Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias VLAN LAN virtuais? Hum...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dispositivos de Rede Prof. Vital P. Santos Jr..
Advertisements

Conexões de Rede Formador: David Casimiro
Conexões de Rede Formador: David Casimiro
Funcionamento da Internet
Internet - 1 Funcionamento da Internet m a Internet não foi projectada para serviços específicos mas como uma infraestrutura genérica e eficiente para.
Projeto Físico de uma Rede Local
VLAN - DEFINIÇÃO Grupo de PCs, Servidores e outros recursos de redes que estão localizados em qualquer parte da rede, mas comunicam-se como se estivessem.
Endereçamento de hardware e identificação de quadros
Topologias de Rede.
Arquitetura de Redes Enquadramento da IEEE na Interligação de Equipamentos e Redes Locais.
INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES
Redes LAN (Local Area Network) Redes Locais
Visão Geral de Equipamentos de Rede
BROADCAST PODCAST Luís Belo Lopes Odair Lisboa
Estrutura de Redes Prof. Samuel Souza.
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Virtual Local Area Network
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
BLOQUEANDO comunicação entre clientes de uma rede local
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
Redes de Computadores Aula 5
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Equipamentos de Redes Aula 3
Conexões de Rede. Objectivo(s) Instalar redes locais Conteúdos Definição de modelo de rede Tipos de rede e de ligação Configuração do adaptador de rede.
Instrutor/Consultor M.Sc. Alessandro Kraemer
0825 – Tipologias de Redes.
Hardware de Rede Aula 3 Willamys Araújo.
Técnico em Informática
Projeto Básico de uma Rede Local
CYBER PRINCESS-LAN HOUSE
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
Pontes e Switches Como vimos anteriormente, os repetidores são usados para expandir a extensão da rede, mas que replicam todos os quadros que recebem.
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Hubs Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela.
Dispositivos de interligação
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
AULA 3 – ELEMENTOS DE INTERCONEXÃO DE REDES
Índice Modulação Modulação - Portadora Modulação Amplitude Frequência
Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama
Um glossário de termos indispensáveis...
Escola Secundaria Sebastião da Gama
Prof. Eduardo Maroñas Monks
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Apresentando as redes de computadores O que são, como funcionam e o que se pode e não.
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Equipamentos de interligação Redes, sub-redes, etc...
Equipamentos de interligação Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos nº2 12ºL Prof: Carlão Pereira.
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Topologias de redes As várias formas de interligar os computadores.
Tipos de redes de computadores
Topologias Trabalho realizado por: João Santos
Equipamentos rr-09-r.01 UC: Laboratório de Redes I Docente: Prof. MSc. Rafael Rodrigues.
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Codificação e encriptação Relacionadas, mas não são a mesma coisa...
Equipamentos rr-09-r.01 UC: Laboratório de Redes I Docente: Prof. MSc. Rafael Rodrigues.
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Meios de transmissão e componentes de redes e BackBones
Redes de Computadores Ativos de Redes.
Trabalho realizado por: John Severino Nuno Fernandes Conceição Mimoso.
Equipamentos de Interligação de Redes
Escola Básica e Secundária de Velas Curso de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos PROFIJ II - T2 – 2.º ano Ano letivo 2014 / 2015 (Módulo.
Equipamentos de interligação Disciplina: C.M Nome: Nuno Bandola Ano létivo: 2014/2015 Nº 7 Turma: L.
MODELO OSI/TCP-IP.
É o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de rede. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e.
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Ana Beatriz Silva nº1.
Função de cada dispositivo de redes
Modulo 16 trabalho FILIPE CABRAL. Placa de rede  Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC, do acrônimo inglês Network Interface Card)
Equipamentos de Conexão de Redes
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Diogo Esteves N: 2 Turma Profj II os meios físicos de uma rede.
Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes 1 Aula Prática Redes de Computadores.
Alessandro D. R. Fazenda
Transcrição da apresentação:

Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias VLAN LAN virtuais? Hum...

Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Domínios de colisão e domínios de broadcasting (1/2)  Relembrando: broadcasting significa transmissão por difusão de um para todos os nós de uma rede.  A difusão é possível indicando um endereço especial.  As bridges isolam domínios de colisão mas não domínios de difusão, ou seja, deixam passar frames que contenham endereços de difusão.

Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Domínios de colisão e domínios de broadcasting (2/2)  Normalmente, as transmissões em difusão apenas são paradas pelos routers que impedem o seu prosseguimento (embora possam ser configurados para o permitir).  Os switches também deixam passar transmissões por difusão, com algumas excepções...

Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias VLAN (1/4)  Os switches controláveis (managed switches) permitem definir diferentes domínios de difusão ligados a diferentes portas suas, eliminando a necessidade dos domínios de difusão estarem confinados a grupos físicos ligados entre si directamente ou por hubs, bridges ou switches convencionais.

Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias VLAN (2/4) Switch VLAN A VLAN B Duas VLAN separadas, embora usando switches comuns.

Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias VLAN (3/4)  Cada diferente domínio de difusão define uma VLAN. Ou seja, uma VLAN é um grupo de trabalho definido com computadores que podem estar fisicamente muito distantes.  Cada switch é configurado de modo a que ele saiba que portas estão associadas a cada VLAN.

Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias VLAN (4/4)  É possível usar switches ligados assim: Switch Cabo crossover

Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Switches de nível 3  Os switches são dispositivos de nível 2 (no modelo OSI). Os que suportam VLAN, também, apenas são geríveis.  Há switches que permitem a comunicação a utilizadores autorizados entre VLAN e assim cumprem a função de router. Por isso, são switches de nível 3.