Questões: religião e integração econômica na Ásia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
(Quadros sinópticos, esquemas-resumo, infográficos e mapas mentais)
Advertisements

AS CIVILIZAÇÕES NO ESPAÇO MUNDIAL. AS CIVILIZAÇÕES NO ESPAÇO MUNDIAL.
Trabalho de Geeografia Alunos: Beatriz Nantes e Leonardo Paião
ÁSIA E BACIA DO PACíFICO
CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO
Os grandes espaços religiosos
A Civilização Árabe.
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2ª AULA
APEC E TIGRES ASIÁTICOS
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Blocos Econômicos.
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Projeto de Geografia Bloco econômico Asean.
PROJETO DE GEOGRAFIA Nomes:Bárbara Nunes Da Fonseca Maicon Aparecido
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
A antiga civilização indiana
CONTRASTES NOS PAÍSES DO SUL
Cabul – Afeganistão Cingapura
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
CE_19_CAN CAN – Comunidade Andina de Nações APEC – Asia-Pacific Economic Cooperation ASEAN – Associação de Nações do Sudeste Asiático DISCIPLINA: Comércio.
Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico
Grandes civilizações da atualidade
A Arábia e os árabes A península Arábica:
Comércio Internacional
INSTITUIÇÕES SOCIAIS IGREJA FILOSOFIA - Professor Fernando Petry.
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.
Associação de Nações do Sudeste Asiático
MAPEANDO A POPULAÇÃO MUÇULMANA MUNDIAL
CAPÍTULO 14 - ÁSIA DIVERSIDADE DE POVOS E CULTURAS
Sociologia & Filosofia
Religiões Uma síntese geral.
Religiões Abraâmicas.
Xintoísmo O Torii é o símbolo do Xintoísmo. É uma espécie de portal composto por duas barras verticais com uma barra horizontal no topo (chamada de kasagi),
A Ocupação Muçulmana.
Blocos econômicos-APEC
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
Professor Luiz Felipe Geografia
Hinduísmo.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Associação de Nações do Sudeste Asiático
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
BLOCOS ECONÔMICOS.
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
Ásia.
Religiosidade Africana
RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
Ásia – questões políticas
REVISÃO 9ºANO.
ORIENTE MÉDIO.
Professor Romildo Tavares
G-20.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Trabalho de Geografia Nome :Tatiane Lima de Souza Nº 34
É nosso compromisso evangelizar um povo que não ouviu falar de Cristo
Resumo explicativo Aula 31 Aula 32.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
Professor Romildo Tavares
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
Blocos Econômicos.
ÍNDIA ANTIGA Pesquisas mostram que a região é habitada há pelo 30 mil anos. Pouco se sabe como viviam, pois ainda os historiadores.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Henrique Pazetto- nº9 Daniel Imai- nº Matheus Sarmento- nº 16 Prof.ª: Wilson Forti 8ºB 1.
Transcrição da apresentação:

Questões: religião e integração econômica na Ásia Professor Luiz Felipe Geografia

Questões: religiões Explique o significado da palavra “religião”. Quais as principais religiões encontradas no continente asiático? Apresente um quadro comparativo das características das três principais religiões monoteístas da Ásia. Explique o que ocasionou a chamada “diáspora judaica” e em que circunstâncias o povo judeu retornou ao Oriente Médio. A respeito do Islamismo, diferencie os Sunitas dos Xiitas quanto a sua história e ações políticas. O sistema de castas da Índia é uma divisão social importante na sociedade Hindu, não apenas na Índia, mas no Nepal e outros países e populações de religião Hindu. A esse respeito: A) Quanto a religião Hindu, no que acreditam seus seguidores? B) Estabeleça relações entre essa religião e o sistema de castas. C) Explique porque o sistema de castas dificulta a mobilidade social na Índia.

Questões: integração econômica. Apresente os países participantes e as principais características das seguintes organizações econômicas e políticas da Ásia: A) Conselho de cooperação do Golfo (CCG) B) Associação das nações do Sudeste Asiático (ASEAN) C) Liga dos Estados Árabes (LAE) D) Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC).

Religiões asiáticas - gabarito 1 - A palavra existente em português desde o século 13. É um termo derivado do latim religio, religionis – “culto, prática religiosa, cerimônia, lei divina, santidade”. A questão é: de qual verbo esse substantivo é a forma nominal, relegere ou religare? A visão mais tradicional aposta na primeira opção. Relegere, isto é, “reler, revisitar, retomar o que estava largado”, pode ser visto neste contexto como o ato de reler e interpretar incessantemente os textos de doutrina religiosa ou, quem sabe, como a retomada de uma dimensão (espiritual) da qual a vida terrena tende a afastar os homens. No entanto, outra hipótese é a de que o vocábulo religião está ligada ao verbo religare, “religar, atar, apertar, ligar bem”. A ideia de que caberia à religião atar os laços que unem a humanidade à esfera divina.

Religiões asiáticas - gabarito 2 – Dentre as religiões mais praticadas no continente asiático estão: Judaísmo – Hegemônico em Israel mas, com presença restrita em outros países asiáticos. Islamismo – tendo 1, 3 bilhões de seguidores. É a religião que mais cresce no mundo. Na Ásia, se destaca no Oriente Médio, Ásia Central e Paquistão(Ásia Meridional). Budismo – originário da Índia, tem a maior parte de seus adeptos na China, parte do sudeste asiático, Coreia do Norte e Taiwan. (cerca de 113 milhões de adeptos). Hinduísmo – A maior parte de seus seguidores se encontra na Ásia Meridional (por volta de 961 milhões de pessoas). Xintoísmo – muito tradicional no Japão, essa religião reverencia os espíritos da natureza. Cristianismo – muito difundido nas Filipinas, é praticado esparsamente no resto do continente.

Religiões asiáticas - gabarito 3 . Judaísmo Cristianismo Islamismo  primeira religião monoteísta da humanidade acredita em um Deus único, onipotente e onisciente, que criou o mundo e os homens.  possui fortes características étnicas, nas quais nação e religião se mesclam. religião dos seguidores de Jesus Cristo, iniciada por suas pregações e as de seus apóstolos em meados do século I, na região do atual Estado de Israel. professa que o Deus criador, revelado a Abraão, a Moisés e aos profetas judeus, envia à Terra seu filho como Messias  baseada nos ensinamentos de Maomé, contidos no livro sagrado islâmico, o Alcorão. A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá Fundado na região da atual Arábia Saudita, o islamismo é a segunda maior religião do mundo.

Religiões asiáticas - gabarito 4 . Diáspora judaica refere-se a diversas expulsões forçadas dos judeus pelo mundo e da consequente formação das comunidades judaicas fora do que hoje é conhecido como Israel, partes do Líbano e Jordânia. Primeira Diáspora: iniciada em 586 a.C., quando o imperador babilônico Nabucodonosor II conseguiu invadir o reino de Judá, destruindo Jerusalém e deportando os judeus. Segunda Diáspora: a segunda diáspora aconteceu no ano 70 d.C. Ocorreu porque os romanos destruíram Jerusalém, “obrigando” os judeus a irem para outros países da Ásia, África ou sul da Europa. O retorno dos judeus se deu após a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto, tendo como apoiadores grandes potências mundiais.

Religiões asiáticas - gabarito 5. Xiita é uma seita do Islamismo, que significa "partidários de Ali". Os xiitas consideram Ali (o primo e genro do profeta Maomé) o sucessor legítimo da autoridade islâmica. O grupo xiita prefere uma interpretação mais rígida do Alcorão e não reconhece os conselhos e exemplos provenientes de qualquer outro livro. De acordo com os xiitas, o mundo islâmico deve ser politicamente controlado por membros diretos da família do profeta Maomé.  Os sunitas acreditam que Maomé não tinha herdeiro legítimo, e que o sucessor deveria ser eleito com uma votação entre as pessoas da comunidade islâmica. Assim, Abu Bakr, pai de Aisha, esposa de Maomé, deveria ser o sucessor do profeta, e que o método de escolha ou eleição de líderes (shura), aprovado pelo Alcorão, o legitimaria.

Religiões asiáticas - gabarito 6. a) O hinduísmo mistura de religião e filosofia, tem como divindades principais a trindade Brahma (força criadora ativa do universo), Vishnu (responsável pela manutenção do universo) e Shiva (o transformador, que destrói para construir algo novo). Essa religião prega a virtude e a resignação num ciclo de reencarnações, no qual cada vida é uma oportunidade de corrigir os erros na anterior e alcançar, afinal, a salvação.

Religiões asiáticas - gabarito 6. b) O sistema de castas da Índia é uma divisão social importante na sociedade Hindu, não apenas na Índia, mas no Nepal e outros países e populações de religião Hindu. Embora também já tenha sido observado entre seguidores de outras religiões no subcontinente indiano, incluindo alguns grupos de muçulmanos e cristãos.

Religiões asiáticas - gabarito 6. c) Os princípios do hinduísmo favoreceram a formação, na Índia, de uma sociedade que não permitia a ascensão de um indivíduo de uma classe social para outra, superior. A sociedade era dividida em camadas chamadas castas. Os integrantes de uma casta não podiam casar com os de outra, dificultando assim a mobilidade social. Esse sistema foi oficialmente extinto em 1947, porém, continua vigorando no cotidiano.

Religiões asiáticas - gabarito 6. c) Complemento Os brâmanes (sacerdotes e letrados) nasceram da cabeça de Brahma; Os xátrias (guerreiros) nasceram dos braços de Brahma; Os vaixás (comerciantes) nasceram das pernas de Brahma; Os sudras (servos: camponeses, artesãos e operários) nasceram dos pés de Brahma. À margem dessa estrutura social havia párias, os sem casta. Hoje são chamados de dalit, ou intocaveis.

Integração econômica: gabarito 7. a) Conselho de cooperação do Golfo (CCG) Características gerais: Trata-se de uma União Aduaneira que visa tornar-se um Mercado Comum. Seus principais objetivos são: Formular regulações similares em vários campos como a economia, finanças, comércio, turismo, leis e administração. Adoptar o progresso científico e técnico na indústria, mineração, agricultura, recursos hídricos e animais. Estabelecer centros de pesquisa científica. Países participantes: Bahrein, Kuwait, Omã, Catar, Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos. Aprofundamento: http://port.pravda.ru/mundo/07-03-2014/36370-ccg-0/

Integração econômica: gabarito 7. b) Associação das nações do Sudeste Asiático (ASEAN) Características gerais: trata-se de uma Zona de Livre Comércio ainda com negociações em andamento. Dentre seus objetivos estão o estimulo ao comércio de produtos e serviços entre os países membros e criar condições de estabilidade política e econômica na região, para permitir um ambiente mais propício ao comércio. Países participantes: Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã , Mianmar, Laos, Camboja

Integração econômica: gabarito 7. c) Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC). Características gerais: trata-se de uma Zona de Livre Comércio que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania. Seu principal objetivo é reduzir taxas e barreiras alfandegárias da região Pacífico-asiática.   Países participantes: Austrália, Canadá, Chile, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, perú, Filipinas, Rússia, Cingapura, Taiwan, Tailândia, Estados Unidos, Vietnã.