UM ESTUDO SOBRE O PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Árvores CC/EC/Mestrado Teoria dos Grafos ‏ 1.
Advertisements

MBA DE LOGÍSTICA | FCAP- UPE
Grafos - Caminhos Caminhos Máximo / Mínimo:
Fluxo em Redes Prof. Ricardo R. Santos.
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Grafos - V
Amintas engenharia.
Métodos para representação de estruturas hierárquicas
Problema do caixeiro viajante
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Abril
GRAFOS EULERIANOS E HAMILTONIANOS
Metaheurísticas Prof. Aurora Pozo Departamento de Informática Universidade Federal do Paraná
Uma aplicação de Programação Linear em uma empresa de serviços
Árvores.
Grafos – Parte 1 Projeto e Análise de Algoritmos Aline Vasconcelos
Colônia de Formigas (Ant Colony Optimization)
Medida do Tempo de Execução de um Programa
Medida do Tempo de Execução de um Programa
NÃO DETERMINISMO Marcus Eduardo Cabral Seabra
Grafos - Definições Preliminares - Formas de Representação
WAR STORY Stripping Triangulations Luciana Oliveira e Silva
Pesquisa Operacional - Profa Úrsula L. F. Ribeiro
Algoritmo das formigas
Daniel Felipe Neves Martins
Estruturas de Dados e Complexidade de Algoritmos
List Ranking: Um Estudo Experimental
Inteligência Artificial
Grafos Msc. Cintia Carvalho Oliveira Doutoranda em Computação – UFU
Heurísticas, algoritmos gulosos e aproximações
T ÓPICOS DE I.A. Métodos de Busca Busca em Espaços de Estado Prof. Mário Dantas.
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial Busca.
Teoria dos Grafos Caminhos e Noção de Grafos com pesos
Professora: Ana Cristina G. e Silva Natal-RN
Exercícios PAA- Grafos
Otimização Inteira 5a. Aula Franklina.
Operações com grafos União Exemplo
Aula 03 – BCC202 Análise de Algoritmos (Parte 1) Túlio Toffolo www
Histórico, exemplos e problemas
Heurísticas, algoritmos gulosos e aproximações
Teoria dos Grafos Introdução
Redes Bayesianas – Inferência
O PROBLEMA DE SCHEDULING EM JOB-SHOP
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCOLA DE INFORMÁTICA MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina:Estruturas de Dados Aluno:Christiano Otero Avila Prof.
Algoritmos de Busca Local
Redes ADSA António Câmara.
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
Complexidade de Algoritmos
Roberto A. G. Motta sob orientação do Prof. Dr. Siang Wun Song
Teoria dos Grafos Conceitos Preliminares
Busca Combinatorial e Métodos de Heurística
Introdução Prof. Antonio Carlos Coelho
Relator: Danilo M Lage Contestador: João Eduardo Maeda 2ª Reunião do Grupo de Estudos.
Msc. Daniele Carvalho Oliveira
Resolução de Problemas de Busca
Projeto Completo de Redes Ópticas com Topologia em Hierarquia
UMA ABORDAGEM PARA O PROJETO DE REDES URBANAS DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS POR OTIMIZAÇÃO COMBINATÓRIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICAS Cezar Miranda Paula.
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
Mestrado em Informática
Redes de transporte Uma rede ou grafo consiste num número finito de pontos chamados nós ou vértices interligados por arcos. Muitos sistemas, físicos ou.
On The Complexity of Determining Autonomic Policy Constrained Behaviour Sobre a Complexidade de Determinação de Política Autônoma de Comportamento Restrito.
Disciplina: Inteligência Artificial Universidade de Itaúna
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
Mailson Felipe da Silva Marques Johnson Cordeiro Sarmento
Computação Evolutiva Nome dado ao estudo de algoritmos cuja inspiração é o processo de evolução natural das espécies. Origem: trabalho de um pesquisador.
Problemas de Otimização Combinatória
Roteirização.
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
P ESQUISA O PERACIONAL – A ULA 2 Prof. Marcos Antonio Estremote.
Ant Colony Optimization Eraylson Galdino da Silva Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Tópicos Avançados em Inteligência.
Transcrição da apresentação:

UM ESTUDO SOBRE O PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE Aluna: Natalle Cristina Moretti Cammarosano Kopczynski Orientadora: Profa. Lílian Kátia de Oliveira 2010

INTRODUÇÃO Ultimamente, problemas de roteamento, que são comuns em sistemas logísticos, vêm sendo amplamente estudados nas empresas para aumentar a eficiência da prestação de seus serviços. Para tal, são aplicados alguns métodos, dos quais pode-se obter soluções factíveis. O problema de roteamento estudado foi o Problema do Caixeiro Viajante.

OBJETIVOS Estudo dos principais conceitos de Teoria de Grafos; Estudo dos modelos matemáticos utilizados na resolução do Problema do Caixeiro Viajante; Pesquisa sobre os principais métodos de solução da literatura; Implementação dos métodos exatos, heurísticos e probabilísticos para sua resolução (linguagem de modelagem GAMS); Comparação das soluções obtidas a partir dos métodos executados.

JUSTIFICATIVAS O Problema do Caixeiro Viajante, devido à sua potencialidade de aplicações, bem como pela dificuldade de resolução, tem sido bastante estudado na literatura em diferentes campos do saber, como a otimização, matemática, engenharia, inteligência artificial. Algumas aplicações são: programação de operações de máquinas em manufatura; programação de transporte entre células de manufatura; otimização do movimento de ferramentas de corte; maioria dos problemas de roteamento de veículos; solução de problemas de sequenciamento de DNA; solução de problemas de programação e distribuição de tarefas em plantas; trabalhos administrativos, entre outros. Portanto, procedimentos de solução para o Problema do Caixeiro Viajante que determinam boas soluções em um tempo computacional razoável são importantes.

PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE Objetivo: cobrir todos os nós de uma rede, a fim de alcançar um objetivo pré determinado (menor distância ou menor custo), passando somente 1 vez em cada nó. Decorre de uma situação hipotética de um caixeiro, que deve sair de uma cidade, passar por várias outras e voltar ao seu ponto de origem. Considera-se que as distâncias e custos entre uma cidade e outra são conhecidos. Sua complexidade de solução aumenta de acordo com a extensão do problema. As aplicações práticas são: entrega de produtos em depósitos, reposição de materiais em postos de trabalho, roteiro de condução escolar, entre outros.

MODELOS Grafo Completo não Orientado Seja G(N, A) um grafo completo não orientado com n nós e δ (v) o conjunto dos arcos incidentes no nó v N . Seja cij o custo do arco (i,j) e considere: O Problema do Caixeiro Viajante não orientado pode ser modelado como: onde S é qualquer subconjunto de N, a partir de 3 elementos, que descreve os possíveis ciclos.

MODELOS Grafo Completo Orientado Seja G(N, A) um grafo completo orientado com n nós. Seja cij o custo do arco (i,j) e considere: O Problema do Caixeiro Viajante orientado pode ser modelado como:

MÉTODOS Algoritmo 1 – Problema da Mínima Árvore Geradora (MST): Consiste em encontrar uma árvore de comprimento mínimo, entre todas as possíveis árvores geradoras do grafo G(N,U). Passo 1: Escolha arbitrariamente o nó i. Encontre o nó mais próximo de i, digamos j, e conecte-o a i. Passo 2: Se todos os nós estiverem conectados, pare. Neste caso a MST foi encontrada. Caso contrário, vá para o passo 3. Passo 3: Encontre o nó, entre os nós ainda não conectados, que esteja mais próximo dos nós já conectados, e conecte-o aos nós já conectados. Volte para o passo 2.

MÉTODOS Algoritmo 2 – TSP1 Considere um grafo com n nós, completo e satisfazendo a desigualdade triangular. Passo 1: Encontre a mínima árvore geradora ligando os n nós. Chame-a de T. Passo 2: Seja m o número de nós de T de grau ímpar (m sempre é par). Encontre o minimum length pairwise matching desses m nós e identifique os m/2 caminhos mínimos do casamento ótimo. Chame-o de M. Passo 3: Crie o grafo H com a união de T e M. Note que H não contém nós de grau ímpar. Encontre um circuito de Euler em H. Este circuito é uma solução aproximada para o TSP1. Passo 4: Caso haja nós visitados mais de uma vez no circuito de Euler, melhore o roteiro levando em conta a desigualdade triangular, de maneira a obter um ciclo Hamiltoniano para o grafo H. Este ciclo também é uma solução aproximada para o TSP1.

MÉTODOS TSP Probabilístico Considere n pontos que são aleatoriamente e independentemente distribuídos sobre uma área A, com a localização de cada ponto uniformemente distribuído em A. Pode ser mostrado que: Observação: Na prática, a expressão fornece boas aproximações se os n pontos estiverem razoavelmente bem espalhados sobre a região A (mesmo nos casos onde os n pontos não são tão independentemente localizados, ou quando a distribuição de probabilidade não é exatamente uniforme).

PRÓXIMOS PASSOS Implementação de Algoritmos Básicos: para tal, será usada a linguagem de modelagem GAMS; Resultados; Relatório final.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CUNHA, C. B.; BONASSER, U. O.; ABRAHÃO, F. T. M. Experimentos computacionais com heurísticas de melhorias para o problema do caixeiro viajante. In: XVI Congresso da ANPET – Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. Natal, 2002. FERNANDES, F.; MORABITO, R. Linguagens de modelagem GAMS e LINGO: Aplicação a um problema de balanceamento de linha de montagem. Cadernos de Engenharia de Produção n.20, UFSCar. São Carlos, 1993. GOLDBARG, M. C.; LUNA, H. P. L. Otimização combinatória e programação linear: modelos e algoritmos. 2ª edição revisada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. PRESTES, A. N. Uma Análise Experimental de Abordagens Heurísticas Aplicadas ao Problema do Caixeiro Viajante. 2006. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Pós- Graduação em Sistemas e Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.