Zeque - Grad. CC1 Sistemas Operacionais Curso de Ciência da Computação da UFPE Prof. José Queiroz - ZEQUE.

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Transcrição da apresentação:

zeque - Grad. CC1 Sistemas Operacionais Curso de Ciência da Computação da UFPE Prof. José Queiroz - ZEQUE

zeque - Grad. CC2 Sistemas Operacionais l Introdução Plano de Apresentação  Definições  Sistemas  Sistemas de Computação  Sistemas de Computação  Componentes  Hardware  Firmware  Software  Usuários  Ambientes de Computação  Sistemas Operacionais  Definições  Principais Funções  Recursos Gerenciados  Estrutura  Gerações  Histórico

zeque - Grad. CC3 Introdução Definições Definições l Sistemas  Um sistema é um conjunto de unidades funcionais distintas que interagem, tais como elementos biológicos, humanos, de máquina, de informações e naturais, integrados com um ambiente para alcançar um objetivo comum pela manipulação e controle de materiais, informações, energia e vida.

zeque - Grad. CC4 Introdução Definições Definições l Sistemas de Computação  Sistemas compostos por computadores e por programas que atuam sobre eles, com a finalidade de fornecer ambientes simulados que possam representar sistemas físicos e abstratos.

zeque - Grad. CC5 Introdução Sistemas de Computação Sistemas de Computação l Componentes  Hardware O hardware é constituído pelos dispositivos físicos de um sistema de computação tais como, seus processadores, suas memórias, seus dispositivos de entrada/saída e suas conexões para comunicação.

zeque - Grad. CC6 Introdução Sistemas de Computação Sistemas de Computação l Componentes  Itens de Hardware  Entrelaçamento de memória  Registrador de relocação  Interrupções  Bufferização  Dispositivos periféricos  Proteção de memória  Temporizadores e relógios  Operações diretas e indiretas  Canais de Entrada/Saída  Roubo de ciclo  Instruções privilegiadas  Memória virtual  Multiprocessamento  Acesso direto à memória  Hierarquia de memória  Técnica de linha-de-montagem  Endereçamento baseado em base+deslocamento

zeque - Grad. CC7 Introdução Sistemas de Computação Sistemas de Computação l Componentes  Firmware O Firmware é um nível de programação abaixo da linguagem de máquina que possibilita a definição das instruções da linguagem da máquina que será oferecida.

zeque - Grad. CC8 Introdução Sistemas de Computação Sistemas de Computação l Componentes  Elementos do Firmware  memória de controle  microinstruções  microprogramas  emuladores

zeque - Grad. CC9 Introdução Sistemas de Computação Sistemas de Computação l Componentes  Software O Software é constituído pelos elementos lógicos de um sistema de computação. Estes elementos são os programas, conjuntos de instruções e de dados (algoritmo) que definem para o hardware a maneira como um problema será resolvido computacionalmente. Os programas atuam em favor dos seus usuários.

zeque - Grad. CC10 Introdução Sistemas de Computação Sistemas de Computação l Componentes  Classificação de Software  Software Básico: Sistema Operacional  Utilitários  Linguagens e ambientes de programação  Montadores e processadores de macros  Compiladores  Interpretadores  Editores de ligação  Carregadores  Spoolers  Aplicações

zeque - Grad. CC11 Introdução Sistemas de Computação Sistemas de Computação l Componentes  Usuários Os usuários são os clientes de um ambiente computacional que utilizam o computador para realizar as tarefas que o auxiliarão na solução do seu problema.

zeque - Grad. CC12 Introdução Sistemas de Computação Sistemas de Computação l Componentes  Tipos de Usuários  Operadores de sistemas  Analistas/Programadores de sistemas  Administradores de sistemas  Usuários de aplicações

zeque - Grad. CC13 Introdução Ambientes de Computação Ambientes de Computação l Ambientes centralizados compostos por computadores auto-contidos. l Ambientes de redes constituídos por computadores interconectados por um subsistema de comunicação. l Ambientes distribuídos onde as facilidades de computação e o controle sobre os seus elementos e as suas interações estão geograficamente distribuídos.

zeque - Grad. CC14 Introdução Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais l Definição  conjunto de módulos de software responsáveis pelas requisições dos usuários e pelo escalonamento dos componentes do sistema de computação que satisfaçam essas requisições  Uma máquina virtual  máquina abstrata de alto nível  Gerenciador de recursos  conjunto de elementos de gerenciamento que controlam o uso das facilidades de computação.

zeque - Grad. CC15 Introdução Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais l Principais Funções  Definição de interfaces  Chamadas do Sistema  Interpretador de Comandos  Compartilhamento os recursos físicos  Facilidades para o compartilhamento de dados  Escalonamento de recursos  Facilidades de Entrada/Saída  Recuperação de erros

zeque - Grad. CC16 Introdução Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais l Recursos Gerenciados  Processos  Memória  Dispositivos  Arquivos/Dados

zeque - Grad. CC17 Introdução Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais l Estrutura  Sistemas monolíticos  Sistemas estruturados em níveis  Máquina virtual  Modelo CLIENTE-SERVIDOR

zeque - Grad. CC18 Introdução Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais l Gerações  Geração Zero  Primeira Geração  Segunda Geração  Terceira Geração  Quarta Geração

zeque - Grad. CC19 Introdução Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais l Histórico  Máquina nua  Primeiros Tratamentos em Lotes (batch)  Ambientes baseados em cartões de cotrole  Operações off-line  Spooling

zeque - Grad. CC20 Introdução Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais l Histórico (cont.)  Tratamento em Lotes Multiprogramado  Tempo Compartilhado  Computadores Pessoais  Sistemas Paralelos  Sistemas Distribuídos  Sistemas de Tempo Real