DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE ANATOMIA PATOLÓGICA
Advertisements

Palestras, oficinas e outras atividades
DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDI0 PROF
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Provérbios sobre....
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 8 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 8 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
Propagação de Ondas e Antenas
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
DIAGRAMA DE ATIVIDADES
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
Auditoria de Segurança da Informação
Aula 6 Subprogramas Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Questionário de Avaliação Institucional
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. 1 - DIMENSÃO HISTÓRICA Levantamento de como o ensino de Arte se constituiu no Brasil e no Paraná.
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Provas de Concursos Anteriores
Inscrição GDAE Equipe de Atribuição de Aulas - CELP/DRHU/SE 2011.
1 APLICAÇÃO DA VISUALIZAÇÃO CIENTÍFICA À OCEANOGRAFIA Representação da agitação marítima no porto de Leixões Disciplina de Visualização Científica Mestrado.
Monitoria GDI Aula Prática
© GfK 2012 | Title of presentation | DD. Month
Crédito, Cadastro e Cobrança.
Como aplicar leis da lógica
1 Celulose.
Censo da Educação Superior 2007 Resultados das principais variáveis Coordenação Geral do Censo da Educação Superior - CGCES Diretoria das Estatísticas.
Festo Didactic - BR H510 Automação Hidráulica.
Título da produção digital em questão: JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTA B) Proposta pedagógica orientadora da produção: construir conceitos matemáticos através.
Biomedicina Perfil do Egresso Área de atuação:
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Gestão da Tecnologia e Inovação Profa. Ms. Marinete A. Martins
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
GAPH Integração de Hardware do Usuário ao CoreConnect Leandro Heleno Möller e Leonel Pablo Tedesco Prototipação Rápida e Computação.
Salas de Matemática.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
CONTEUDO do vestibular 2012 UNIOESTE
Indicadores de Performance – Contrato AES-SUL
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
26/9/2014www.adesgcascavel.com.br / METODOLOGIA PROFESSOR NILSON R. DE FARIA PÓS-GRADUAÇÃO ADESG / UNIPAN 1.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
METODOLOGIA PROFESSOR NILSON R. DE FARIA PÓS-GRADUAÇÃO ADESG / FAMIPAR
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
IF696 - Integração de Dados e DW
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Preleções Científicas Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Extensão Integrais Múltiplas e Integrais de Volume Ministrante: Prof. K. David Sabóia.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Diagramas de Venn e de Carroll Não se chamam propriamente ferramentas/instrumentos estatísticos mas ajudam a organizar de uma forma simples alguns tipos.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
1 Prof. Humberto Pinheiro, Ph.D SISTEMAS DE MODULAÇÃO DPEE-CT-UFSM Modulação Geométrica Conversores Multiníveis Trifásicos com Diodo de Grampeamento.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Transcrição da apresentação:

DEB – ITINERANTE Currículo em Ação

DEB 1. Fundamentos Teórico-Metodológicos Questão Central: - Na disciplina de Filosofia, ensina-se a filosofar ou ensina-se filosofia? DEB

A História da Filosofia 2. Fundamentos Teórico-Metodológicos Ensino de Filosofia: A História da Filosofia DEB

I. A Abordagem se torna superficial 3. Fundamentos Teórico-Metodológicos Crítica: I. A Abordagem se torna superficial DEB

II. Trata o texto como um fim em si mesmo, tarefa inútil ao estudantes 4. Fundamentos Teórico-Metodológicos Crítica: II. Trata o texto como um fim em si mesmo, tarefa inútil ao estudantes DEB

III. Torna a aula enfadonha e sem sentido para os estudantes 5. Fundamentos Teórico-Metodológicos Crítica: III. Torna a aula enfadonha e sem sentido para os estudantes DEB

A Atividade do Filosofar 6. Fundamentos Teórico-Metodológicos Ensino de Filosofia: A Atividade do Filosofar DEB

I – A atividade filosófica perde seu rigor 7. Fundamentos Teórico-Metodológicos Crítica: I – A atividade filosófica perde seu rigor DEB

II – As discussões não abandonam o senso comum 8. Fundamentos Teórico-Metodológicos Crítica: II – As discussões não abandonam o senso comum DEB

- Ensino do filosofar por meio dos textos filosóficos 9. Fundamentos Teórico-Metodológicos Proposta das Diretrizes: - Ensino do filosofar por meio dos textos filosóficos DEB

DEB 10. Fundamentos Teórico-Metodológicos I - Pensar os problemas dos estudantes a partir da História da Filosofia DEB

DEB 11. Fundamentos Teórico-Metodológicos II – Tratar a tradição filosófica como um interlocutor que tem algo a dizer sobre os problemas levantados DEB

DEB 12. Fundamentos Teórico-Metodológicos III – Permitir a apropriação por parte dos estudantes dos conceitos filosóficos desenvolvidos pelos filósofos DEB

DEB 13. Fundamentos Teórico-Metodológicos Observação: - Não confundir a criação de conceitos com a perspectiva acadêmica de alta especialização DEB

DEB 14. Fundamentos Teórico-Metodológicos Conclusão: “Eles [os conteúdos da história da filosofia] serão importantes desde que atualizem... DEB

DEB 15. Fundamentos Teórico-Metodológicos Conclusão: os diversos problemas filosóficos que podem ser trabalhados a partir da realidade dos estudantes.” DEB

DEB 16. Conteúdos Estruturantes e Básicos 1. Mito e Filosofia: Saber mítico; Saber filosófico; Relação Mito e Filosofia DEB

DEB 17. Conteúdos Estruturantes e Básicos 1. Mito e Filosofia: Atualidade do mito; O que é Filosofia? DEB

DEB 18. Conteúdos Estruturantes e Básicos 2. Teoria do Conhecimento: Possibilidade do conhecimento; As formas de conhecimento DEB

DEB 19. Conteúdos Estruturantes e Básicos 2. Teoria do Conhecimento: O problema da verdade; A questão do método; Conhecimento e lógica. DEB

DEB 20. Conteúdos Estruturantes e Básicos 3. Ética: Ética e moral; Pluralidade ética; Ética e violência; Razão, desejo e vontade DEB

DEB 21. Conteúdos Estruturantes e Básicos 3. Ética: Liberdade: autonomia do sujeito e a necessidade das normas DEB

DEB 22. Conteúdos Estruturantes e Básicos 4. Filosofia Política: Relações entre comunidade e poder; Liberdade e igualdade política; Política e Ideologia DEB

DEB 23. Conteúdos Estruturantes e Básicos 4. Filosofia Política: Esfera pública e privada; Cidadania formal e/ou participativa DEB

DEB 24. Conteúdos Estruturantes e Básicos 5. Filosofia da Ciência: Concepções de ciência; A questão do método científico DEB

DEB 25. Conteúdos Estruturantes e Básicos 5. Filosofia da Ciência: Contribuições e limites da ciência; Ciência e ideologia; Ciência e ética DEB

DEB 26. Conteúdos Estruturantes e Básicos 6. Estética: Natureza da arte; Filosofia e arte DEB

DEB 27. Conteúdos Estruturantes e Básicos 6. Estética: Categorias estéticas – feio, belo, sublime, trágico, cômico, etc; Estética e sociedade DEB

28. Encaminhamento Metodológico 1. Mobilização DEB

29. Encaminhamento Metodológico 2. Problematização DEB

30. Encaminhamento Metodológico 3. Investigação DEB

31. Encaminhamento Metodológico 4. Criação de Conceitos DEB

32. Avaliação 1. Diagnóstica 2. Processual DEB

33. Contato Fone: (41) 3340-1720 Bernardo Kestring - kestring@pop.com.br Carolina Nizer - carolnizer@seed.pr.gov.br DEB

DEB 34. Contato Eloi Correa - eloi_correa@seed.pr.gov.br Juliano Orlandi - jorlandi@seed.pr.gov.br Wilson José Vieira - wilsonjosevieira@seed.pr.gov.br DEB