Estudo 12 – O Deus Consolador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprendendo a se sujeitar à vontade de Deus
Advertisements

NÃO SE TURBE O VOSSO CORAÇÃO
Batismo no Espírito Santo (parte V)
O PLANO DE DEUS PARA SUA VIDA
BENEFÍCIOS DA EXPIAÇÃO Lição 11 para o dia 13 de Dezembro de 2008.
Domingo V da Quaresma 29 de Março de 2009
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
no Evangelho de S. Marcos
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
Que é discipulado cristão
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
Terceira Igreja Batista do Plano Piloto
A vida do cristão no Espírito Texto bíblico – Romanos
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
A Videira Verdadeira João 15:1-17
Por quantos testes você já passou na vida?.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
CONSTRUINDO O CARÁTER  I – INTRODUÇÃO
A pessoa e obra do Espírito
TEMA DO ESTUDO DEUS ENVIA JESUS COMO O SALVADOR DO MUNDO.
Alcançando As Promessas
DEUS TRINDADE.
Uma perspectiva Bíblica
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO VI
LEIA A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS!
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
Seja Bem-Vindo !.
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Pr. Rodrigo Marques Gutierrez
I CORÍNTIOS 11:17-34.
Música Judeo-espanhola 4’50
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.. Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
O Pai Espiritual Lucas 15:
Um Coração liberto Lucas 15:
CRER SEM VER: DESAFIO DA FÉ CRISTÃ
Jesus é a VIDA João
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
INICIA COM O VÍDEO.
“Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.” Eclesiastes 7.29 NTLH.
Intervalo Bíblico do Cin - 03/06/2014
Precedendo. Precedendo A Ceia do Senhor 42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações.  Atos 2:42.
Meus irmãos e minhas irmãs;
O Livro de 2 Pedro TEXTO BASE: 2 Pedro 3.13
Reorganizando as.
A Fé que transforma sua vida
Ele mora no mais íntimo de ti, e tu moras n’Ele.
O Fruto da vida João Este modelo pode ser usado como um arquivo inicial de um álbum de fotos.
E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem.
A doutrina do Espírito Santo
Revista e Atualizada(RA)
Atos 4:9-12.
Essenciais da Igreja Evangelizar.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre...” João
GUERRA NUCLEAR? POLUIÇÃO? Só nas quatro primeiras semanas de exibição, arrecadou 210 milhões de dólares.
Evangelho segundo S João, capítulo 16
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
Jesus conforta os Discípulos antes de sua morte e ressurreição
JESUS É O CAMINHO Heloísa Rosa.
1. Sua percepção sobre Deus pode estar errada.
João 16 e 17 - Momentos com Cristo O texto de nossa lição de hoje é de sublime inspiração para nós. Vejam o que Bento XVI retira dele.
Transcrição da apresentação:

Estudo 12 – O Deus Consolador 3T13 – A doutrina de Deus Estudo 12 – O Deus Consolador Texto bíblico – João 14 e 16 Texto áureo – João 14.16

DEUS ÚNICO, ETERNO, CRIADOR, ONIPOTENTE, ONISCIENTE, ONIPRESENTE Neste trimestre em que estamos estudando a pessoa de Deus, tivemos que abordar o tema através do estudo de seus atributos. Não havia outra forma de aproximar-nos do objetivo do trimestre a não ser por meio daquelas virtudes que personificam a figura infinita e majestosa do Senhor Deus. Daí, os temas iniciais em que procuramos vislumbrar a pessoa do Pai na medida em que o víamos como DEUS ÚNICO, ETERNO, CRIADOR, ONIPOTENTE, ONISCIENTE, ONIPRESENTE

Daí passarmos a vê-lo nas lições seguintes como Deus Mas estes eram os atributos que chamamos absolutos do Senhor, inalcançáveis, portanto, para nós. Por isso logo depois passamos a ver os atributos que ele permitiu compartilhar conosco, aqueles que podemos buscar e alcançar, por meio da dádiva do seu Filho ao mundo, o Senhor Jesus Daí passarmos a vê-lo nas lições seguintes como Deus SANTO, AMOR, SALVADOR, PERDOADOR, PACIENTE, GALARDOADOR e JUSTO, na pessoa de seu Filho, JESUS CRISTO!

Observem, então que ficou faltando em nosso tema a percepção da pessoa de Deus, através da terceira pessoa da trindade, o Deus Espírito Santo Vislumbramos a pessoa do Deus Pai nas quatro primeiras lições, do Deus Filho nas sete seguintes, e parece-nos que ficou faltando algo. Não, não ficou faltando! A penúltima lição nos traz o atributo único e indispensável do consolo do Senhor Pai, na pessoa do DEUS ESPÍRITO SANTO!

O plano de Deus para a sua revelação à sua criatura só se completa agora, quando o Filho cumprindo a sua missão morre no Calvário para ressuscitar na eternidade, deixando-nos como companheiro, amigo e ajudador, o Deus Espírito Santo, como ele mesmo explicou aos seus discípulos e a nós nos textos que iremos ler. O apóstolo Paulo vivendo poucos anos após esta mensagem de Cristo em João 14 e 16, entendeu perfeitamente esta visão da pessoa do Deus que é consolo quando na segunda carta aos Coríntios, proclama:

- a certeza da presença e consolação dele em nós. 15Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. 16E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 17a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. 18Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. 19Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. 20Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. 21Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. 22Perguntou-lhe Judas {não o Iscariotes}: O que houve, Senhor, que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? 23Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. 24Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou Estes textos de João 14.15-24 são de extrema profundidade espiritual. O Senhor Jesus está dando aos seus discípulos a chave para a vitória diante do mundo: - a certeza da presença e consolação dele em nós.

25Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco. 26Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. 27Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. 28Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu. 29Eu vo-lo disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós creiais. 30Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim; 31mas, assim como o Pai me ordenou, assim mesmo faço, para que o mundo saiba que eu amo o Pai. Levantai-vos, vamo-nos daqui. As palavras de Cristo em João 14.25-31 são de alento e esperança para seus discípulos. Eles estavam opressos, temerosos, e o Senhor precisava infundir-lhes a certeza de que mesmo diante dos obstáculos ele estaria ao lado deles.

7 Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. 8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não crêem em mim; 10 da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, 11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. 12 Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. 15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará. 16 Um pouco, e já não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis. 17 Então alguns dos seus discípulos perguntaram uns para os outros: Que é isto que nos diz? Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; e: Porquanto vou para o Pai? 18 Diziam pois: Que quer dizer isto: Um pouco? Não compreendemos o que ele está dizendo. 19 Percebeu Jesus que o queriam interrogar, e disse-lhes: Indagais entre vós acerca disto que disse: Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis? Em João 16.7-19 ele explica a causa de sua partida. Para que o plano do Pai se concretizasse ele precisava dar espaço agora para a dispensação do Deus Espírito Santo, aquele que traria o consolo e a paz ao coração do crente.

23 Naquele dia nada me perguntareis 23 Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome. 24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo. 25 Disse-vos estas coisas por figuras; chega, porém, a hora em que vos não falarei mais por figuras, mas abertamente vos falarei acerca do Pai. 26 Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai; 27 pois o Pai mesmo vos ama; visto que vós me amastes e crestes que eu saí de Deus. 28 Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai. 29 Disseram os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não por figura alguma. 30 Agora conhecemos que sabes todas as coisas, e não necessitas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus. 31 Respondeu-lhes Jesus: Credes agora? 32 Eis que vem a hora, e já é chegada, em que vós sereis dispersos cada um para o seu lado, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. 33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. As palavras de Cristo em João 16.23-31, enfeicham o relacionamento direto que os crentes passariam a ter com o Pai. Por meio de sua partida deste mundo e a vinda do Espírito Santo, o homem passa a ter acesso direto ao Pai.

O que o Espírito Santo faz em sua e em minha vida? Conclusão O que o Espírito Santo faz em sua e em minha vida? Ajuda (14.16) Habita em mim (14.17) Vida (14.19) Consolo (14.26) Paz (14.27) Conversão (16.8-11) Alegria (16.22) Vitória (16.33) O Espírito Santo tem operado em sua vida? Salvando-o?... Consolando nas tribulações?... Trazendo-lhe paz ao coração?... Alegria no viver?...