Anticoncepção Cirúrgica Voluntária para Homens Vasectomia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Advertisements

O que sei sobre SIDA? Questionário
Trabalho realizado por: Ana Garcia nº1, 8ºC
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Métodos Anticoncepcionais
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Distúrbios do trato respiratório
Este texto, sobre a “Pílula do dia seguinte”, é uma coletânea de artigos que considerei plausíveis para o tema da aula de atualidades… Com o plenário da.
PEP Sexual Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Métodos contraceptivos
DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
PLANEJAMENTO FAMILIAR
Métodos contraceptivos
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
Métodos Anticoncepcionais
Curso de enfermagem 7º período Processos criativos e inovações em enfermagem Profº. Julio 1.
Pastoralfamiliarrj.blogspot.com.
DIABETE MELLITUS.
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
CANCRO DO COLO DO ÚTERO.
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Planejamento Familiar
SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues
Métodos Anticoncepcionais
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
quinzena da mulher de 7 a 18 de Março
MATERIAL INSTRUCIONAL DE CAPACITAÇÃO PARA A ASSISTÊNCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR MÓDULO IV MINISTÉRIO DA SAÚDE FEBRASGO.
MATERIAL INSTRUCIONAL DE CAPACITAÇÃO PARA A ASSISTÊNCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR MÓDULO I MINISTÉRIO DA SAÚDE FEBRASGO.
PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Filosofia e Bioética Prof. Nereu R
O PROCESSO DE CRÉDITO INFORMAÇÕES C´S DO CRÉDITO AVALIAÇÃO DE RISCO
FLUXOGRAMA PARA CREDENCIAMENTO DE
ACIDENTES OCUPACIONAIS COM RISCO BIOLÓGICO: O QUE FAZER PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO? Grupo Prev-Bio FAMEMA.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
CONTRACEPÇÃO DE EMERGÊNCIA
Métodos anticoncepcionais
CONTRACEPÇÃO Ficha de Verificação de Conhecimentos Avançar.
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Gravidez e Aborto. Gravidez Entende-se por gravidez o período de crescimento e desenvolvimento de um ou mais embriões dentro do organismo feminino que.
Universidade de São Paulo
Métodos contraceptivos definitivos
DIU Espermicidas “Pílula do dia seguinte” Aparelho pequeno e flexível em forma de T ou arco que se insere ao nível do útero tendo como função alterar.
PÍLULA DO DIA SEGUINTE!!!!!. QUANDO? Nas horas seguintes à relação sexual que se julga de "risco", ou seja, que se efectuou durante o período fértil (entre.
Métodos Contracetivos Não Naturais Químicos
Transcrição da apresentação:

Anticoncepção Cirúrgica Voluntária para Homens Vasectomia

Vasectomia: Uso Mundial Homens: 43 milhões Fonte: Church e Geller, 1990

Vasectomia nos Estados Unidos Terceiro método anticoncepcional mais popular Usado por 13% de casais casados em idade reprodutiva Uso crescendo três vezes mais rápido do que o uso das pílulas Fonte: Liskin, Benoit e Blackburn 1992.

Tipos de Vasectomia Técnica sem bisturi (preferível) Incisional

Vasectomia Incisional 1 ou 2 incisões na bolsa escrotal 99% das operações são feitas sob anestesia local Diferentes métodos de oclusão podem ser usados Ligadura Cauterização Combinação

Vasectomia sem Bisturi (VSB) Desenvolvido na China e introduzido nos EU em 1988 Melhor anestesia Médico segura os deferentes sob a pele Punção única Desnecessário usar pontos

Vasectomia Incisional: Complicações após o Procedimento nos EU 1 Por 100 vasectomias; 65.155 casos Fonte: Kendrick e cols 1987

VSB Taxa de falhas: 0,2 – 0,4% Total < 2% Mortalidade < 0,001% Complicações: Hematoma Infecção Epididimite Fonte: Carignan 1995

VSB: Complicações após o Procedimento na China 1 Por 100 vasectomias; 179.741 casos Fonte: Li e cols 1991.

Comparação da VSB com a Vasectomia Incisional Tailândia 1 Por 100 vasectomias 2 2 hematomas (desnecessária drenagem cirúrgica); 1 infecção 3 9 hematomas (necessário drenagem em 2); 7 infecções Fonte: Nirapathpongporn e cols 1990.

Vantagens da VSB sobre a Vasectomia Incisional Fonte: AVSC International 1997.

Vasectomia: Aspectos de Interesse do Cliente A decisão pela esterilização voluntária deve ser feita pelo próprio cliente. O cliente tem o direito de mudar de idéia a qualquer momento antes do procedimento. O cliente deve entender que a esterilização voluntária (EV) é um método permanente (não facilmente reversível). Incentivos não devem ser oferecidos para que o cliente aceite a EV. Um formulário de consentimento padronizado deve ser assinado pelo cliente antes do procedimento. É desnecessário consentimento do conjuge.

Vasectomia: Mecanismo de Ação A interrupção dos canais deferentes (duto ejaculatório) impede a presença de espermatozóides no ejaculado.

Vasectomia: Benefícios Anticoncepcionais Alta eficácia (0,1-0,15 gravidezes por 100 mulheres durante o primeiro ano de uso) Permanente Não interfere com o coito Bom para casais nos quais a gravidez ou a oclusão tubária se constitui em risco sério a saúde da mulher Sem efeitos colaterais a longo prazo Não causa mudanças na função sexual (sem efeito sobre a produção de hormônios pelos testículos)

Vasectomia: Benefícios Não Anticoncepcionais Não interfere com a amamentação da mulher

Vasectomia: Limitações Deve ser considerada permanente (não reversível) O cliente pode arrepender-se mais tarde Eficácia retardada (são necessários 3 meses ou 20 ejaculações) Riscos e efeitos colaterais de uma cirurgia pequena, especialmente quando feita sob anestesia geral Desconforto/dor a curto prazo após o procedimento Requer médico treinado Não protege contra DSTs (p. ex., HBV, HIV/AIDS)

Vasectomia: Efeitos a Longo Prazo sobre a Saúde Reprodutiva Câncer da próstata: há referência a pequeno aumento do risco; estudos recentes não confirmam esta informação Câncer dos testículos: com base em vários estudos, não há associação Doença cardiovascular: os estudos não apresentam associação Transmissão do HIV: não há dados que apoiem uma possível diminuição do risco de transmissão Fonte: Pollack 1993.

Quem Pode Submeter-se à Vasectomia? Homens: No período reprodutivo, de qualquer idade (habitualmente  50 anos) Que desejam um método anticoncepcional de alta eficácia e permanente Cujas esposas têm idade, paridade ou problemas de saúde que poderiam constituir-se em sério risco de saúde caso viessem a engravidar Que entendem e voluntariamente consentem que o procedimento seja feito Que tem certeza de haver atingido o tamanho desejado da família

Vasectomia: Quem Pode Necessitar Orientação Adicional? Homens: Que estão em dúvida em relação ao seu desejo de preservar fertilidade para ocasião futura Que não concedem voluntariamente a consentimento informado

Vasectomia: Condições que Requerem Precaução (OMS Classe 3) Infecção cutânea ou escrotal localizada Infecção aguda do aparelho genital Infecção sistêmica aguda (p. ex., resfriado, coriza, gastroenterite, hepatite viral) Doença cardíaca sintomática, distúrbios da coagulação, diabetes1 O procedimento deve ser adiado até que haja melhora ou cura. 1 O procedimento pode necessitar que sua realização tenha lugar em ambiente de recursos de alto nível. Fonte: WHO 1996.

Vasectomia: Condições que Requerem um Médico Experiente e Ambiente de Amplos Recursos Varicocele grande Hérnia inguinal Filariose Tecido cicatricial Cirurgia escrotal anterior Massa intra-escrotal (até esclarecer a causa) Testículo retido (fora da bolsa) com fertilidade comprovada Criptorquidia (se bilateral e com fertilidade comprovada) Doença relacionada com a AIDS

Vasectomia: Dados Demográficos dos EU Local: 75% feitas na sala de exame do médico 21% em clínicas 3% em centros cirúrgicos ambulatoriais Provedor: 72% feitas por urologistas 28% feitas por clínicos gerais

Vasectomia: Problemas Pós-Operatórios Infecção da ferida Hematoma Granuloma Edema exagerado Dor no local da incisão

Vasectomia: Instruções aos Clientes Manter o curativo por 3 dias. Não distender ou coçar a ferida durante a cicatrização. É permitido banhar-se mas sem molhar a ferida. A ferida pode ser lavada com água e sabão depois de 3 dias. Usar um suporte escrotal, manter a área operada seca e repousar por 2 dias.

Vasectomia: Instruções aos Clientes continuação Se tiver dor, tomar 1 ou 2 comprimidos de analgésico a cada 4 a 6 horas e aplicar bolsa de gelo. Evitar levantar pesos ou trabalhos forçados durante 3 dias. Evitar relações sexuais por 2 ou 3 dias ou até sentir-se confortável. Usar camisinha ou outro método anticoncepcional durante 3 meses ou até completar 20 ejaculações. Retornar após 1 semana se foram dados pontos com fio inabsorvível. Retornar para fazer 1 espermograma 3 meses depois da operação.

Vasectomia: Informações Gerais A vasectomia não confere proteção contra a gravidez nos primeiros 3 meses, 20 ejaculações ou até o desaparecimento dos espermatozóides em amostra de semen examinada ao microscópio. A vasectomia não prejudica o desempenho sexual porque os testículos continuam funcionando normalmente. A vasectomia não confere proteção contra as DSTs, inclusive a AIDS. Se qualquer um dos parceiros tiver risco, o casal deve usar camisinhas mesmo depois de feita a vasectomia.

Sinais de Alarme para Clientes da Vasectomia Retornar à clínica se ocorrerem os sintomas seguintes: Febre (superior a 38ºC ou 100,4ºF) Sangramento ou secreção fluindo pela incisão Dor intensa ou edema grande da bolsa escrotal

Vasectomia: Requisitos de um Programa Treinamento adequado em orientação e em avaliação de clientes (história clínica e exame físico) Provedores competentes e treinados para operar clientes acordados ou levemente sedados Suprimento regular de instrumentos esterilizados ou submetidos a desinfecção de alto nível, assim como luvas e equipamentos Usar procedimentos anti-infecção recomendados internacionalmente Disponibilidade de equipamento/medicamentos para emergências Centros de referência frente a casos de maior seriedade

Vasectomia: Barreiras Médicas mais Comuns Restrições de idade (muito jovem ou muito idoso) Restrições quanto ao número de filhos (menos do que 2 crianças vivas, nenhum filho varão) Exigências quanto ao estado marital/consentimento do conjuge Viéz do provedor Entraves processuais Quem pode prover: Só especialistas Só médicos