12ºAno Modulo 7 – CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX Unidade 1 – As Transformações das Primeiras décadas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Depois da 2ª Guerra Mundial: contexto histórico de 1945 a 1980
Advertisements

A 1º Guerra Mundial Diana Silva.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A Rússia e a CEI 1 - Área: 17,1 milhões de Km2 2 - Limites Geográficos
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
História Monetária e Financeira
1. Substituição do ferro pelo aço;
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
A crise de 1929: A Crise do Capitalismo
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A 1ª Guerra Mundial
A Europa À BEIRA DA GUERRA
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
1ª Guerra Mundial Professora Julia.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
REVOLUÇÃO RUSSA
A 1ª Guerra Mundial Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano – Maj Edmundo - 02/2011.
O Mundo após a Primeira Guerra
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
Da queda da monarquia à formação da URSS.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo IV A.
A Primeira Guerra Mundial ( )
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
Primeira Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
O MUNDO ENTRE GUERRAS Capítulo 1 2° EM - Conecte.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA.
 A ordem internacional que se inicia após a II Guerra Mundial  O sistema que se procurou edificar em 1945, na Conferência de S. Francisco, apresentava.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
A NOVA GEOGRAFIA POLÍTICA DA EUROPA
O mundo após a II Guerra Mundial
CRISES IMPERIALISTAS E AS CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
1 - ANTECEDENTES: EUA pós-I Guerra = maior potência mundial.
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Tortuosos Caminhos do Antigo Bloco Soviético : Início da 2ª Guerra Mundial : A Alemanha nazista e os países aliados ocuparam o Centro-leste.
O Fim da guerra e o reordenamento político
O CAPITALISMO EM CRISE A CRISE DE 29.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
A ERA DOS IMPÉRIOS.
INDUSTRIALIZAÇÃO E TRABALHO
O mundo dividido na era da Globalização
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A GRANDE DEPRESSÃO. CAUSAS DA CRISE A década de 20 nos EUA foi marcada pela prosperidade e pelo aumento da produção (novos produtos). O consumo aumentou,
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
I Guerra Mundial Prof. Paulo Lyra Maio/2009. A Belle Époque A I Guerra Mundial é o acontecimento que realmente dá início ao século XX, pondo fim ao que.
 Embora seja uma guerra predominantemente europeia, o conflito atingiu dimensões mundiais devido à participação dos EUA e do Japão e à existência.
Rússia e Europa Oriental
Neocolonialismo: Gerou rivalidades imperialistas entre as potências européias. Unificação de Itália e Alemanha: rompimento do equilíbrio do continente.
A Primeira Guerra Mundial
O Fim da Supremacia Europeia
A CRISE MUNDIAL DE ANTECEDENTES:  EUA pós-I Guerra = maior potência mundial.  Produção em larga escala (40% da produção industrial mundial). 
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
Transcrição da apresentação:

12ºAno Modulo 7 – CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX Unidade 1 – As Transformações das Primeiras décadas do Século XX

As transformações das primeiras décadas do século XX: 12ºAno Aula de História Sumário:. As transformações das primeiras décadas do século XX: um novo equilíbrio global. A Sociedade das Nações. O declínio da Europa e a ascensão dos EUA. Com o fim da 1ª Guerra, o Tratado de Versalhes(1919) e os que se lhes seguiram acordaram um novo mapa político da Europa e institucionalizaram um novo equilíbrio global. A fundação da Sociedade das Nações – SDN – procurava garantir esse equilíbrio que, no entanto, era frágil. Neste novo quadro geopolítico, realça-se a implantação do marxismo-leninismo com a criação da URSS. O impacto do socialismo revolucionário, as dificuldades económicas e a radicalização dos movimentos sociais favoreceram a emergência de regimes autoritários na Europa. Do ponto de vista cultural, o pós 1ª Guerra Mundial foi acompanhado por transformações da vida urbana, dos valores tradicionais pela emergência dos movimentos feministas e pela afirmação de novas concepções científicas, literárias e artísticas. Em Portugal, no pós- 1ª Guerra Mundial, a 1ª República conheceu um período de dificuldades económicas e de instabilidade política e social. A queda da República daria origem ao regime salazarista.

Um Novo Equilíbrio Global 12ºAno Aula de História Um Novo Equilíbrio Global A Europa do pós-1ª Guerra Mundial apresentava um quadro político substancialmente diferente de 1914. Inicia-se uma nova ordem internacional. Tornou-se imperativo restabelecer a paz. A vitória das democracias na 1ª Guerra Mundial ficou bem patente no… O Tratado de Versalhes Ler e analisar o referido Tratado. Data Tratados 28.06.1919 Tratado de Versalhes: de paz entre as potências aliadas e a Alemanha 10.09.1919 Tratado de Saint-Germain-en- Laye: paz com Áustria 27.11.1919 Tratado de Neilly-sur-Seine: paz com Bulgária 04.06.1920 Tratado de Trianon: paz com a Hungria 11.08.1920 Tratado de Sèvres: paz com a Turquia

A SOCIEDADE DAS NAÇÕES 12ºAno Aula de História Na Conferência de Paz de 1919, o presidente Wilson, dos EUA, desempenhou um papel de árbitro. Durante as conversações de paz do Tratado de Versalhes e na tentativa de solucionar diferendos entre as nações sem recurso à guerra, foi criada, em abril de 1919, a Sociedade das Nações, que ficaria encarregada da responsabilidade de manter a paz e a segurança dos Estados, fomentar a cooperação financeira, económica e sociocultural entre os Estados-Membros.

12ºAno Aula de História O declínio da Europa Finda a Guerra de 1914-18 a economia mundial entrou num período de grande Instabilidade. Depauperados pela guerra, a maior parte dos países europeus viu-se a braços com uma difícil reconstrução e reconversão económica o que levou ao endividamento e à desvalorização monetária gerando graves crises inflacionistas. A recuperação económica da Europa foi difícil, tendo-se acentuado a sua dependência em relação aos EUA. Durante a guerra a produção industrial europeia baixou cerca de 40% e a produção agrícola 30%, tendo a Europa perdido mercados internacionais a favor dos EUA e do Japão.

A “Era da prosperidade” dos EUA 12ºAno Aula de História A “Era da prosperidade” dos EUA A partir de 1923 verificou-se um crescimento e desenvolvimento económicos nos EUA: Desenvolvimento técnico, exploração de novas fontes de energia, aperfeiçoamento do processo produtivo e exploração de novos ramos industriais e relançamento da agricultura; Incentivo ao consumo em massa pelo desenvolvimento das vendas a crédito e da publicidade; e incremento das operações bolsistas. Os EUA tornaram-se os fornecedores e credores da Europa

12ºAno Aula de História Implantação do Marxismo-Leninismo na Rússia: a construção do modelo soviético Nos inícios do Século XX, o atraso económico, social e político do Império Russo em relação aos países industrializados do Ocidente era notório. Esta situação, agravada pela participação da Rússia na 1ª Grande Guerra, desencadeou a Revolução Socialista de 1917. Da Revolução Burguesa à Revolução Socialista As precárias condições económicas e sociais em que o Império Russo se encontrava, foram agravadas com a participação da Rússia na 1ª Grande Guerra. http://aragao.jorge.googlepages.com/revoluao_russa_quiz.htm

12ºAno Aula de História

9ºAno Aula de História FIM