Aglomerados de Galáxias O Universo é bem maior do que você imagina... Por Eslley Scatena.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Associação de Física da Universidade de Aveiro
Advertisements

Formação Estelar Tauã I. de Lucena Rasia.
A ESCALA DO UNIVERSO Por: Eder Martioli Qual é o tamanho do Universo?
COSMOLOGIA MATERIAL E ESPIRITUAL AULA 4.
Formação do Sistema Solar
O Universo e o Sistema Solar
POTÊNCIAS DE 10 DO MICRO AO MACROCOSMO ..
ORIGEM DO UNIVERSO No princípio, havia uma grande concentração de matéria e energia… até que, aproximadamente, 15 bilhões de anos atrás…, houve uma grande.
Nebulosas Berçários de Estrelas Por: Eder Martioli.
Explorando a Via Láctea Por: Eder Martioli.
A ESCALA DO UNIVERSO Autor: Eder Martioli Apresentação: Daniel C. L. de Andrade.
Por: Eder Martioli Aqui na Terra estamos sempre comparando o tamanho das coisas, por isso, as vezes dizemos que algo é pequeno ou grande, ou se algum.
Abertura do Setor de Astronomia - CDCC

Os que descem ao mar em navios, mercando nas grandes águas, esses vêem as grandes obras do Senhor, e suas maravilhas no abismo. Salmos, 107 (Cerca.
A Nebulosa de Andrômeda Joseana S. Soares.
TemaPalestranteData Calendário MaiaOrlando14 de Novembro Nossas Estrelas Vizinhas Raphael21 de Novembro Os grandes Telescópios Thiago28 de Novembro.
ESTA É A VIA LÁCTEA NOSSA CIDADE, ONDE MORAMOS
POTÊNCIA DE 10 Aumente o SOM DO MICRO AO MACROCOSMO .
AGA-105 Nebulosas e galáxias.
ASTRONOMIA: Imagens do Telescópio
A profissão de astrônomo
UNIVERSO: Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
Você sabe a que velocidade está?
Galáxias Galáxias: agrupamentos de centenas ou milhares de milhões de estrelas, que podem ter ou não planetas e outros astros a orbitar à sua volta. Podem.
Modelo geocêntrico de Ptolomeu Modelo heliocêntrico de
Distâncias Astronômicas
Uma Visão Geral do Universo
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Todo Sábado às 21h Apresentação , animações e texto disponível em:


Aglomerados de Estrelas e a Formação da Via Láctea
Descobrindo o Universo em 12 passos
O QUE SÃO O BIG-BANG, A ENERGIA E A MATÉRIA ESCURAS?
Introdução Antonio Mário Magalhães IAG-USP
Nossas Estrelas Vizinhas Os grandes Telescópios Tema Palestrante Data Calendário Maia Orlando 14 de Novembro Nossas Estrelas Vizinhas Raphael.
Universo, Matéria e Energia
A TERRA NO UNIVERSO.
Eu admirava o número, a disposição, o curso daqueles globos infinitos.
Afinal, qual é a forma do Universo?
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
As Estrelas No Universo existem milhões e milhões de estrelas, com diferentes brilhos e tamanhos. Eis alguns exemplos: Sol Betelgeuse (Fotografia tirada.
Óptica Para enxergar as coisas a seu redor ( luz do Sol, de tocha, de vela, de lâmpada ), o ser humano sempre necessitou de luz. Sem ela seria impossível.
Ciências Físico-Químicas
Não criamos este arquivo. Criador e/ou autores são desconhecidos. Disponível na Web, e gostando, entendemos ser interessante sua divulgação. Academia.
1.1. Como se tornou possível
Chubaka Producciones Inc. apresenta :.
O SISTEMA SOLAR E A TERRA
Por Marina Trevisan Estrela. Objeto celeste em geral de forma esferoidal, no interior do qual reinam temperaturas e pressões elevadas, particularmente.
TAMANHOS NO NOSSO UNIVERSO
Professora: Marise Rabelo
Galáxias R. Boczko IAG - USP Oeste Leste Sul A Via Láctea e as Nuvens de Magalhães.
Túnel da Ciência Universo, Matéria e Energia. Universo O Universo é o conjunto da matéria de energia que existe no espaço. Mesmo com a tecnologia de hoje,
Berçários Estelares : O Meio Interestelar e Formação de Estrelas
BIG BANG E A EXPANSÃO DO UNIVERSO
Observatório do CDCC - USP/SC. Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural.
Para onde Vamos ? O Destino do Universo
1.2. Teoria do Big Bang, galáxias e enxames de galáxias.
Maria de Fátima Oliveira Saraiva Departamento de Astronomia - IF-UFRGS
INTRODUÇÃO Objetos se agrupam Seqüência Natural: grupos de galáxias sistemas planetários sistemas de estrelas aglomerados abertos e globulares.
Via Láctea, nossa Galáxia
QUAL É O TAMANHO DO UNIVERSO?
Via Láctea Tamara Galindo Ferlin
As estrelas. Formação e evolução das estrelas Estrelas nascem em nuvens moleculares. Estrelas gastam 90% das suas vidas realizando a fusão nuclear do.
O Universo é um conjunto de tudo quanto existe. Fazendo uma contagem decrescente do Universo para a Terra temos : Super enxames, enxames de galáxias,
NOÇÕES DE ASTRONOMIA 1.
Transcrição da apresentação:

Aglomerados de Galáxias O Universo é bem maior do que você imagina... Por Eslley Scatena

O que é uma galáxia ? ga.lá.xia sf (gr galaxías) 1 Astr Cada um de bilhões de grandes sistemas de estrelas, que incluem não só estrelas mas nebulosas e matéria interestelar e constituem o universo. 2 V Via-Láctea. 3 Festa que se celebrava em Atenas em louvor de Hera, a mãe dos deuses galáxia. Sistema estelar isolado no espaço cósmico contendo mais de 100 bilhões de estrelas, nebulosas, aglomerados, poeira e gás. As galáxias tem as mais diversas formas e tamanhos. Existem, entretanto, três tipos principais : elípticas, espirais e barradas. Algumas galáxias não tem forma especial, sendo chamadas de irregulares; nebulosa extragaláctica, sistema extragaláctico, universo-ilha.

A Via-Láctea

Com o que se parece a Via-Láctea ? Messier 83

A estrutura da Via-Láctea DISCO BOJO HALO

Um pouco de números ... Número de estrelas : 400 bilhões incluindo o nosso Sol ! Diâmetro : aproximadamente 120 000 anos-luz Distância do Sol ao núcleo : 28 000 anos-luz “Big-Bang” : entre 13 e 15 bilhões de anos. Formação das galáxias : a partir de 1 bilhão de anos depois.

Outras galáxias Além de galáxias como a nossa, existem outros tipos de galáxias : a) Espirais Barradas b) Elípticas c) Irregulares

O Grupo Local de Galáxias As galáxias se “organizam” em grupos. A Via-Láctea pertence ao chamado Grupo Local de Galáxias. Pertencem ao grupo local cerca de 41 galáxias. Andrômeda e a Via-Láctea são as maiores galáxias do grupo. Grupos de galáxias : Conjunto de galáxias onde pelo menos 12 delas são mais luminosas que mag. absoluta -16 e estejam dentro de um raio mínimo de 1Mpsc = 3,26 milhões de a.l.

Como se distribui o Grupo Local ?

Como estudar as galáxias ? • Observando a evolução completa de uma galáxia, desde o seu nascimento; • Analisando e comparando várias galáxias ; Fazer os dois juntos

Aglomerados de Galáxias O Grupo Local de galáxias é um tipo de aglomerado de galáxias. Além disso, podemos ter grupos ainda maiores. Aglomerado de Galáxias. Um agrupamento de galáxias. Os aglomerados podem formar grupos muito pobres, como o Grupo Local, com 10 a 100 galáxias, ou ricos, como os grandes aglomerados com cerca de 1 000 galáxias.

Como é um Aglomerados de Galáxias ?

Olhando para o espaço profundo... Telescópio Espacial Hubble - Deep Field • 10 dias de exposição • 5 a 10 bilhões de anos-luz

Observações importantes sobre aglomerados de galáxias ... • Todas as galáxias de um aglomerado se encontram aproximadamente à mesma distância de nós, portanto, se uma galáxia parece ser 2 vezes mais brilhante que outra no mesmo aglomerado, ela realmente é ; • Sabemos hoje que o Grupo Local está caindo em direção ao aglomerado rico mais próximo de nós, que fica na direção da constelação de Virgem ;

Observações importantes sobre aglomerados de galáxias ... • Como se distribuem os aglomerados? • Ricos : De forma esférica • Pobres : Na maioria das vezes de forma irregular, mas podem aparecer de forma “achatada”.

O Aglomerado de Virgem •Quantidade de membros : 2 000 galáxias •Velocidade das galáxias : 1 500 km/s

Colisões Galácticas! • O ambiente denso dos aglomerados é responsável em parte pela evolução das próprias galáxias que dele fazem parte. Nos aglomerados, a colisão entre as galáxias é muito mais freqüente do que nas regiões menos densas do Universo.

Colisões Galácticas! •As colisões podem alterar as galáxias. •Duas galáxias espirais podem colidir e formar uma galáxia elíptica!

As galáxias cD •Somente em aglomerados encontra-se um tipo especial de galáxia chamada de cD. Trata-se de elípticas gigantes que sempre se encontram na região central dos aglomerados.

Simulações feitas em computadores

A Via-Láctea e Andrômeda A Via-Láctea vai colidir com Andrômeda! Daqui a 3 bilhões de anos...

A escala do Universo

Fim! Para ver um mundo em um grão de areia, E o céu em uma flor selvagem : Segure o infinito na palma de sua mão, E a eternidade em uma hora. - Blake (1757-1827) To see a world in a grain of sand, And the heaven in a wild flower : Hold infinity in the palm of your hand, And eternety in an hour Fim!

Bibliografia e Sites da Internet Agradecimentos Equipe CDA; Nestlé. Bibliografia e Sites da Internet Livros : The Decade of Discovery in Astronomy and Astrophysics - National Research Council; Cosmic Enigmas - Joseph Silk. Sites: http://hubble.stsci.edu/discoveries/hubble_deep_field/ http://www.cita.utoronto.ca/~dubinski/ http://www.damtp.cam.ac.uk/user/gr/public/gal_lss.html http://www.iagusp.usp.br/~gastao/AglomeradoGal/AglomeradodeGalaxias.html