O Cubismo foi uma revolução estética e técnica tão importante para a Arte Ocidental quanto o Renascimento. Ocorreu no período de 1907 a 1914, tendo como.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vanguardas e Modernismo
Advertisements

ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
A literatura e a pintura cubista e impressionista
Movimentos artísticos
NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS - NELAM. O NELAM: a pesquisa e a reflexão enquanto ferramentas da transformação social Em 1º de abril de 2005, estudantes,
Os elementos básicos da linguagem visual
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Primeiros anos do século XX
QUEM DETERMINA O QUE É ARTE?
Ana Laura Camila Fernando M. Leonardo Matheus W.
Pablo Picasso "Guernica"
Amedeo Clemente Modigliani 1
The Persistence of Memory
Modernismo nas artes plásticas:
Tema 4: O surgimento da Sociedade de Massas Tema 5 : Arte Moderna : entre cultura popular e a cultura erudita.
Cubismo 9° Ano 2° Bimestre.
VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.
Richard Hamilton. Richard Hamilton Metodologia.
Impressionismo.
A ruptura e a inovação na arte
Como ler uma imagem: fotografia e arte
ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
A Arte no Início do Século XX
Introdução ao Projeto de Arquitetura
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne,
INICIANDO O PROJETO PROJETO DE ARQUITETURA 3
Como fazer a leitura de obra de arte?
Cubismo ( ) O Cubismo foi o movimento artístico, iniciado por Georges Braque e FabIo Picasso. O Cubismo foi batizado pelo mesmo crítico que batizou.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Cubismo.
Conteúdos para recuperação – 8ª série - DEZ
Crítica de arte A - Definição Apreciação estética das obras de arte no momento em que elas estão sendo criadas B - Importância Criadora de parâmetros de.
História da Cultura e das Artes
CUBISMO.
LITERATURA VIRADA DO SÉCULO XIX/XX
Modernismo Brasileiro
Movimentos modernos.
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
Pré-Modernismo.
Alexandre Anderson Bernardo Filipi José Tiago
Capítul o 2. Ando por aí querendo te encontrar Em cada esquina paro em cada olhar Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar Que o nosso amor pra.
Pintura Pós-impressionista
CUBISMO Profª Patricia.
VANGUARDAS Manifesto do Futurismo (fragmentos)
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Sec. XX Aproximadamente em 1907
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
Alterações na mentalidade e na cultura na 1ª metade do séc. xx
Música (1910) - Henri Matisse
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição.
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
CUBISMO.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
Modernismo No Brasil. O modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira.
CUBISMO.
Vanguardas artísticas Exaltam a vida sobre as formas em que ela se apresenta.
CUBISMO.
CUBISMO.
CUBISMO.
Vamos realizar uma breve visita nos Movimentos Culturais , pesquisado neste 1º semestre letivo Aproveitem esta viagem! Turma do 2º Ano E. Médio.
Movimentos de Vanguarda do século XX
Transcrição da apresentação:

O Cubismo foi uma revolução estética e técnica tão importante para a Arte Ocidental quanto o Renascimento. Ocorreu no período de 1907 a 1914, tendo como fundadores  Pablo Picasso e Georges Braque. Iniciado dentro de um círculo muito restrito, não foi pensado como um movimento. Aos seus criadores se uniu um grupo de amigos intelectuais escritores de vanguarda. Kahnweiler abre no outono de 1907 a galeria da rua Vignon, que será o santuário do Cubismo.

Em 1908 forma-se em Montmartre, colina nos arredores de Paris, onde moram Pablo Picasso, Max Jacob, Juan Gris, o grupo do "Bateau-Lavoir", que além desses, compreende Guillaume Apollinaire, André Salmon, Maurice Raynal, Gertrude Stein , Leo Stein, entre outros. Distingue-se no desenvolvimento do Cubismo a fase cézanniana (1907-1909), uma fase analítica (1910-1912) e uma fase sintética (1913-1914).  Eles trouxeram de volta o problema da representação do volume colorido sobre uma superfície plana. Contrários ao Impressionismo, eles não pretendiam fixar na tela uma impressão imaginária, um momento fugaz, mas construir um quadro de motivos sólidos e duradouros. 

No Cubismo Sintético a ruptura com a figuração naturalista tradicional realiza-se com o abandono definitivo de qualquer processo de imitação, com o emprego de "sinais plásticos" livremente inventados, ampliando-se os planos. O Cubismo deixa de ser um aspecto, uma técnica empírica para se tornar um movimento formal e conceitual, percebido em sua estética, não em sua aparência.  De 1911 a 1912, o Cubismo tornou-se mais conhecido internacionalmente e impulsionou vários movimentos como o Futurismo, Cubo-Futurismo e Construtivismo. A Guerra de 1914 dispersa os criadores do movimento, cada qual seguindo seu destino.