Parnasianismo.

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Transcrição da apresentação:

parnasianismo

Mesmo contexto realista/naturalista Contexto histórico Revolução Industrial Ascensão da classe burguesa ... Mesmo contexto realista/naturalista

características Objetividade Negação do sentimento Arte pela arte Rigor formal - belezaaaa Descritivismo

autores Alberto de Oliveira Principal autor – reproduziu as formas Objetivo estrutural Poeta antilírico Distanciamento da realidade Arte descritiva

VASO GREGO Esta de áureos relevos, trabalhada De divas mãos, brilhante copa*, um dia, Já de aos deuses servir como cansada, Vinda do Olimpo, a um novo deus servia. Era o poeta de Teos que a suspendia Então, e, ora repleta ora esvazada, A taça amiga aos dedos seus tinia, Toda de roxas pétalas colmada.

Depois… Mas o lavor da taça admira, Toca-a, e do ouvido aproximando-a, às bordas Finas hás de lhe ouvir, canora**** e doce, Ignota voz, qual se da antiga lira Fosse a encantada música das cordas, Qual se essa voz de Anacreonte fosse.

Estranho mimo aquele vaso! Vi-o, Casualmente, uma vez, de um perfumado VASO CHINÊS Estranho mimo aquele vaso! Vi-o, Casualmente, uma vez, de um perfumado Contador sobre o mármor luzidio, Entre um leque e o começo de um bordado. Fino artista chinês, enamorado, Nele pusera o coração doentio Em rubras flores de um sutil lavrado, Na tinta ardente, de um calor sombrio.

Mas, talvez por contraste à desventura, Quem o sabe?... de um velho mandarim Também lá estava a singular figura. Que arte em pintá-la! A gente acaso vendo-a, Sentia um não sei quê com aquele chim De olhos cortados à feição de amêndoa.

Mas diferente de Oliveira... Lirismo melancólico Raimundo Correia Vocabulário precioso Descritivo Mas diferente de Oliveira... Lirismo melancólico Meditação e pessimismo Busca um caráter filosófico para as condições do homem É criticado pela falta de originalidade

AS POMBAS Vai-se a primeira pomba despertada... Vai-se outra mais... mais outra... enfim dezenas De pombas vão-se dos pombais, apenas Raia sanguínea e fresca a madrugada... E à tarde, quando a rígida nortada Sopra, aos pombais de novo elas, serenas, Ruflando as asas, sacudindo as penas, Voltam todas em bando e em revoada... Também dos corações onde abotoam, Os sonhos, um por um, céleres voam, Como voam as pombas dos pombais; No azul da adolescência as asas soltam, Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam, E eles aos corações não voltam mais...

Produziu contos, crônicas e obras didáticas Olavo Bilac Deu preferência às formas fixas Culto do estilo Linguagem simples Pureza da forma Vertente sensual Temática amorosa Metalinguagem Preocupação nacionalista Autor mais, mais, mais... Produziu contos, crônicas e obras didáticas

Invejo o ourives quando escrevo: Imito o amor Com que ele, em ouro, o alto relevo  Faz de uma flor. (...) Por isso, corre, por servir-me,  Sobre o papel A pena, como em prata firme  Corre o cinzel. (...) Torce, aprimora, alteia, lima  A frase; e, enfim,  No verso de ouro engasta a rima,  Como um rubim. Quero que a estrofe cristalina,  Dobrada ao jeito  Do ourives, saia da oficina  Sem um defeito (...)

VIA LÁCTEA XIII Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto... E conversamos toda a noite, enquanto A via láctea, como um pálio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto

Direis agora: "Tresloucado amigo. que conversas com elas Direis agora: "Tresloucado amigo! que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo? "E eu vos direi: "Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas।"

NÃO ESQUEÇAAAAA! NEGAÇÃO DO SUBJETIVISMO POSTURA ANTIRROMÂNTICA CHARLES DE BAUDELAIRE – poeta de extrema complexidade. Remete-nos à Antiguidade Clássica: Monte Parnaso. THÉOPILE GAUTHIER – defensor dos princípios da perfeição formal, da palavra como objeto a ser trabalhada com perfeição – ARTE PELA ARTE LECONTE DE LISLE – preconizava a objetividade na descrição do mundo (objetos e cenas), preferência pela história antiga. Vocabulário raro e preciso.