Demonstrar como em nossa cidade de Indaiatuba existem estruturas do Panopticum de Jeremy Bentham. E.E Dom José de Camargo Barros Nomes: Carla Nº09,12,13,14,21,23.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Advertisements

MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Angélica/MS.
Angélica/MS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Por: Cristina de Fátima Silva
Trabalho de Filosofia EE Dom José de Camargo Barros - Indaiatuba
O uso da internet nas escolas
ALIENAÇÃO POLÍTICA 2ºA EE “Dom José de Camargo Barros” – Indaiatuba
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Aula 7: Portais de Noticias
O Homem como animal político – definição aristotélica.
DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA E FÓRUM DE DISCUSSÃO
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Panopticum Andressa Macedo ; nº 05 __  Mariana Malumbres ; nº 29
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
“E.E. Dom José de Camargo Barros”
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
O Homem como animal político - definição aristotélica.
E.E Dom José de Camargo Barros Trabalho de Filosofia 2ºBimestre 2012
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
seminário: redes sociais, os professores e o ensino
ESCOLA DO FUTURO.
Com um mercado cada vez mais competitivo e focado na contratação dos melhores profissionais, a NTR Cursos vivencia a mais de uma década o desafio de aperfeiçoar.
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria, e o mesmo, teria de ser realizado.
O que é ensinar história?
O Homem como animal político – definição aristotélica -O objetivo desse trabalho é demonstrar como é a vida em nossa cidade, Indaiatuba, através do nosso.
Tecnologias da Informação e Comunicação
“ESCOLA ESTADUAL DOM JOSE DE CAMARGO BARROS” CAROLINE 07 DANIELA 09 DANILLO 10 ERIK 12 ICARO 17 JESSICA 18 LUCAS FELIPE 22 LUCAS JOSE 23 MAYARA 24 STEFANI.
PANOPTICUM Natália Gerônimo n° 32 Daiane S.M. Taveira n° 11 Luana L. Gozer n°24 2º ano F Prof. Gentil Gonçales Disciplina de Filosofia “Escola Estadual.
O homem como animal político – Definição Aristotélica
{ E.E.”Dom José de Camargo Barros” Objetivo do trabalho: demonstrar como em nossa cidade de Indaiatuba existem estruturas do Panopticum de Jeremy Benthan.
Trabalho d Filosofia Demonstrar como cidadão como é a vida em Indaiatuba Nomes: Alison Bonassini Monteiro n°03 Ana Claudia Antunes da Silva n°04 Bruna.
Trabalho de Filosofia – Professor GENTIL
(Analise em Indaiatuba)
E.E. Dom José de Camargo Barros
Identificação do Panopticum de Jeremy Benthan em Indaiatuba.
Estruturas com modelo Pan-opticum em Indaiatuba
Mudar de casa.
Navegar em segurança na Internet Tic Professora :Fernanda Ledesma.
Escola Estadual Dom José de Camargo Barros Alunos: Ayana Souza nº 02, Fernando Henrique nº11, Jackson Rodrigo nº 14, Katarine Franco nº 17, Pâmela Gomes.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
- Homem como animal político
E. E. Dom José de Camargo Barros
A Vida na Cidade de Indaiatuba “E.E. Dom José de Camargo Barros” Felipe Rocha n° 16 Luana Dalla Valle n° 29 Maria Beatriz n° 32 Maysa Suellen n° 31 Sérgio.
O Homem como animal político “E.E. Dom José de Camargo Barros” Felipe Rocha n° 16 Luana Dalla Valle n° 29 Maria Beatriz n° 31 Maysa Suellen n° 32 Sérgio.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Introdução à Informática Assunto: Wordpress Professor: André Moraes Aluno: Bruna Lais Zuge Pelotas,
E.E. Dom José de Camargo Barros O Homem como animal político – definição aristotélica. Trabalho de aprofundamento realizado na disciplina de Filosofia.
Objetivo do Trabalho: Demonstrar como cidadão de Indaiatuba como é a vida política (vida na cidade) de Indaiatuba. Escola Estadual Dom José de Camargo.
E.E Dom José de Camargo Barros Nomes: Débora Fernanda Franciele Luana Lucas Bueno Lucas Guisso Luiz Raphael Nº: Serie: 3ºB Disciplina:
E.E DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS. Evelyn n°08; Karine n°16; Stephani nº32 Thais n°33; Aline n°44; Daniele n°45. 3°G Professor : Gentil - Filosofia O objetivo.
E.E. DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS Filosofia 3ºD Bianca Steffen Simes nº05 Larissa Castro nº16 02/09/2013.
O homem como animal político – definição aristotélica.
Tema: O homem como animal política E.E. Dom José de Camargo Barros Amanda Rodrigues, 02 Ana Maria, 04 Brenda Oliveira, 05 Caroline Rodrigues, 08 Douglas.
Identificação do Panopticum de Jeremy Bentham em Indaiatuba
O homem como animal político – Definição Aristotélica
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL ABADIA FAUSTINO INÁCIO.
E.M.E.F. Presidente Vargas
Tema: O Homem como animal político – definição aristotélica
Panorâmica de Tecnologias Digitais de apoio ao processo ensino-aprendizado 1.
Curso de Programador de Sistemas Disciplina: Utilização de Frameworks Prof. Alaelson Jatobá Aula 2 29 de novembro de 2012.
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
Escola: E. E. Dom José de Camargo Barros Disciplina: Filosofia, Professor Gentil Nomes e Números: Leticia Chiba nº 19 Mikaely Shelyston nº 27 Mikaely Shelyston.
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
Transcrição da apresentação:

Demonstrar como em nossa cidade de Indaiatuba existem estruturas do Panopticum de Jeremy Bentham. E.E Dom José de Camargo Barros Nomes: Carla Nº09,12,13,14,21,23 2ºF Edvan Elen Eliane Klisman Leonardo Disciplina: Filosofia Professor: Gentil

Jeremy Bentham-Panopticum É um mecanismo arquitetural, utilizado para o domínio da distribuição de corpos em diversificadas superfícies (prisões, manicômios, escolas, fábricas). Como cada cela dava ao mesmo tempo para o interior e para o exterior, o olhar do vigilante podia atravessar toda a cela; não havia nenhum ponto de sombra e, por conseguinte, tudo o que o indivíduo fazia estava exposto ao olhar de um vigilante que observava através de persianas, de postigos semi-cerrados de modo a poder ver tudo sem que ninguém ao contrário pudesse vê-lo

. Em Indaiatuba existem vários lugares,na maioria deles lugares públicos que estão sempre vigiados com estruturas que dão impressão de que tudo vêem, baseados no Panopticum de Jeremy Bentham. No nosso dia a dia podemos perceber a vigilância em diversas instâncias. No trabalho, no hospital, nas ruas,na escola,etc.

Escolas Neste caso, os dispositivos são as câmeras para filmar as aulas e os diversos dados disponibilizados aos pais dos alunos, online, para que no mesmo dia aqueles possam saber como foi o dia dos seus filhos.

Ruas e Praças É comum hoje encontrarmos câmeras de monitoramento em lugares com grandes aglomerações de pessoas. Discussões explodem, em diversas ordens, quando o assunto é Controle. E quando se discute Vigilância, de uma forma ou de outra, se discute também Controle. E a partir dai surgem questões éticas, políticas, e de uma forma geral, questões vitais para se debater o futuro da democracia.

Condomínios Residenciais Nem na nossa própria casa estamos livres de serem vigiados. Com o crescimento da marginalidade o sistema de segurança dos condomínios são vigiados 24 horas por dia.

Estabelecimentos Comerciais Em bares e restaurantes e muito comum terem um circuito para monitorar toda a parte interna e externa do estabelecimento.

Em Indaiatuba temos um sistema que vigia a cidade 24 horas por dia o COI (Centro de Operações e Inteligência), é um sistema que monitora as ruas e avenidas e os comércios centrais.

Até o início do Séc. XXI, novas tecnologias de comunicação e informação surgiram, permitindo novas formas de vigilância que por vezes se tornam tão dissimuladas que não são facilmente percebidas pelos indivíduos. Tornam-se também naturalizadas, não deixando claros todos os objetivos de quem se utiliza daquelas novas técnicas de vigilância. Nestes novos tempos a vigilância também vem adquirir uma nova característica. A possibilidade de observação de todos sobre todos. Hoje é possível ao patrão ler mensagens de correio eletrônico de seu empregado, mas também existe a possibilidade de colegas lerem mensagens de colegas, maridos de esposas, pais de filhos, a partir de ferramentas gratuitas disponíveis na Internet, por exemplo. Dessa forma a criação de um novo veículo de comunicação teria os objetivos de difundir, debater, e ampliar uma discussão sobre o tema que permita às pessoas a compreensão sobre o funcionamento dos dispositivos disciplinares e da Sociedade de Controle.

Referencias Bibliográficas Textos utilizados: Imagens Utilizadas: 47A8-A846-9E14D3E08E7D escolas-podem-ser-obrigatorias