Programação Orientada a Objetos*

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Programação Orientada a Objetos*
Transcrição da apresentação:

Programação Orientada a Objetos* Implementação da Prova Prof. Isabel Cafezeiro isabel@dcc.ic.uff.br http://www.dcc.ic.uff.br/~isabel *Baseado no livro Introdução à Programação Orientada a Objetos usando JAVA – Rafael Santos – Editora Campus – Série SBC

Implementação da Prova Classes: Guarita, Veículo: Fornecem serviços. Estacionamento: Aplicação: só o método main, invocando serviços conforme pedido na prova Utiliza os serviços fornecidos pelas classes guarita e veículo; Não deve efetuar nenhuma tarefa de gerência do estacionamento.

Implementação da Prova Modelo Guarita Campos da instância: id, tipo, total: guardam o número, o tipo (‘e’ ou ‘s’) e o total arrecadado pela guarita Campos da classe: maxGrandes, maxPeq, maxMotos taxaGrandes, taxaPeq, taxaMotos constantes contGrandes, contPeq, contMotos somatotal, controle de entradas abertas ou fechadas possibilitam a gerência das 4 guaritas

Implementação da Prova Modelo Guarita Métodos: Construtor: garante a inicialização correta Públicos: abrir(), fechar(), receber( Veículo v), liberar(Veículo v) Privados: métodos auxiliares para gerenciar as quatro guaritas (manipulam os campos da classe)

Implementação da Prova Modelo Veículo Campos da instância: nome, tipo (grande, peq, moto) Métodos: Construtor: garante a inicialização correta nome(), tipo(): permitem a consulta aos valores dos campos.

Implementação da Prova Comentários: É papel das guaritas gerenciar o estacionamento? Outra abordagem: 3 classes fornecedoras de serviços: Guarita: modela o funcionamento das guarita Veículo: modela os veículos Estacionamento: gerencia a quantidade de guaritas e dados comuns das guaritas. Aplicação: SimuladorDeEstacionamento: cria o estacionamento determina a quantidade de guaritas gerencia a entrada/saída de carros