Objeto e objetivos A “Quinta Universitária” foi criada por um dos donos dos bares da Praça João Pessoa. Teve como objetivo reunir pessoas para se divertir,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Advertisements

Mobilização Social pela Educação
JOVENS E A CIDADE: UM ESTUDO EM JUIZ DE FORA JOVENS E A CIDADE: UM ESTUDO EM JUIZ DE FORA Resultados: As relações com o bairro e a cidade dos jovens de.
Alguns elementos para reflexão:
O marco aos voluntários de 32 Alexandre Simão Anelize Vergara Embora presente nos núcleos familiares dos voluntários da Revolução, que atuavam como guardiões.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Autor: Leonardo Almeida da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
PARTICIPANTES DO GRUPO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Tema da aula: Gênero e Trabalho
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
“Como você apresentaria, para alguém que não conhece, o lugar em que você mora em Campinas, num texto de cerca de 20 linhas? Você pode escolher falar de.
Saneamento Ambiental em Áreas de Recreação
O declínio do Império Romano
Resultados e conclusão
APRENDA A GOSTAR DE VOCÊ.
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
Trabalho realizado por:
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
DIREITOS HUMANOS Homofobia
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
Sociabilidades e Relações Etnicorraciais de Jovens Negros na Cidade de Mataraca-PB. Autor: Antônio Mendes Junior Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
Mobilizando seus colegas de trabalho
ESCOLA E DIVERSIDADE: CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE
Objeto e objetivos A revisão bibliográfica sobre o papel das imagens nas pesquisas sociais e nas sociedades fundamenta o campo de reflexão onde nos situamos.
Trabalho d Filosofia Demonstrar como cidadão como é a vida em Indaiatuba Nomes: Alison Bonassini Monteiro n°03 Ana Claudia Antunes da Silva n°04 Bruna.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Herdeiros da terra: estudo sobre a dinâmica sociocultural do vilarejo de Venâncio, frente aos processos de mudança na costa oeste do litoral cearense.
Uma história, muitas memórias: ocupações e cotidianos do bairro Gentilândia, em Fortaleza VASCONCELOS, Artur Alves de. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
1. INTRODUÇÃO Este trabalho faz parte do trabalho de pesquisa – CNPq/PIBIC – que foi desenvolvida com alunos do terceiro ao quinto ano da escola Municipalizada.
Amadurecimento Mário Quintana.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem Departamento de Enfermagem VIVÊNCIA PRÁTICA DE ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO DE.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
QuintanaQuintanaQuintanaQuintana MárioMárioMárioMário Som Aprenda a gostar de você.
Bruna Alves Duarte Mota Maria João Santiago Mariana Amorim Nuna Fernandes 12º J.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ IV REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA XIII REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS NORTE E NORDESTE JUVENTUDE INDÍGENA: ETNOGRAFANDO A ORGANIZAÇÃO.
Genetogramas e o Ciclo de vida familiar
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS – IECOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
Informativo Seja Feliz Maio de A luta é diária e as conquistas maravilhosas! Como todos os meses, estamos aqui para apresentar as atividades que.
Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas.
O Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB (Gays, Lésbicas, Transgêneros e Bissexuais) foi lançado no ano de 2004 através de uma.
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
Oficina de Web vídeo: buscando uma valorização e uma identificação na Ilha do Mel. Alda Silva,Evelyn brularky,Juliana Miranda,Marciele Corrêa,Maycon Costa,Natali.
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
E.E. Dom José de Camargo Barros Filosofia – Prof. Gentil Gonçales Filho Bruna Ferraz, nº. 10; Bruna Lima, nº. 11, Evilyn Freire, nº. 18; Geovanna Giusti,
GINÁSTICA RÍTIMCA NA PARAÍBA
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
1 Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC: espaços de co-construção do psicólogo e do sujeito comunitário a partir de uma práxis de transformação Autores:
Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE ALMEIDA AE, ALVES GC, DINIZ ACI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP/
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
QUEM SÃO OS ALUNOS E ALUNAS DA EJA? ADRIANA, DAIANY, FERNANDA BEATRIZ E MARIA LUIZA – PEAD/UFRGS DORIS MARIA LUZZARDI FISS – Orientadora – PEAD/UFRGS O.
Introdução A Comissão Setorial de Arquivos (CSArq/FCM), com apoio da Diretoria da FCM, promovem desde 2006, planejamentos para realização de ações para.
Economia Solidária: Outra economia acontece
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Comunicação, desenvolvimento regional e local e ruralidades A juventude rural e as novas fronteiras culturais entre o campo e a cidade a partir do debate.
 Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São.
Erico Nascimento Urbanista Pesquisador Nugsex Diadorim-Uneb Mestrando em Arquitetura e Urbanismo.
Introdução Primeiramente é preciso propor uma tese. Proponha logo na introdução (divisor de águas). 4 a 6 linhas é um tamanho bom para introduzir. 3 frases.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Trabalho ministrado pela professora Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias Sociedade,
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

Objeto e objetivos A “Quinta Universitária” foi criada por um dos donos dos bares da Praça João Pessoa. Teve como objetivo reunir pessoas para se divertir, como também, uma forma de lazer para os jovens que não tinham outra opção de lazer e diversão na cidade. A partir das 21hs o bar começa a ser povoado, algumas dessas pessoas chegam acompanhadas de amigos ou seus/suas No entanto, a maioria está desacompanhada à procura de alguém para a noite. O comportamento dos jovens gays é compreendido, segundo alguns frequentadores, como “anormal”, visto que eles ficam falando e cantando em voz alta para chamar a atenção. A “Quinta” é tema de discussão entre os moradores conservadores da cidade, pois, julgam que esse evento é libertino e pode corromper a juventude local. Argumentam que a prostituição e o consumo de drogas aumentou devido a vinda de estudantes universitários de outras cidades e estados para residirem e estudarem em Rio Tinto. Dessa forma, a instalação do campus IV da Universidade Federal da Paraíba proporcionou novas dinâmicas a uma população conservadora como a dessa cidade. É notório que a realização de eventos voltados para o público LGBT teve importante contribuição para o enfraquecimento do preconceito, pois, por meio desses, foi possível conscientizar a população Rio Tintense do respeito a cidadania LGBT. Resultados A partir do mapeamento dos espaços mais frequentados pelo público LGBT da cidade de Rio Tinto, no Estado da Paraíba, propõe-se analisar a sociabilidade desses jovens numa área central da cidade, a Praça Pública João Pessoa, um local de encontros, sociabilidades e lazer. Neste local ocorre semanalmente a “Quinta Universitária”, ocasião de intensa circulação de estudantes e espaços de troca sexuais e simbólicas. Notas etnográficas sobre sociabilidades homossexuais no interior da Paraíba Autoras: Walkiria do Nascimento e Marcela Alves de Lima Silvana de Souza Nascimento (Orientadora) Universidade Federal Da Paraíba – Campus IV/CCAE Apoio: CNPq Metodologia Para a realização dessa pesquisa foi necessário fazer um mapeamento dos espaços de sociabilidade LGBT. Um dos espaços identificados foi a Praça João Pessoa, localizada no centro da cidade de Rio Tinto. Posteriormente, recorreu-se as técnicas antropológicas da observação participante que nos permitiu perceber em cada sujeito a diversidade de formas de agir e se comportar (Oliveira, 2006). Foram observados também eventos relativos a essa temática. Dentre esses, uma feira LGBT, e performances durante a “Quinta Universítária”. Referência bibliográfica MOTT, Luiz. Porque os homossexuais são os mais odiados dentre todas as minorias? Palestra preparada para o Seminário Gênero & Cidadania: Tolerância e Distribuição da Justiça. Campinas (SP): Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu, Unicamp, P OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo. 2 ed. São Paulo: Ed. Unesp, SIMÕES, Júlio Assis; Facchini, Regina. Paradoxos da Identidade. In. Na trilha do arco-íris: do movimento homossexual ao LGBT. São Paulo: Fundação Perseu Abramo Mapa de localização Foto 2: Walkiria Nascimento. Toninho Music Bar localizado na Praça João Pessoa. Local onde acontece a “Quinta Universitária”. Foto 1: Thiago Oliveira. Imagem da performance realizada na cidade de Rio Tinto durante a “Quinta Universitária”.