Introdução à Informática

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Introdução à Informática Capítulo 5 Entrada e Saída: A Conexão do Usuário © 2004 by Pearson Education

Objetivos Descrever as relações do usuário com a entrada e a saída do computador. Explicar como os dados são introduzidos em um sistema computadorizado e estabelecer a diferença entre vários equipamentos de entrada. Descrever como um monitor funciona e as características que determinam sua qualidade. Relacionar e descrever os diferentes métodos de saída de computador. © 2004 by Pearson Education

Objetivos Estabelecer as diferenças entre os diversos tipos de impressoras. Explicar a função de um terminal de computador e descrever os tipos de terminais. Descrever as considerações éticas envolvidas na manipulação de dados computadorizados. © 2004 by Pearson Education

Como os Usuários Vêem a Entrada e a Saída Usuários submetem dados (entrada) ao computador para obter informação processada (saída). A saída pode ser uma reação instantânea à entrada. Também pode estar separada pelo tempo, distância, ou ambos. © 2004 by Pearson Education

Reação Instantânea Itens escaneados no supermercado: Exibe o nome e o preço do item na caixa registradora. O operador de empilhadeiras fala ao computador: A empilhadeira obedece aos comandos do operador. Representantes de vendas introduzem um pedido em um bloco de notas. Caracteres exibidos como texto “digitado” são armazenados no bloco de notas. Trabalhadores de fábrica perfuram um marcador de tempo à medida que avançam de tarefa a tarefa. Produz contracheques semanais e relatórios administrativos. Voltar © 2004 by Pearson Education

Entrada e Saída Separadas Dados relativos a cheques são introduzidos em computadores de banco: O computador processa as entradas uma vez por mês para preparar extratos. Transações com cartão de débito provêem a entrada de dados: Processadas mensalmente para produzir faturas do cliente. Dados de amostras de água coletadas são introduzidos no computador: Usados para produzir relatórios que exibem padrões de qualidade da água. Voltar © 2004 by Pearson Education

Entrada: Inserindo Dados do Usuário no Computador Teclado Dispositivos apontadores Automação da fonte de dados © 2004 by Pearson Education

Teclado Similar ao teclado de uma máquina de escrever: Pode fazer parte de um computador pessoal. Ou pode fazer parte de um terminal conectado a um computador em outro local. Pode ser exclusivo de uma indústria: Como as teclas do teclado do McDonald’s, que representam o Big Mac ou batatas fritas grandes. Teclados ergonômicos. Voltar © 2004 by Pearson Education

Teclados Ergonômicos Projetados para reduzir ou minimizar lesões por esforço repetitivo nos pulsos. Oferecem uma posição mais natural e confortável para os punhos, braços e mãos. Voltar © 2004 by Pearson Education

Anatomia de um teclado © 2004 by Pearson Education

Dispositivos Apontadores Usados para posicionar um ponteiro na tela. Comunicam comandos ao sistema operacional por meio de um clique em um botão. Dispositivos comuns: Mouse Dispositivos usados para jogos Dispositivos usados em laptops Outros Voltar © 2004 by Pearson Education

Mouse O dispositivo apontador mais comum: Diversos tipos: O movimento sobre uma superfície plana provoca um movimento do ponteiro na tela. Diversos tipos: Mecânicos – uma pequena esfera na parte inferior rola quando o mouse é movimentado. Ópticos – usa um feixe de luz para monitorar o movimento do mouse. Sem fio – usa ou infravermelho ou ondas de rádio, em vez de um fio, para conectar-se ao computador. Voltar © 2004 by Pearson Education

Trackball e Joystick Trackball: Joystick: Variação do mouse mecânico. O usuário rola a esfera direto com o dedo. Freqüentemente, incorporado a computadores laptop. Joystick: Alavanca curta com um pegador. A distância e a velocidade do movimento controlam a posição do ponteiro. Pressionar o gatilho faz com que as ações se desenvolvam. Voltar © 2004 by Pearson Education

Touchpad e Pointing Stick Superfície retangular sensível a pressão. Deslizar o dedo sobre a superfície faz o ponteiro se movimentar. Um toque com o dedo é reconhecido como um clique. Pointing stick (bastão apontador): Pequena haste sensível a pressão montada no centro do teclado. Empurrar a haste em qualquer direção provoca um movimento do ponteiro. Voltar © 2004 by Pearson Education

Outros Dispositivos Apontadores Mesa gráfica: O usuário movimenta uma caneta gráfica ou “puck” na superfície da prancha. Usada para criar ou traçar desenhos precisos. Telas sensíveis (Touch screen): Permite ao usuário tocar itens na tela. A posição do dedo na tela determina o item a ser introduzido no sistema. Usadas em quiosques em locais públicos, como shopping centers. Computação baseada em caneta: Usa um estilo similar a uma caneta eletrônica para introduzir dados. Muito usada em PDAs ou pocket PCs. Voltar © 2004 by Pearson Education

Automação da Fonte de Dados Uso de equipamento especial para coletar dados na origem. Áreas principais: Reconhecimento de caracteres em tinta magnética – Magnetic-ink character recognition (MICR) Dispositivos de reconhecimento óptico Outras fontes Voltar © 2004 by Pearson Education

MICR Usa uma máquina para ler caracteres impressos com partículas magnetizadas. A indústria bancária é a usuária predominante: Caracteres previamente impressos no canto inferior esquerdo do cheque. Valor adicionado pelo inscriber de MICR quando o cheque é descontado. Voltar © 2004 by Pearson Education

Reconhecimento Óptico Usa um feixe de luz para escanear dados e convertê-los em sinais elétricos. Usos comuns Scanners são a forma mais comum Outros métodos de reconhecimento óptico Voltar © 2004 by Pearson Education

Usos Comuns Scanners em supermercados. Tratamento de imagens de documentos – converte documentos em papel para versões eletrônicas. Documentos armazenados em disco. Podem ser editados ou processados por software. © 2004 by Pearson Education

Scanners Scanner de mesa: Scanner de folhas soltas: Scanner manual: Tipicamente, escaneia uma página a cada vez Pode ser usado para escanear grandes documentos encadernados. Scanner de folhas soltas: Roletes motorizados fazem a folha passar diante da cabeça digitalizadora. Scanner manual: O menor e o menos preciso. Reconhecimento óptico de caracteres (OCR) – software necessário para converter imagens em caracteres. Voltar © 2004 by Pearson Education

Outros Métodos de Reconhecimento Óptico Reconhecimento óptico de marcas: A máquina detecta marcas em uma folha de papel. Reconhecimento óptico de caracteres. A caneta óptica lê caracteres impressos com uma fonte especial. Códigos de barras: Uma série de marcas verticais. Representa um código único. O Universal Product Code (UPC) é usado como padrão em supermercados. Voltar © 2004 by Pearson Education

Outras Fontes Entrada de voz Câmeras digitais Entrada de vídeo Voltar © 2004 by Pearson Education

Entrada de Voz O usuário fala ao computador: Dispositivos de reconhecimento de fala convertem palavras faladas em dígitos binários. A maioria depende de um orador: O sistema “aprende” a voz do usuário. Tipos de sistemas: Sistemas de palavras descontínuas – o usuário deve fazer uma pausa entre as palavras. Sistemas de palavras contínuas – o usuário pode falar normalmente. Voltar © 2004 by Pearson Education

Câmeras Digitais O usuário tira fotos que são armazenadas em um chip. A foto pode ser transferida para o computador: Use um software de edição de fotografias para aperfeiçoá-las. Armazene permanentemente em CDs ou DVDs. Fotos compostas de muitos pixels de cor. Fotos armazenadas em cartões de memória removíveis. Voltar © 2004 by Pearson Education

Entrada de Vídeo Videodigital consiste em uma seqüência de imagens fixas: Exibidas rapidamente para dar a impressão de movimento. Web cam usada para transmitir imagens de vídeo pela Internet. Pode captar vídeo de fontes analógicas com placa de captura de vídeo. Voltar © 2004 by Pearson Education

Saída: Informação para o Usuário Telas de computador Impressoras Saída de voz Saída de música Microform © 2004 by Pearson Education

Tecnologia de Tela de Computadores A tela faz parte do monitor do computador: A saída de tela é conhecida como soft copy. Intangível e temporária. Formas comuns: Tubo de raios catódicos (CRT) Telas planas Monitores inteligentes Voltar © 2004 by Pearson Education

Telas CRT Exibem texto e imagens gráficas: A maioria é em cores. Alguns monitores monocromáticos são usados em aplicações que não têm necessidade de cor ou gráficos. A placa gráfica converte sinais da unidade de controle para a imagem que o usuário vê. Fatores que afetam o desempenho. Voltar © 2004 by Pearson Education

Fatores Que Afetam o Desempenho Taxa de varredura: A freqüência com que a imagem é renovada. Resolução (clareza) da tela: Medida em pixels (picture elements). Quanto mais pixels, mais elevada a resolução. Existem padrões gráficos. Densidade de pontos (Dot pitch). A quantidade de espaço entre os pontos. Quanto menor o dot pitch, mais nítida a imagem. Memória de vídeo Uma forma de RAM de alta velocidade instalada em placas gráficas. Voltar © 2004 by Pearson Education

Padrões Gráficos Acordo a respeito de resoluções, cores e outras questões relativas à exibição de gráficos: Super Video Graphics Adapter (SVGA) é o padrão mais comum: Apresenta 800 pixels (horizontais) x 600 (verticais) na tela. Existem outras variedade de SVGA. Suportam 16 milhões de cores. O número de cores que podem ser exibidas depende da quantidade de memória de vídeo. Voltar © 2004 by Pearson Education

Telas Planas Monitor de cristal líquido (LCD): Originalmente usado em laptops, mas está ganhando espaço em computadores de mesa. Muito delgadas (somente algumas polegadas). Produzem texto e imagens mais nítidas do que as telas de CRT. Mais fácil para a visão do que as telas de CRT. Tecnologias de telas planas. Voltar © 2004 by Pearson Education

Tecnologias de LCD Matriz ativa: Matriz passiva: Plasma gasoso: Usa muitos transistores thin-film (TFT). Produz imagens mais claras e pode ser vista de ângulos maiores. Matriz passiva: Usa um número menor de transistores. Mais barata e usa menos energia Plasma gasoso: Suporta telas muito grandes. Tem uma exibição de cores vívidas. Visualizável em ângulos grandes. Voltar © 2004 by Pearson Education

Monitores Inteligentes Baseados na tecnologia de telas planas. Cada um contém seu próprio processador. Um transmissor-receptor sem fio permite ao usuário controlar o computador desktop de qualquer lugar da casa. Voltar © 2004 by Pearson Education

Impressoras Produzem informação na forma de saída em papel. A saída impressa é conhecida como hard copy. Configurações de orientação: Retrato – alinhamento vertical. Paisagem – alinhamento horizontal. Duas maneiras de imprimir: Impressora de impacto. Impressora de não-impacto. Voltar © 2004 by Pearson Education

Impressoras de Impacto O contato físico com o papel é necessário para produzir imagens. Impressora de linha: Imprime uma linha inteira de um programa a cada vez. Tipicamente usada com computadores mainframe que imprimem relatórios extensos. Impressora matricial: Possui uma cabeça de impressão que consiste em uma ou mais colunas de pinos. Os pinos formam caracteres e imagens como padrões de pontos. Voltar © 2004 by Pearson Education

Impressoras de Não-impacto Coloca uma imagem em uma página sem entrar em contato físico com ela. Impressora a laser: Usa um feixe de luz para ajudar a transferir imagens para o papel. Produz saída de elevada qualidade a velocidades muito altas. Impressora a jato de tinta: Borrifa pontos de tinta de múltiplos esguichos a jato. Pode imprimir tanto em preto-e-branco como em cores. Requer papel de alta qualidade para que a tinta não borre. Mais baratas do que as impressoras a laser. Voltar © 2004 by Pearson Education

Saídas de Voz Sintetizadores de voz convertem dados em sons vocalizados. Duas abordagens: Síntese por análise – analisa a voz humana real, grava e a executa quando necessário. Síntese pela regra – usa regras lingüísticas para criar fala artificial. Usada em aplicações de atendimento ao cliente automatizadas baseadas em telefone: Úteis quando uma consulta é seguida de uma resposta breve, como em uma consulta ao saldo bancário. Voltar © 2004 by Pearson Education

Saída de Música Clipes de multimídia, jogos, vídeos que incluem efeitos visuais e som: Alto-falantes dispostos ao lado do monitor. Subwoofers acoplados produzem sons de baixa freqüência. Musical Instrument Digital Interface (MIDI): Normas para conectar instrumentos musicais, sintetizadores e computadores. Permite ao usuário criar estúdios domésticos que rivalizam em termos de capacidade com estúdios profissionais de gravação. Voltar © 2004 by Pearson Education

Computer Output Microform (COM) Saída de imagens fotograficamente reduzidas em microfilme ou microficha: Microfilme – imagens armazenadas em um rolo de filme contínuo. Microficha – imagens armazenadas em linhas e colunas em um cartão. Necessita de um leitor especial. Usos comuns: Bibliotecas armazenam edições passadas de periódicos. Negócios armazenam grandes volumes de registros históricos. Voltar © 2004 by Pearson Education

Terminais Combinam capacidades de entrada e saída. Terminal burro: Teclado para entrada e monitor para saída. Nenhuma capacidade de processamento. Terminal inteligente: Tem memória limitada e um processador. Terminal de ponto-de-venda – Point-of-sale (POS): Captura dados de venda a varejo quando a transação se desenvolve. © 2004 by Pearson Education

Gráficos de Computador Gráficos de negócios Videográficos Projeto Auxiliado por Computador/Manufatura Auxiliada por Computador (CAD/CAM) © 2004 by Pearson Education

Gráficos de Negócios Uma maneira poderosa de transmitir informações: Gráficos, mapas e tabelas ajudam gerentes a comparar dados, detectar tendências e tomar decisões mais rápidas. Quando dados subjacentes são modificados, mapas e gráficos são atualizados instantaneamente. Voltar © 2004 by Pearson Education

Videográficos Uma série de imagens de vídeo: Exibidas rapidamente para dar a impressão de movimento. Usados extensivamente na televisão. Também usados em jogos de computador e videogames arcade. Voltar © 2004 by Pearson Education

Projeto Assistido por Computador/Manufatura Assistida por Computador Cria projetos bidimensionais e tridimensionais. Realiza testes de engenharia; por exemplo, testes de esforço. Serve como ponte entre o projeto e a manufatura. Voltar © 2004 by Pearson Education

Ética e Dados Tão logo dados são introduzidos no computador, há muitas maneiras segundo as quais eles podem ser usados. Questões éticas a ponderar: É ético usar um computador para alterar fotografias? É ético apagar mensagens de e-mail que possam interessar a uma parte em um processo legal? É ético você usar os dados de outra pessoa em seu próprio interesse? © 2004 by Pearson Education