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Computação Gráfica 1ª Aula.

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Apresentação em tema: "Computação Gráfica 1ª Aula."— Transcrição da apresentação:

1 Computação Gráfica 1ª Aula

2 Dispositivos de Entrada
São componentes eletrônicos que permitem movimentação e interação com os sistemas

3 Dispositivos Gráficos de Entrada
Teclado conjunto de teclas associados a um código que corresponde ao caractere ou função Mouse bola de rolagem ópticos laser Joysticks alavancas de comandos usos: jogos de videogame estações de realidade virtual estações industriais de controle de robôs

4 Dispositivos Gráficos de Entrada
Tablet são extensões dos monitores sensíveis ao toque lê com precisão os movimentos da caneta (opera com sensibilidade a pressão) Mesa Digitalizadora dispositivo vetorial consiste em uma mesa e um apontador cada vez que o usuário toca a mesa com o apontador é informado ao computador a coordenada deste ponto da mesa

5 Dispositivos de Entrada 3D
Digitalizador Tridimensional dispositivo vetorial espécie de braço mecânico com um sensor de toque na ponta Scanners Tridimensionais tecnologias câmeras digitais laser Luvas através de sensores (mecânicos, ópticos ou híbridos), detectam e medem as flexões e pressões dos dedos

6 Dispositivos de Entrada 3D
Capacetes características: estereoscópicos ou monoscópicos  duas cenas ou uma cena binoculares ou monoculares  um ou dois olhos são estimulados opacos ou translúcidos  substituem ou complementam a realidade

7 Dispositivos de Entrada 3D
3D Controllers trabalham tanto em cima de uma mesa como no ar (possuem um giroscópio) são capazes de medir a velocidade e força que estão sendo aplicadas pelo usuário Roupa de RV (Realidade Virtual) geram informações do movimento humano aplicações: animações, esportes, desenvolvimento de produtos, medicina, etc

8 Dispositivos Gráficos de Saída
Os dispositivos de saída gráfica podem ser de natureza digital ou analógica Classificação (segundo a forma de geração das imagens) vetoriais  traçam segmentos de reta perfeitos entre dois pontos matriciais  conseguem traçar apenas pontos (segmentos de retas são traçados como sequencia de pontos próximos) vantagens dos dispositivos matriciais: desenhar áreas cheias e sombras vantagens dos dispositivos vetoriais vector graphics (gráficos vetoriais)  desenham figuras traçando sequencia de segmentos de reta (vetores) raster graphics (gráficos de varredura ou matriciais)  desenham figuras pelo preenchimento de uma matriz de pontos (pixels)

9 Dispositivos Gráficos de Saída
Impressoras de Jato de Tinta são equipamentos matriciais uso de tinta de diversas cores Impressoras Laser possuem melhor qualidade uso de feixe de raio laser uso de toner Impressoras Térmicas silenciosas boa resolução uso de papel termo-sensível especial

10 Dispositivos Gráficos de Saída
Plotters são dispositivos vetoriais e eletromecânicos produzem o desenho através do deslocamento de uma caneta dois tipos: papel permanece fixo e caneta produz desenho desenho produzido pela combinação de movimentos do papel e da caneta

11 Dispositivos Gráficos de Saída
Monitores CRT (Catode Ray Tube) monocromáticos: fósforo verde, âmbar, branco coloridos LCD (Liquid Cristal Display) matriz ativa matriz passiva

12 Monitores CRT processo de varredura
taxa de renovação (refresh rate) ou frequencia de varredura vertical quanto maior o refresh rate menos sensível é o fenômeno de cintilação (flicker)

13 Monitores CRT técnica de entrelaçamento
renovação de linhas ímpares renovação de linhas pares Modelos entrelaçados podem oferecer a mesma resolução que um não-entrelaçado, mas a um custo menor Desvantagem: tempo de resposta menor

14 Monitores CRT Monocromáticos Coloridos (padrão RGB) fósforo verde
fósforo branco fósforo âmbar Coloridos (padrão RGB)

15 Monitores CRT resolução máxima  descreve a quantidade de informação que o equipamento pode apresentar em um determinado instante (é medida em pixels (picture element)) um pixel é a unidade básica da imagem que pode ser controlada individualmente e que contém informações sobre cores e intensidade (brilho) dot pitch quanto menor o dot pitch, mais pontos por polegada terá o monitor e maior sua capacidade de resolução máxima

16 Relação tamanho da tela x resolução padrão
Medida Nominal Resolução Recomendada 14” 800x600 15” 17” 1024x768 18” 1280x1024 21” 1600x1200

17 Monitores LCD monocromáticos  uso de uma célula de cristal líquido
coloridos  uso de três células de cristal líquido

18 Monitores LCD - Matriz Passiva
produz cintilação menor nitidez na geração de imagens crosstalk  interferência do campo magnético de uma célula sobre células de cristal líquido vizinhas

19 Monitores LCD - Matriz Ativa
transistor TFT Thin Film Transmissor  alimenta cada célula individualmente soluciona a questão dos problemas de geração de imagem e crosstalking imagens mais nítidas, cores mais intensas e ausência de cintilação

20 Slides de Backup

21 Comparação CRT x LCD CRT LCD tubos de raios catódicos
célula de cristal líquido e filtros coloridos polarizados backlight (luz fluorescente) pixels células (não variam em dimensões)


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