Coluna vertebral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLUNA VERTEBRAL.
Advertisements

O Corpo Humano Os Ossos.
Anatomo-Fisiologia Humana I
Parede Torácica, Músculos da Respiração e Pulmões
OSSOS DO CRÂNIO.
Ossos do Crânio Anatomia da cabeça Crânio 8 ossos cabeça Face 14 ossos
SISTEMA ESQUELÉTICO.
O Esqueleto.
BIOMECÂNICA DA COLUNA VERTEBRAL
COLUNA VERTEBRAL HUMANA.
O SISTEMA ÓSSEO.
OSSO HIÓIDE 1 Classificação 2 Elementos descritivos - corpo
SISTEMA LOCOMOTOR Identificar as divisões do corpo humano; Reconhecer o esqueleto como sustentáculo e protetor dos órgãos do corpo; Citar os elementos.
Sitema esquelético.
Sitema esquelético ColégioINEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz.
COLUNA VERTEBRAL E MEDULA ESPINHAL.
Morfologia da Coluna Vertebral
Músculos subocciptais
Principais patologias identificados pelo raio x
O ESQUELETO HUMANO.
O nosso esqueleto.
Larissa Orlandi Marques
ANATOMIA DIVISÃO DO CORPO HUMANO: CABEÇA PESCOÇO TRONCO MEMBROS.
Ciências Cap. 11: O esqueleto Samuel Bitu.
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS Noções basicas de anatomia
SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO
O Corpo Humano Os Ossos.
POSTURA CORPORAL.
QUADRIL Consiste na articulação da cabeça do fêmur com a cavidade profunda do acetábulo.
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
Coluna Vertebral Luciana Cooper.
Coluna Vertebral.
Disciplina de anatomia
Sistema locomotor.
Noções de Anatomia e Fisiologia Humana
ESTUDO DO MOVIMENTO MODULO 1 OSSOS DA COLUNA VERTEBRAL
Corpo Humano. Corpo Humano Os animais vertebrados possuem esqueleto interno. Os animais invertebrados não possuem esqueleto interno.
ANATOMIA E FISIOLOGIA VETERINÁRIA APLICADA À RADIOLOGIA
Sistema esquelético PROF. VICTOR PESSOA.
ARTICULAÇÕES DA COLUNA VERTEBRAL.
LIGAMENTOS DA COLUNA VERTEBRAL
BASES ANATOMOFISIOLÓGICAS DO CORPO HUMANO I
SISTEMA NERVOSO 2- Tubérculo anterior 3-processo articular 4- corpo vertebral 5- espaço subarac: meio de contraste 7-ramo dorsal 11-multifido 12-pedículo.
COLUNA VERTEBRAL.
PROF. ESP. CÉSAR A. D. VECINA
SNC – morfologia interna e externa
INTRODUÇÃO A IMAGINOLOGIA SISTEMA ÓSSEO – COLUNA VERTEBRAL
Medula Espinhal Macroscopia
Músculos que agem na coluna cervical, torácica e lombar
Sitema esquelético.
Desvios da Coluna Vertebral
FERNANDO BARBOSA BENVENUTO RADIOLOGIA
SISTEMA LOCOMOTOR COLÉGIO SÃO JOSÉ 8º ANO CIÊNCIAS 2015
CENTRO DE EDUCAÇÃO MÚLTIPLA PROFESSOR: RODRIGO ARAÚJO 3° MÓDULO NOITE.
Anatomia e Cinesiologia da Coluna Vertebral
Saúde do Trabalhador SISTEMA LOCOMOTOR.
Traumatismo Raquimedular TRM
ANATOMIA DO SISTEMA ESQUELÉTICO
COLUNA VERTEBRAL.
Características Anatômicas de Superfície dos Ossos
COLUNA TORACICA PERFIL
Sistema Ósseo.
Constituição dos ossos
ANATOMIA RADIOLOGICA COLUNA VERTEBRAL
LOCOMOÇÃO: OSSOS E MÚSCULOS
Coluna vertebral.
Divisão do esqueleto.
Anatomia do Membro Superior
COLUNA VERTEBRAL Professor:José de Arimatéa TECNÓLOGO TÉCNICAS II
PROF. ESP. CÉSAR ADRIANO DIAS VECINA
Transcrição da apresentação:

Coluna vertebral

Coluna vertebral composta por vértebras; funciona como uma haste forte e flexível; encerra e protege a medula espinal, sustenta cabeça ponto de fixação para as costelas, cíngulos do membro inferior e os músculos do dorso. composta de uma série de ossos denominados vértebras; funciona como uma haste forte e flexível que pode girar e mover-se para frente, trás e lados; encerra e protege a medula espinal, sustenta cabeça e serve como ponto de fixação para as costelas, cíngulos do membro inferior e os músculos do dorso.

Regiões da Coluna vertebral número total no início é do desenvolvimento é de 33; depois algumas vértebras se fundem, região sacral e coccígea; coluna vertebral do adulto possui 26 ossos e 33 vértebras;

Regiões da Coluna vertebral Cervical - 7 vértebras cervicais - convexas; Torácica - 12 vértebras torácicas - CÔNCAVA; Lombar - 5 vértebras lombares - CONVEXA; Sacral - 5 vértebras sacrais fundidas - côncavas Cóccix - 4 vértebras coccígenas fundidas Em relação a porção anterior do corpo (côncavo ou convexo) Cervical - curvatura cervical - formada por 7 vértebras cervicais - convexas; Torácica - curvatura torácica - formada por 12 vértebras torácicas - côncavas; Lombar - curvatura lombar - formada por 5 vértebras lombares - convexas; Sacral - curvatura sacral - formada por 5 vértebras sacrais fundidas = sacro (osso sagrado), côncavas Cóccix - (em forma do bico do cuco) - 4 vértebras coccígenas fundidas

Regiões da Coluna vertebral as curvaturas: aumentam a resistência; ajudam a manter o equilíbrio na posição ereta; absorvem choques na deambulação e corrida; protegem as vértebras contra fraturas.

Curvaturas anormais Escoliose - curvatura lateral anormal que envolve, geralmente, vértebras torácicas. Quando grave pode comprometer respiração; Cifose - é uma curvatura torácica acentuada (corcunda); Lordose - curvatura lombar acentuada.

ESCOLIOSE

CIFOSE

LORDOSE

Vértebras Variam em tamanho, forma e detalhe, mas muito similares; Podem ser: Móveis Imóveis Possuem discos intervertebrais; variam em tamanho, forma e detalhe nas diferentes regiões da coluna, mas muito similares; vértebras cervicais, torácicas e lombares são móveis; sacro e cóccix são imóveis; da segunda vértebra cervical até o sacro - discos intervertebrais;

Vértebras – discos intervertebrais anel externo de fibrocartilagem (anel fibroso) anel interno mole/pulposo/elástico (núcleo pulposo); formam articulações fortes, permitem movimento e absorvem o choque vertical.

FOTO DO ANEL INTERVERTEBRAL 4 – disco intervertebral

Vértebras - estrutura corpo vertebral - é a porção anterior, espessa, em forma de disco - sustenta o peso da vértebra; arco vertebral - estende-se por trás do corpo da vértebra. Formado por dois precessos curtos e espessos, pedículos do arco vertebral, que se projetam para trás do corpo e se unem às lâminas do arco vertebral, parte plana do arco vertebral que terminam em uma projeção única, aguda e mais delgada, processo espinhoso.

2 – corpo da vértebra 8 – processo transverso 11 – processo espinhoso

3 – corpo da vértebra 4 – Processo articular superior 12 – Processo transverso 16 – Processo espinhoso 17 – Costela

Vértebras - estrutura o espaço entre o arco vertebral e o corpo vertebral contém a medula espinal - forame vertebral; os forames vertebrais em conjunto formam o canal vertebral; quando as vértebras estão empilhadas umas sobre as outras, há uma abertura entre vértebras adjacentes, nos dois lados da coluna - forame intervertebral - permite a passagem de um único nervo espinal.

Vértebras - estrutura Sete processos originam-se do arco vertebral; processo transverso - no ponto em que lâmina e pedículo se unem, estendem-se lateralmente para ambos os lados; processo espinhoso - um único projeta- se da junção das lâminas; esses 3 tem ƒ(x) de pontos de fixação muscular.

Vértebras - estrutura os quatro restantes formam articulações com vértebras adjacentes superiores ou inferiores; processos articulares superiores - articulam- se com a vértebra adjacente acima; processos articulares inferiores - articulam- se com a vértebra adjacente abaixo; as superfícies articulares são chamadas de faces e são recobertas por cartilagem hialina.

vértebras cervicais

Atlas (c1) Primeira vértebra cervical; sustenta a cabeça não tem corpo, nem processo espinhoso; superfície superior contém as faces articulares superiores que se articulam com o osso occipital do crânio (articulação do “sim”);

8 – côndilo occipital

Áxis (c2) segunda vértebra cervical; possui corpo e um processo espinhoso; dente do áxis - processo em forma de dente - projeta-se através do forame vertebral do atlas - pivô para rotação entre atlas e axis (articulação do “não”)

6 – dente do áxis

c3 a c7 igual a descrita como vértebra típica; C7 - chamada de vértebra proeminente - grande processo espinhoso. Da segunda à sétima vertebra o processo espinhoso é bifido

3 – Sétima vertebra cervical (C7) – vértebra proeminente

Vértebras torácicas T1 a T12; maiores e mais fortes que as cervicais; possuem a característica distintiva de possuir fóveas - que se articulam com as costelas; movimentos limitados pela fixação das costelas no esterno.

3 – corpo da vértebra 4 – Processo articular superior 12 – Processo transverso 16 – Processo espinhso 17 – Costela

vértebras lombares L1 a L5; maiores e mais fortes da coluna; projeções sãos curtas e espessas; processos espinhosos bem adaptados para a fixação dos grandes músculos do dorso.

Vértebra Lombar 3 – corpo da vértebra 4 – Processo articular superior 16 – Processo espinhoso 21 – Processo transverso 36 – Processo mamilar

Sacro osso triangular formado pela fusão das cinco vértebras sacrais (S1 a S5); fusão começa entre os 16 a 18 anos e está completa até os 30; forte fundação para o cíngulo do membro inferior; posicionado na porção posterior da cavidade pélvica, entre os dois ossos do quadril.

sacro lados posterior e anterior com 4 pares de forames sacrais; continuação do canal vertebral é o canal sacral - abertura inferior chamada de hiato sacral; Forames sacrais – por onde passa nervos e vasos sanguineos Na mulher a superfície pélvica é mais reta nas 3 primeira Vertebras, no homem a curvatura é mais uniforme Mulher – sacro é mais largo, curto e reto (menos curvo) margem ântero-superior tem uma projeção - promontório da base do sacro - ponto de referência para medir pelve antes do parto.

Cóccix forma triangular; Geralmente: fusão das 4 vértebras coccígenas (Co1 a Co4);

Perguntas sobre Coluna Vertebral 1) Cite 3 funções da coluna vertebral. 2) Quais são as funções dos forames vertebrais e intervertebrais? 3) Qual a estrutura de uma vértebra típica? 4) Que ossos permitem o movimento da cabeça para significar “não”? 5) Porque as vértebras lombares são as maiores e mais fortes da coluna vertebral?

Desenhos (faça um desenho esquemático…) de toda a coluna vertebral, indicando suas regiões específicas e o número de vértebras em cada um deles de uma vértebra clássica indicando: Corpo vertebral Arco vertebral Pedículos do arco vertebral Lâminas do arco vertebral Processo espinhoso das vértebras do sacro com o cóccix