Loures Colégio Cesário Verde Lisboa Prof. Inês Manso, Área Projecto Parque Municipal do Cabeço de Montachique 7º ano – 14 alunos.

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Transcrição da apresentação:

Loures Colégio Cesário Verde Lisboa Prof. Inês Manso, Área Projecto Parque Municipal do Cabeço de Montachique 7º ano – 14 alunos

Espécies Dominantes: Quercus suber (Sobreiro) Arbutus unedo (Medronheiro) Eucalyptos globulus (Eucalipto) Pinus pinaster (Pinheiro - bravo) Fauna Observada: Certhia brachydactyla (Trepadeira- comum) Passer domesticus (Pardal-comum) Parus major (Chapim-real) Garrulus glandarius (Gaio-comum) Turdus merula (Melro-preto) Eventuais Problemas: - Na primeira visita houve grande dificuldade na observação de aves. A solução encontrada para este problema foi a aprendizagem por parte dos alunos do canto das aves. Os grupos fizeram, após o percurso de aprendizagem, um concurso, em sala de aula, em que tentavam identificar cada ave ouvindo somente o seu canto.

Aprendizagens antes da saída: -Definição de objectivos de uma visita de campo. -Exploração e respectiva organização dos guias de campo utilizados pelos alunos. -Definição de termos ecológicos. -Compreensão da atitude ecológica a ter numa visita de campo. Durante e depois da saída de campo: Na primeira visita houve a percepção por parte dos alunos de que a observação e identificação de espécimes biológicos é muito difícil em campo. No caso das espécies vegetais é extremamente relevante o conhecimento prévio do guia de campo e a definição, também prévia, de quais as espécies que são possíveis de ser encontradas naquele local. No caso da fauna os alunos concentraram-se na observação de aves, no entanto, esta revelou-se difícil pois estas escondem-se nas folhagens e as suas cores confundem-se com as cores do céu e da vegetação. As aprendizagens após a visita concentraram-se na identificação dos espécimes recolhidos. Divulgação do Projecto: - Exposição das fotos da saída e dos diários de campo.