Experiências de Fé: Noé Hb 11.7;Gn 5.30 – 10.32

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DOIS CAMINHOS E UMA DECISÃO - PENIEL.
Advertisements

O VERBO FEZ-SE CARNE E HABITOU ENTRE NÓS
O Propósito da Salvação
O que esperar dos nossos Filhos?
JESUS E SEU “EXEMPLO” ...de CONSEGUIR! ...de REALIZAR! ...de VENCER!
Novos relacionamentos: A nova atuação social do cristão
Deus criou o homem, à Sua imagem (Gênesis 1:26), com a faculdade de escolha.
A INFÂNCIA DE JESUS.
Nos relatos da Infância de Jesus
7 de Junho de 2009 A Santíssima Trindade
A promessa: descendencia e terra
no Evangelho de S. Marcos
Gênesis 6,5-8; 7, O Senhor viu que havia crescido a maldade do homem na terra, e como os projetos do seu coração tendiam sempre.
Gênesis 9,1-13 Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. Vós sereis objeto.
Ezequiel 37,1-14 Naqueles dias, a mão do Senhor estava sobre mim e por seu espírito ele me levou para fora e me deixou no meio de uma planície cheia de.
AULA 5 VT 1 O DILÚVIO.
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
Mapa Bíblico Escatológico
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
Profetiza Ez. 37.
Quem Sou Eu Diante Da Grandeza de Deus?
CAMPANHA DE JEJUM DAS PROMESSAS - ISAQUE
Escravidão & Liberdade
Impedimento às bênçãos de Deus para uma família

CONFIANÇA.
Alcançando As Promessas
A Arca de Noé By: Pr. Aldair Barros.
O QUINTO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO DEUTERONÔMIO 20 :
ABRAÃO INTRODUÇÃO 2000 AC Abrão : pai exaltado
ABRAÃO INTRODUÇÃO 2000 AC Deus o chama de seu amigo
Abrão era filho de Taré, da família de Noé, e morava com a esposa num lugar chamado Harã. Mas um dia Deus disse a Abrão: “Você deve partir de Harã com.
Uma perspectiva Bíblica
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
Hebreus 7 A Aliança Superior
Seja Bem-Vindo !.
O ANO DO DISCIPULADO “FAZENDO A DIFERENÇA” CAMPANHA: 12 NOITES DE ORAÇÃO PARA 12 MESES ABENÇOADOS! DE 02 A 13/01/2013 “Assim que já não sois.
TEMPO.
Depois que terminou o dilúvio Deus proferiu as seguintes palavras:
Catedral da Família Estudo opcional para célula
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
O Pai Espiritual Lucas 15:

Restaurados por Cristo - Nicodemos
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
Quando viu Elias, disse- lhe: “É você mesmo, perturbador de Israel?” 1 Reis 18:17 NVI Quando viu Elias, disse- lhe: “É você mesmo, perturbador de.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
O Livro de 2 Pedro TEXTO BASE: 2 Pedro 3.13
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA: AS RIQUEZAS DE SALOMÃO
Submissão Ana Filipa Silva.
Trabalho realizado por: Rute
A Fé que transforma sua vida

MORTOS-VIVOS ENTRE NÓS!!
CAMPANHA “RECEBER A VISÃO DE RESTAURAÇÃO”
JEJUM DA FERTILIDADE DE ABRAÃO
Igreja Evangélica Vencedores por Cristo Ministério da Palavra
Como sair do “quase” e acertar o alvo!
Atos 4:9-12.
TEMAS BÍBLICOS.
O QUINTO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO DEUTERONÔMIO 31 :
Módulo I Formação Bíblica GÊNESIS Cap. 6-8 A Arca de Noé.


Em Gêneses 9,12 Deus disse: “Eis o sinal da aliança que instituo entre mim e vós e todos os seres vivos que estão convosco; para todas as gerações futuras:
LIÇÃO 8 O INÍCIO DO GOVERNO HUMANO
“Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir.” 1 Timóteo 6.18.
Ciclo A Domingo IV do Advento 22 de Dezembro de 2013 Detalhes da capela “Redemptoris Mater” do Papa João Paulo II. Prenda do Colégio Cardinalício ao Santo.
Transcrição da apresentação:

Experiências de Fé: Noé Hb 11.7;Gn 5.30 – 10.32 Classe Visão Bíblica Pb. Iberê Arco e Flexa 15/3/2009

Hb 11.7 7Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.

Noé foi abençoado desde seu nascimento! (Gn 5.28-29) 28Lameque viveu cento e oitenta e dois anos e gerou um filho; 29pôs-lhe o nome de Noé, dizendo: Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o Senhor amaldiçoou.

Noé, a fé e o temor do Senhor Noé andava com Deus! Creu nas coisas que ainda não se viam (futuro) pois foram promessa de Deus; Noé construiu a arca e seguiu estritamente as diretrizes de Deus pela fé, e com isso recebeu a salvação, ele e sua família; Noé herdou a justiça que vem pela fé, enquanto que o mundo incrédulo foi condenado e extinto.

A ordem de Deus a Noé (Gn 6.13-22) 13Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra. 14Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora. 15Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinqüenta, a largura; e a altura, de trinta. 16Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro. 17Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá.

A ordem de Deus a Noé (Gn 6.13-22) 18Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos. 19De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo. 20Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida. 21Leva contigo de tudo o que se come, ajunta-o contigo; ser-te-á para alimento, a ti e a eles. 22Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara.

O Patriarca Noé: Viveu 950 anos (Gn 9.29);

Podia um homem viver 950 anos? Noé já vivera 600 anos e jamais tinha visto um arco-iris... A Terra provavelmente fosse encoberta por espessa camada de proteção, que se desfez com o dilúvio. Gn 7.11-12;17-24

O Patriarca Noé: Viveu 950 anos (Gn 9.29); Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé (Gn 5.32); Gn 9.18 Os filhos de Noé, que saíram da arca, foram Sem, Cam e Jafé; Cam é o pai de Canaã. 19 São eles os três filhos de Noé; e deles se povoou toda a terra. Gn 10.32 São estas as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram disseminadas as nações na terra, depois do dilúvio. As nações descendentes dos filhos de Noé (Gn 10.1-32).

A povoação do mundo pós-Noé Semitas Camitas Jafetitas

O Patriarca Noé: Viveu 950 anos (Gn 9.29); Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé (Gn 5.32); O relato bíblico da vida de Noé começa quando ele tinha 500 anos (Gn 5.32); A construção da arca e seu preenchimento pode ter levado 100 anos! (Gn 7.6;11)

Por quê Deus se irou e decidiu destruir a “1a. humanidade?” Gn 6.5-7; 11-13 Mt 24.37-39 Rm 1.21-32

Por quê Noé foi escolhido por Deus para ser o pai da “2a. humanidade”? Gn 6.9 Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. A ordem de Deus a Noé: Gn 6.14 Construir um barco de aproximadamente 150 m. de comprimento, por 25 m. de largura, por 15 metros de altura! Com os materiais e ferramentas de muitos milênios atrás!

Por quê Noé foi escolhido por Deus para ser o pai da “2a. humanidade”? Noé não discutiu, nem perguntou: FEZ! Enfrentou oposição como pregador da justiça (1 Pe 3.20; 2 Pe 2.5) Gn 7.1 Disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração.

Por quê Noé foi escolhido por Deus para ser o pai da “2a. humanidade”? Gn 8.20 Levantou Noé um altar ao Senhor e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar. Gn 9.1 Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra.

A aliança de Deus com Noé (Gn 9.8-13) 8 Disse também Deus a Noé e a seus filhos: 9 Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência, 10 e com todos os seres viventes que estão convosco: tanto as aves, os animais domésticos e os animais selváticos que saíram da arca como todos os animais da terra. 11 Estabeleço a minha aliança convosco: não será mais destruída toda carne por águas de dilúvio, nem mais haverá dilúvio para destruir a terra. 12 Disse Deus: Este é o sinal da minha aliança que faço entre mim e vós e entre todos os seres viventes que estão convosco, para perpétuas gerações: 13 porei nas nuvens o meu arco;...

A aliança de Deus com Noé (Gn 9.13-17) ... o meu arco; será por sinal da aliança entre mim e a terra. 14 Sucederá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, e nelas aparecer o arco, 15 então, me lembrarei da minha aliança, firmada entre mim e vós e todos os seres viventes de toda carne; e as águas não mais se tornarão em dilúvio para destruir toda carne. 16 O arco estará nas nuvens; vê-lo-ei e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres viventes de toda carne que há sobre a terra. 17 Disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança estabelecida entre mim e toda carne sobre a terra.

Lições que aprendemos com Noé:

1) Nem sempre podemos evitar a tragédia, mas podemos nos preparar para ela Viver na dependência da graça de Deus nos fortalece para a vida quotidiana e abre as portas para a nossa salvação e de nossa família. A luz que estava disponível a todos os contemporâneos de Noé ensinou a ele que valia a pena andar com Deus e viver com integridade e justiça, mesmo que ao redor só houvesse corrupção e injustiça. Não há melhor maneira de preparar os filhos para a vida do que a integridade dos pais.

Noé prestou muitos anos de exemplo de trabalho determinado e obediente a Deus, enquanto exortava a outros para que também ouvissem a voz de Deus, e isso ficou gravado a fogo no coração de sua família!

1) Nem sempre podemos evitar a tragédia, mas podemos nos preparar para ela Deus nos dá instruções que devem ser seguidas se quisermos sobreviver à calamidade. A Palavra de Deus nos ensina os princípios de vida que estão disponíveis a quem quer ensinar a sobreviver num mundo de tragédias esperadas ou inesperadas.

A graça de Deus é abundante ainda hoje A graça de Deus é abundante ainda hoje. Não apenas a graça comum, que alcança a todos, mas a graça especial, salvadora, pela qual não apenas enfrentamos as tragédias do mundo como recebemos a eternidade da salvação.

2) As tribulações e tragédias podem ter diversas origens, mas devemos saber enfrentá-las sob a orientação de Deus. Noé enfrentou a calamidade que veio de Deus para um propósito que estava além de seu entendimento. Nem sempre entendemos o propósito de Deus, quando sofremos angústias e calamidades. Mas a graça de Deus é capaz de nos fortalecer nestas situações que escapam à nossa compreensão. Deus está no controle e há um propósito para todas as coisas.

Rm 8.28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

2) As tribulações e tragédias podem ter diversas origens, mas devemos saber enfrentá-las sob a orientação de Deus. Noé, como nós, deve enfrentar a tragédia causada pelos próprios erros (Gn 9.20-27). Ao embriagar-se, Noé errou; Cam e seu filho Canaã erraram, evidenciando que nem todos na família sabem tratar e sarar as tragédias do lar. Foram amaldiçoados; Sem e Jafé souberam e foram abençoados.

Seriam bênção e maldição ou uma visão profética de Noé sobre o futuro? Maldição: Canaanitas, os que habitaram na Palestina antes dos israelitas. A maldição se cumpre na subjugação dos cananeus por Israel, o triunfo de Javé sobre a idolatria dos cananeus.

Seriam bênção e maldição ou uma visão profética de Noé sobre o futuro? Bênção a Sem: A Sem, e seus descendentes estaria reservado o conhecimento de Javé, o que é uma incomensurável bênção! Bênção a Jafé: o “habitar nas tendas de Sem” provavelmente representa a antecipação da participação dos gentios nas bênçãos espirituais do Evangelho.

2) As tribulações e tragédias podem ter diversas origens, mas devemos saber enfrentá-las sob a orientação de Deus. A graça de Deus é o grande segredo de como sobreviver aos dilúvios da existência humana! Além da graça comum, a graça especial dada àqueles que entram em aliança com Deus através de Jesus Cristo. A estes Deus dá a graça especial que os salva da maior de todas as tragédias: a morte eterna!