BRASIL: o processo de independência e a primeira fase do império

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Período em que a família real portuguesa instalou-se no Brasil.
Advertisements

Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
CARACTERÍSTICAS DO ANTIGO REGIME:
A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL
Independência do Brasil
MÓDULO 5- A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL( )
Quando o Brasil virou capital do Império Português
Período Joanino ( ).
Período Joanino ( ) O Brasil se torna sede do reino português.
Unidade 6: A CRISE NO SISTEMA COLONIAL AS REBELIÕES NATIVISTAS Profº Leandro Crestani.
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
O Processo de independência do Brasil
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL OBJETIVOS.
A transferência da Corte Portuguesa e a Independência do Brasil
PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Período em que a família real portuguesa instalou-se no Brasil.
O Brasil foi descoberto, fundado, invadido ou formado?
O processo de Independência
BRASIL: DAS CONJURAÇÕES À INDEPENDÊNCIA
Independência do Brasil.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
A transferência da Corte Portuguesa e o governo de D
História Geral e do Brasil. História Geral e do Brasil.
AS LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA
A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Chegada da família real portuguesa.
Regresso de D. João Em Portugal, o governo de D. João VI ele gerou fortes ressentimentos entre a burguesia, que perdera o lucrativo monopólio do comércio.
As Independências na América Latina
Os conflitos na Europa e o processo da Independência do Brasil
Contexto Histórico O ano de 1820 foi significativo, pois ocorria o avanço da Independência na América e pelas revoluções liberais na Europa; Ocorre.
BRASIL: PRIMEIRO REINADO
O governo Luso no Brasil
Livro p.132. Exercícios 1 ao 7/ 10 ao 19
De colônia a Reino Unido De Reino Unido a nação soberana
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluna: Marcela
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
EMANCIPÇÃO POLÍTICA DO BRASIL
A Era Napoleônica ( ).
Conjuntura europeia fins do séc. XVIII e início do XIX
PERÍODO JOANINO INTRODUÇÃO:
PERÍODO JOANINO INTRODUÇÃO: 1.1. A história é resultado de processos históricos e não de ações individuais de pseudo-heróis A diferença entre mito.
Revisão P3 História pontos importantes!
Capítulo 9 O que significou a vinda da família real para o Brasil?
Independência...para quem?
PERÍODO JOANINO E INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
A Vinda da Família Real para o Brasil
BRASIL IMPERIAL PROF: ADRIANO CAJU.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
BRASIL PERÍODO IMPERIAL
O GOVERNO LUSO NO BRASIL (1808 – 1820)
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889).
Brasil Império: O Primeiro Reinado ( )
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
Processo de Independência brasileiro: o declínio colonial Prof. Alan.
A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Natania Nogueira
Trabalho de História Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
O PERÍODO POMBALINO E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
A Independência do Brasil e O Brasil Imperial
Como informado em sala de aula a 1ª prova é uma revisão de conteúdo - AULA 69 e 70. O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Relembrando fatos importantes.
O processo da Independência do Brasil Principais conceitos.
Prof. Rafael Chaves - O Período Joanino ( ) Prof. Rafael Chaves -
Período em que a família real portuguesa instalou-se no Brasil.
O Processo de independência do Brasil
Transcrição da apresentação:

BRASIL: o processo de independência e a primeira fase do império A chegada da Corte Joanina no Brasil (1808); A transferência de mais de dez mil pessoas para o Brasil significava a chegada de todo o aparelho judicial, dos membros da guarda real, funcionário do Tesouro Nacional, o alto clero português e a nobreza palaciana; Também chegavam bibliotecas inteiras, os arquivos públicos, objetos pessoais e, o que não poderia deixar sem registro, mais da metade do dinheiro que circulava em Portugal; Este processo de instalação da Corte no Rio de Janeiro ia transformando gradativamente a Colônia em “Metrópole Interiorizada”. Conceito criada na década de 1970 pela historiadora Maria Odila Dias.

REFORMAS URBANÍSTICAS NO RIO DE JANEIRO Foi criado o primeiro Banco do Brasil em 12 de outubro de 1808.

O Real teatro São João (1810) Litografia aquarelada de Jean Baptiste Debret, em Voyage Pittoresque et Historique au Brésil, 1834

JARDIM BOTÂNICO (1808)

BIBLIOTECA NACIONAL (1810)

ABERTURA DOS PORTOS “ÀS NAÇÕES AMIGAS” Permitia a participação dos ingleses na economia colonial; Também significava o fim do Pacto Colonial; As mercadorias portuguesas pagariam 16% de taxa alfandegária; As mercadorias inglesas apenas 15%; “Abertura dos Portos” significou o início de uma independência econômica que nunca se sentiu de maneira tão intensa pelos comerciantes estabelecidos no Brasil.

REINO UNIDO DE PORTUGAL, BRASIL E ALGARVES (1815) Depois de tantas independências consolidadas na América, era evidente que o Império Português poderia passar pelos mesmos problemas que a Inglaterra, França e Espanha que perderam colônias neste continente; A elevação do Brasil à categoria de Reino Unido agradava tanto à elite brasileira como aos portugueses. Afinal, não se alterava a estrutura econômica ao mesmo tempo em que o Brasil deixava de ser tratado como uma colônia.

REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA (1817) OBS: ERRO NA APOSTILA REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA (1817) OBS: ERRO NA APOSTILA. A apostila trata este evento de 1817 como “Insurreição Pernambucana”, mas este evento aconteceu em 1648, momento em que os pernambucanos entram em conflito com os holandeses. Na verdade, o evento de 1817 só pode ser chamado de “Revolução Pernambucana”. FAVOR ARRUMAR P. 30 Para custear as despesas da Corte houve um significativo aumento dos impostos; Dois anos de seca (1815 e 1816) afetaram a lavoura pernambucana; As casas maçônicas dos centros urbanos já divulgavam há tempos idéias potencialmente revolucionárias, as idéias iluministas; Os revolucionário tomaram Recife em 8 de março de 1817; O plano de ação foi inspirado no Diretório Francês de 1795, ou seja, uma reforma moderada que não alterava a estrutura social; Em 19 de maio de 1817 os revolucionários foram derrotados.

BANDEIRA DA REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA

PRIMEIRAS MEDIDAS DO GOVERNO REVOLUCIONÁRIO PERNAMBUCANO Em 29 de março foi convocada uma assembléia constituinte, com representantes eleitos em todas as comarcas, foi estabelecida a separação entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; o catolicismo foi mantido como religião oficial, porém havia liberdade de culto; foi proclamada a liberdade de imprensa (uma grande novidade no Brasil); abolidos alguns impostos; a escravidão entretanto foi mantida. À medida que o calor das discussões e da revolta contra a opressão portuguesa aumentava, crescia, também, o sentimento de patriotismo dos pernambucanos, ao ponto de passarem a usar nas missas a aguardente (em lugar do vinho) e a hóstia feita de mandioca (em lugar do trigo), como forma de marcar a sua identidade. Pelas ruas do Recife se ouvia, aqui e ali, o seguinte verso: Quando a voz da pátria chama tudo deve obedecer; Por ela a morte é suave Por ela cumpre morrer se todos nos juntarmos conseguiremos vencer

REVOLUÇÃO DO PORTO (1820) Módulo 11: Era das Revoluções. pp. 33-34 O exército napoleônico fora derrotado em 1811, mas a Corte permanecia no Brasil; A indefinição de D. João VI (no sentido de ir para Portugal ou se estabelecer definitivamente no Brasil) levou a burguesia portuguesa a forçar sua volta; D. João VI voltou à Portugal e assumiu sob um regime de monarquia parlamentar, ou seja, deixava de ser um monarca absoluto; Deixou no Brasil seu filho D. Pedro I na função de príncipe regente.

TÓPICO 2 AMÉRICA LATINA: independência política e dependência econômica Após o processo de independência, a América Latina se torna uma região economicamente dependente da inglaterra; Os ingleses instalaram aqui lucrativos empreendimentos de transporte ferroviário, de iluminação pública e de exploração mineral.