para ilustrar a apresentação mas não exagere, ou seja, no máximo para 20% dos slides. Lembre que uma figura comunica mais do que uma foto. Deve- se sempre que possível usar gráficos pois “valem mais do que mil palavras”, mas limitados a 20% como as figuras. Sempre que possível elimine a subjetividade usando Números. Um número ajuda a convencer e provavelmente será anotado pela platéia. Números sintetizam o problema e os resultados alcançados. Use Tabelas ... /26

Conteúdo (agora hierarquizado cont.) Prefira figura (clip-art) em vez de foto (é mais limpa) Gráfico- “vale por 1000 palavras” Números- tem MUITA força numa apresentação Eliminam subjetividade Sintetizam resultados São anotados pela platéia Ajudam a convencer Tabelas- Importe do original (em vez de remontar no SW), mantendo ou não o vínculo de atualização Simplifique para não empastelar /26

Rodapé Coloque Porque? Sofisticando: Autor Título Num máx de Lâminas e Página atual Porque? Identificação lâminas impressas Retenção Sofisticando: Logomarca da empresa ou evento (um dos 4 vértices) Imagem (difusa) do tema -Banner lateral -1/8 da largura do slide /26

Efeitos especiais (use, mas não abuse!) Tipos básicos de efeitos Slide - Introdução de (max. 20%) Linha- Introdução de (use em 80%) Porque 80%? Concentra na linha que está sendo comentada (e não na próxima) Letra a letra- não usar ou usar somente em frase curta. Porque? Palavras e frases são “reconhecidas” e não soletradas. Cansa e confunde. Movimento de palavras no slide (distrai, é pesado) Som (evite- compete com o apresentador) Escolha um efeito e use SEMPRE o MESMO Pode mudar para dar ênfase especial (uma vez !!) /26

Fundo- qual a cor adequada? Cor do Fundo: Escuro- apresentação fica mais “profissional” Desvantagem- Ruim em ambientes claros Tipo de fundo: A) Ativo – impressiona mais, combina com mídia Azul Escuro- Cor científica Cores claras e pasteis- Sugerem temas leves Fundo temático (finanças, RH, tecnológico etc..) B) Neutro – Fundo branco c/ letras escuras (preto ou azul) “Ilumina o apresentador” em salas escuras Funciona bem em salas “claras” Como colocar cor Ativa e fundo Neutro? Margens e banners (contribuição do Web design) /26

Slide Comparativo- Mostre primeiro os DEFEITOS da concorrência e DEPOIS as QUALIDADES do seu produto Apresentação IMPROVISADA Incompleta Estende demais pontos não relevantes Falta de objetividade Difícil controlar o tempo Menor retenção platéia Pode dar muito errado! Planejada com SW apresentação Evita surpresas Maior Objetividade Aumenta poder de comunicação Documenta idéias Banco de apresentações Facilita distribuição e cópias Tranqüiliza platéia (posso ver depois aquele item importante!) /26

Administrando o tempo - A flecha de 2 minutos Planeje o tempo Simule e Grave Hiperlinks Para slides opcionais (“estocados ao final”) Flecha de 2minutos a partir da metade “go to CONCLUSÕES” Perguntas durante Responda breve e/ou Remeta para final Quando faltar 2 minutos Não tente passar rapidamente todos slides faltantes Clique na FLEXA e vá para CONCLUSÕES 40% da opinião depende de como você termina. /26

Gráfico de barra- bom p/ mostrar “evolução” Ex: Evolução da Receita da Empresa- meses /26

Gráfico + Comentário- valoriza o gráfico e fixa conclusão que interessa Pesquisa Celulóide perde sempre Projetor = $ PC Direto no PC- até 12 pessoas /26

EVA Acumulado responde: -QUANTO $ a empresa necessita EVA Acumulado responde: -QUANTO $ a empresa necessita? – R$ 8mil (investimentos + compensação do resultado operac. negativo até a maturação do investimento)l - QUANDO- ver curva negativa gráfico (4 parc. mensais de R$2mil, meses 1 a 4) PRAZO DE CARENCIA- de 6 a 10 meses PRAZO DO FINANCIAMENTO- cerca de 4 vezes a carência - PONTO DE EQUILÍBRIO- mês 10 / 11 /26

Pizza- use quando tem POUCOS elementos e um deles é BEM maior que demais. Cuidado com distorção- Gráfico em Verdadeira grandeza é mais honesto /26

Figuras e fotos limitados a 20% /26

Tabelas – a força dos números /26

2.4- Penúltimo- COMENTÁRIOS E CONCLUSÕES - Slide Obrigatório N.3 Reforçar 3 ou 4 idéias básicas da apresentação (memória limite de 7) Retenção: Numa palestra típica: somente 50% foi ouvido destes, somente 50% foi entendido Somente 50% do entendido será lembrado daqui 3 meses .... Paradoxo: RESUMA para ser LEMBRADO ! /26

2.5- Último slide- FECHAMENTO Conteúdo obrigatório Muito Obrigado!! Identificação apresentador – cartão de visita email, site www, fone Facilite. Alguém pode querer te contatar SLOGAN (assinatura de marketing ou idéia síntese) Foto da equipe (ou prédio, etc) no fundo pode ser sensacional para encerrar! Importante no mundo virtual. Lembre Deixe bem claro que acabou! (técnica Pavarotti: Le grand finale e pano rápido!) Nunca apague o projetor!!! Deixe último slide na tela, durante perguntas até a sala esvaziar! (ou até próximo apresentador apagar para você...) /26

Comentários e Conclusões SW de apresentação- mídia com linguagem própria Lâmina é “Roteiro” para apresentador e “Anotação” da platéia Somente 4 elementos Manchete Tópicos (“jamais” texto) Gráficos / Tabelas (20%) Figuras / Fotos (20%) Controle o tempo, para não ser cortado. Programe você mesmo sua saída! Paradoxo: RESUMA para ser LEMBRADO Uma BOA idéia não resiste a uma apresentação RUIM Segundo David Ogilvy - "mago" da publicidade – “Comunicação não é o que você diz e sim o que os outros entendem”. /26

Como lemos? De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, nao ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm nolgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Vdaerde! /26

Valorize sua Idéia! Use boas técnicas de apresentação! Gerson Teixeira gerson_ti@terra.com.br Muito Obrigado !!! /26