Ivairton Monteiro Santos - UFF Carlos Alberto Martinhon - UFF

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Árvores CC/EC/Mestrado Teoria dos Grafos ‏ 1.
Advertisements

Ford Fulkerson Teoria dos Grafos.
Gustavo Sant´Anna Ferreira Rodrigo Ribeiro de Souza
Inteligência Artificial
O Problema de Roteamento de Veículos (PRV)
OTIMIZAÇÃO DO PROJETO DE REDES URBANAS BASEADO NO PROBLEMA DE STEINER
Algoritmo polinomial para geração de uma Árvore Geradora Mínima
CONCEITOS BÁSICOS DA META-HEURÍSTICA TABU SEARCH
Transformação Conforme
GRAFOS EULERIANOS E HAMILTONIANOS
I Iterated Local Search Helena R. Lorenço, Olivier Martinz
PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEíCULOS COM DIVISÃO DE ENTREGA
UM ESTUDO SOBRE O PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE
Christian Baudet Zanoni Dias (Orientador)
Teoria dos Grafos – Aula 3 Árvores
Algoritmos e Estruturas de Dados
Dárlinton B. Feres Carvalho
INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL PARA OTIMIZAÇÃO
São João del-Rei, 23 a 26 de novembro de 2004
Universidade Federal de Ouro Preto Universidade Federal Fluminense
TÓPICOS ESPECIAIS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
XXXV SBPO - PROGRAMAÇÃO DE TRIPULAÇÕES DE ÔNIBUS URBANO:
OTIMIZAÇÃO DE PESO EM TRELIÇAS METÁLICAS VIA VND E VNS
Inteligência Computacional para Otimização
Busca Heurística - Informada
NÃO DETERMINISMO Marcus Eduardo Cabral Seabra
- Conceitos e termos - Aplicações
Daniel Felipe Neves Martins
Estruturas de Dados e Complexidade de Algoritmos
Problemas NP-completo
Trabalho de Conclusão de Curso Moisés Alves Carneiro Filho
Algoritmos em Grafos.
Heurísticas, algoritmos gulosos e aproximações
Estratégias de Busca com informação e exploração
Informática Teórica Engenharia da Computação
I Iterated Local Search Helena R. Lorenço, Olivier Martinz
Tópicos em Inteligência Artificial – opt. CI309A inf. ufpr
Prova AA.
Otimização Inteira 5a. Aula Franklina.
Conceitos Básicos Alysson e Franklina 2ºs/
Aula 03 – BCC202 Análise de Algoritmos (Parte 1) Túlio Toffolo www
Problemas de fluxo em grafos 1º semestre/2012 Prof. André Renato
Busca com informação e exploração
Rodrigo de Carvalho.  Introdução ◦ Descrição do Problema  Algoritmos ◦ GRASP ◦ S.A ◦ AG  Planejamento Experimental ◦ Objetivo ◦ Instância e métricas.
Heurísticas, algoritmos gulosos e aproximações
Introdução aos Agentes Inteligentes Busca Cega (Exaustiva)
Monitoria de Matemática Discreta
Graph Limits and Testing Hereditary Graph Properties Lovász, Szegedy 2006.
NP-Completude Algoritmos e Estruturas de Dados – IF672
Algoritmos de Busca Local
Complexidade computacional
Complexidade de Algoritmos
Ronaldo Celso Messias Correia –
Construção e Análise de Algoritmos
Busca Combinatorial e Métodos de Heurística
Disciplina Análise de Algoritmos Bacharelado em CC
Transformada de Hough Processamento global para a detecção de linhas retas numa imagem Nenhum conhecimento é necessário a respeito da posição das linhas.
Busca com Informação e Exploração “Busca heurística”
Problemas NP-completos e Programação Dinâmica
Algoritmos FPT para o Problema da k-Cobertura por Vértices
On The Complexity of Determining Autonomic Policy Constrained Behaviour Sobre a Complexidade de Determinação de Política Autônoma de Comportamento Restrito.
Métodos Construtivos x Aprimoramento
Mailson Felipe da Silva Marques Johnson Cordeiro Sarmento
Computação Evolutiva Nome dado ao estudo de algoritmos cuja inspiração é o processo de evolução natural das espécies. Origem: trabalho de um pesquisador.
Marcos Corrêa Neves Gilberto Câmara Renato M. Assunção
WAYPOINTS E PATHFINDING Prof. Rafael Oliz. Introdução  Locomover-se no espaço do jogo é uma ação fundamental dos NPCs em qualquer gênero de jogo.  A.
Busca Heurística Prof. Valmir Macário Filho. 2 Busca com informação e exploração Capítulo 4 – Russell & Norvig Seção 4.1 Estratégias de Busca Exaustiva.
Grafos e Teoria da Complexidade Professor: Fabio Tirelo
Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação – UFOP Variable Neighborhood Descent (VND) e Variable Neighborhood.
Escalonamento de Operações de Reconfiguração Dinâmica Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Aluno: Ricardo Ferreira Orientador:
Transcrição da apresentação:

Uma Metaheurística VNS aplicada ao Problema do Maior Conjunto Controlado Ivairton Monteiro Santos - UFF Carlos Alberto Martinhon - UFF Luis Satoru Ochi - UFF

Tópicos Conceitos básicos do problema Problema da Verificação de Monopólio - PVM Problema do Maior Conjunto Controlado - PMCC Regras de redução Algoritmo de Makino et al. [2002] VNS/VND aplicados ao PMCC Resultados obtidos Trabalhos futuros

Definição do Problema: Conceitos Básicos Considerando um grafo não orientado G=(V,E) e M Í V Definição 1: Vizinhança de um vértice v Î V NG[v] = {w V | (w, v)  E} U {v} Definição 2: Um vértice v é controlado por M Í V  |NG[v]M|  |NG[v]|/2 Exemplo: Não Controlado Controlado

Problema da Verificação de Monopólio - PVM (Makino et al.[2002]) Considere: G1=(V, E1) e G2=(V, E2), tal que E1  E2 e M  V Questão:  G=(V, E) tal que E1  E  E2 e M seja monopólio em G ? G2=(V,E2) Complexidade Polinomial:

Problema do Maior Conjunto Controlado Se o problema de monopólio retorna “NÃO”, então tenta-se controlar o maior número de vértices possíveis. Problema NP-Difícil [Makino et al. 2002] Não Controlado Controlado

Regras de Redução Exemplo: Nunca Controlado Indefinido Sempre Controlado

Regras de Redução Nunca Controlado Indefinido Sempre Controlado

Regras de Redução As regras de redução visam reduzir o número de arestas optativas. 1 ou 0 1 ? – Espaço de busca

Algoritmo de Makino et al. [2002] Heurística MYK 0,5-aproximada Não Controlado Controlado

Variable Neighborhood Descent VND O VND e VNS buscam encontrar ótimos locais variando suas estruturas de vizinhança. Estruturas de Vizinhanças NXY X = número de vértices a serem descontrolados Y = número de vértices a serem controlados Y > X Exemplos: N0Y = Controlar pelo menos 1 vértice, sem descontrolar nenhum. N1Y = Controlar pelo menos 2 vértices, descontrolando apenas 1.

Estruturas de Vizinhança (cont.) N0Y Vizinhança N1Y Não Controlado Controlado

Alguns Resultados Computacionais

Trabalhos Futuros Apresentar uma extensão do problema, considerando-se pesos distintos p/ cada nó. Implementar novas estratégias p/ determinação de boas soluções iniciais. Inserir novas estrut. de vizinhança (p/ VNS e VND) Comparar c/ heurística (Martinhon&Protti[2003]) onde y* é o valor da Relax. Linear