Cambas e Simão Atacam. Identificação do Serviço Personalização do Utilizador Actores Utilizador registado (aluno, professor ou funcionário) Sistema TDI.

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Transcrição da apresentação:

Cambas e Simão Atacam

Identificação do Serviço Personalização do Utilizador Actores Utilizador registado (aluno, professor ou funcionário) Sistema TDI Objectivo do Serviço (Tarefa geral) Alterar os dados de um utilizador, incluindo o reencaminhamento do correio electrónico e a criação de um endereço alternativo de correio electrónico, em que, obrigatoriamente, o utilizador tem que consultar a documentação.

Pré-Condições O utilizador tem que estar registado no sistema TDI. Nota: a inexistência de espaço para um alternativo ou para um de reencaminhamento não é uma pré-condição mas sim uma excepção que será detectada pelo sistema. Pós-Condições Alteração dos dados de um utilizador.

Sub-Tarefa 1: Autenticação Passo 1: O utilizador digita o seu nome de utilizador no campo “Identidade”. Passo 2: O utilizador digita a sua palavra-chave no campo “Password”. Passo 3: O utilizador clica no botão “Autenticar” para se autenticar perante o sistema TDI e assim poder entrar nele como utilizador registado.

Sub-Tarefa 2: Utilização da Documentação / Ajuda Passo 1: O utilizador escolhe no menu de topo apresentado pelo sistema a opção "Ajuda". Passo 2: Clica na secção “Personalização” localizado no tópico “SubSistemas”. Passo 3: Dentro desta secção, o utilizador depara-se com vários tópicos de ajuda, onde existe um tema: “Como faço com que os meus mails sejam retransmitidos para um outro endereço, ficando uma cópia na conta do utilizador?”, com conteúdo incompreensível. O utilizador desiste e passa a fase auto-ditacta.

Sub-Tarefa 3: Reencaminhamento do correio electrónico e criação de um endereço alternativo de correio electrónico Passo 1: O utilizador escolhe no menu de topo apresentado pelo sistema a opção "Personalização". Dentro deste, existem 3 secções disponíveis (“pessoal”, “académica” e “sistemas”). Passo 2: Por defeito o utilizador é conduzido para a secção “pessoal” onde pode alterar os seus dados pessoais (ex.: nome preferido, morada, telefone). Em cada campo existe 1 botão designado por “?” que conduz à página de ajuda onde o utilizador já esteve.

Passo 3: O utilizador clica na opção “sistemas” para ir para esta secção. Passo 4: O utilizador digita o alternativo no campo “ (s) alternativos” e clica no botão designado por “a” para confirmar a operação (pode ocorrer a excepção de o utilizador não ter espaço disponível na sua área para adicionar um alternativo). Passo 5: O utilizador digita o para onde deseja que os seus mails sejam reencaminhados no campo “reenvio de mail para” e clica no botão designado por “a” para confirmar a operação (pode ocorrer a excepção de o utilizador não ter espaço disponível na sua área para adicionar um de reencaminhamento).

CASO DE UTILIZAÇÃO

DIAGRAMA DE SEQUÊNCIA

Excepções Espaço insuficiente para adicionar um alternativo. Espaço insuficiente para adicionar um de reencaminhamento Testes a Realizar Grupo de utilizadores: o grupo de utilizadores terá uma dimensão de 15 utilizadores. Objectivo: o utilizador deve realizar a operação num tempo compreendido entre 3 e 7 minutos, esperando-se que o tempo não exceda os 5 minutos. Taxa máxima de erro admissível: 2 erros em cada 10 tentativas.

Problemas Ajuda Incoerente Botões Confusos Links Duvidosos