Animais de corpo mole.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filo Mollusca.
Advertisements

PROFESSOR: CARLOS ROBERTO
Anelídeos.
FILO MOLLUSCA.
REVISÃO DE ZOOLOGIA MOLUSCOS
MOLUSCOS.
MOLUSCOS.
Filo Mollusca.
MOLUSCOS.
Filo MOLLUSCA.
Filo Mollusca (Moluscos)
Colégio Inedi Profª Larissa Castilhos - Ciências
Filo dos Moluscos.
Filo: Moluscos Animais de corpo mole, não segmentado, com ou sem concha.
MOLUSCOS –ANIMAIS DE CORPO MOLE
FILO MOLLUSCA.
Filo Molusca (Moluscos)
Animais Invertebrados
Vertebrados e Invertebrados
Filo MOLLUSCA Prof. Regis Romero.
FILO MOLLUSCA.
Colégio Plinio Leite Ensino Fundamental – 7º Ano Equipe de ciências
Moluscos Isadora Valente Joana Demori João Pedro Lacerda
Moluscos.
Ciências 7º Ano Profª: Gleice.
Animais invertebrados
Grupo:Ana Luiza Marques,Pedro Laier, Mário Angelo Bittencurt Turma:7m1
MOLUSCOS.
Moluscos Aquáticos.
Filo Mollusca - Moluscos Profª Roberta Fontoura
Filo dos Moluscos.
Reino Metazoa – Filo Mollusca
REVISÃO PROVA Ciências 7º BIMESTRAL – 3º BIMESTRE
Biologia 2 Capítulo 19 – Exercícios (1ª Série)‏ Alexsandra Ribeiro 1.
Sistema excretor: presente Reprodução assexuada ou sexuada
Lulas, polvos, caracóis,lesmas, ostras e mexilhões
Moluscos Aula 21.
Alunos: Larisse Tomaz;
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO BIMESTRAL – 3º BIMESTRE – 7ºS ANOS. (MOLUSCOS) (ARTRÓPODES- INSETOS, ARACNÍDEOS, CRUSTÁCEOS, DIPLÓPODES E QUILÓPODES) (EQUINODERMOS)
Lulas, polvos, caracóis,lesmas, ostras e mexilhões
MOLUSCOS ANELÍDEOS ARTRÓPODES
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO BIMESTRAL – 3º BIMESTRE – 7ºS ANOS.
Filo dos Moluscos Biologia Prof. Rafa Móds. 12 Setor 142.
FILO MOLUSCA CARACTERÍSTICAS GERAIS.
Moluscos 7°ano – Profª. Elisete.
Ciências - professora Vanesca
MOLUSCOS.
MOLUSCOS.
MOLUSCOS.
Moluscos.
Moluscos.
CLASSES Claudofoveata- marinhos vermiformes
MOLUSCOS.
Invertebrados: moluscos
Animais invertebrados Molusco
Animais Invertebrados
Arthropoda. INTRODUÇÃO DOS ARTHROPODAS  Os artrópodes possuem corpo segmentado (corpo metamerizado), apêndices articulado (patas, antenas e palpos etc.)
Julio Henrique nº:13 Pedro Gonzalez nº:28
MOLUSCOS Prof. Caramujo Póvoa.
Profª Reisila Mendes Filo Mollusca
Felipe dos anjos nº: 08 Mateus Martins nº: 20. Cnidários * ambientes marinhos. *águas-vivas, as anêmonas-do-mar, os corais e as caravelas. *duas formas.
REINO ANIMALIA REINO ANIMAL.
REVISÃO – 2P Moluscos – são animais de corpo mole. Podem ou não apresentar conchas. A concha é produzida pelo próprio animal. O corpo é envolvido por uma.
Moluscos.
Moluscos e Anelídeos Profª: Priscila Almeida
Filo Anelídeos CAP. 48 SETOR B.
Filo Mollusca Componentes: João Emmanuel Wesley Vicente Siderley Wendell.
Filo Mollusca Fellipe Eben Jonatas Cordeiro Daniel Smith.
MOLUSCOS.
Transcrição da apresentação:

Animais de corpo mole

Ao passear na areias de uma praia, muitas pessoas gostam de admirar e pegar conchinhas trazidas pelas ondas. Essas conchinhas são de diversos tamanhos, formas e cores. Muitas vezes, se tornam bijuterias, pequenos enfeites, ou até mesmo elementos de uma coleção.

Lula Polvo Caracois Ostras Lesma-do-mar Caramujos

O corpo mole dá o nome ao filo, do latim molluscus significa mole); Animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres; Alguns possuem uma concha que serve de proteção contra predadores; Possuem o corpo dividido em cabeça, massa visceral e pé;

Você pode encontrar moluscos no mar, na água doce e na terra. Por exemplo: o caramujo e a lesma ficam em canteiros de  horta, jardim, enfim, onde houver vegetação e a terra estiver bem úmida. O grande caramujo marinho vive se arrastando nas rochas ou areias no fundo do mar. Já as ostras e o marisco fixam-se nas rochas no litoral, enquanto a lula e polvo nadam livremente nas águas marinhas.

Na cabeça ficam localizados os órgãos dos sentidos; A boca também fica nessa região; Em alguns moluscos existe uma estrutura chamada de rádula que auxilia na alimentação; A massa visceral é a parte que contém as visceras, com função de digestão, reprodução, circulação, entre outros.

Tem a função de raspar algas e outros alimentos que ficam incrustrados em rocha. Alguns moluscos como ostras e mexilhões não possuem essa estrurura

O pé é musculoso e responsável pela locomoção do animal.

A reprodução é exclusivamente sexuada. Na maioria, os sexos são separados, embora existam espécies hermafroditas. A fecundação pode ser interna ou externa. O desenvolvimento pode ser direto ou indireto.

Quanto à alimentação, podem ser herbívoros, carnívoros predadores, comedores de materiais filtrados, detritívoros e parasitas. O sistema digestivo é completo e alguns possuem rádula.

Muitas espécies são utilizadas na alimentação humana, como lula, polvo, ostra, entre outros; Botões de madrepérola e pérolas são oriundas de conchas de bivalves; A “tinta” usada por polvos como defesa era bastante usada em canetas de artistas e arquitetos.

Os moluscos classificam-se em: Gastrópodes Bivalves Cefalópodes

A concha única, em espiral é característica típica do grupo dos gastrópodes. Entre os gastrópodes, estão o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de não apresentar conchas, também está incluída nesse grupo. Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres. Os aquáticos respiram por brânquias e os terrestres por pulmões. Na cabeça desses animais encontra-se um ou dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas. Os olhos ficam nas extremidades do par de tentáculos mais longos.

Os bivalves apresentam concha com duas peças fechadas por fortes músculos (bi significa "duas", e valve, "peça"). São seres aquáticos e, principalmente marinhos. São animais filtradores, isto é, retiram o alimento da água. Não possuem cabeça, nem rádula. Sua massa visceral fica totalmente protegida pela concha. O pé se expande para fora quando as conchas se abrem. A respiração desses animais é branquial.

Cefalópode é uma palavra de origem grega; vem de Kephale, que significa "cabeça", e de pode, "pé". Designa um grupo de moluscos do qual fazem parte o polvo e a lula. A concha pode não existir (como no polvo), ser interna e reduzida (como na lula) ou ser externa (como no náutilo). Os cefalópodes apresentam cabeça grande, olhos bem desenvolvidos e rádula dentro da boca. Possuem oito, dez ou mais tentáculos, que são "braços" alongados.