Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Projeto
Advertisements

Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Estadísticas de uso e impacto de las revistas de la colección SciELO Adalberto Tardelli Administración de Fuentes de Información, Gerente BIREME/OPS/OMS.
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Fabiana Montanari BIREME/OPAS/OMS Unidade SciELO
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
Comunicação científica em saúde na BVS
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Oficina Nacional de Comunicação em Vigilância Sanitária
Publicações Eletrônicas
Treinamento Pró-Multiplicar UFBA
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
Arquivo e Documentação
Indicadores de avaliação das revistas científicas nacionais
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Projeto SciELO: metodologia e critérios de seleção
Critérios de seleção de bases de dados bibliográficas da área da saúde
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
I ENCONTRO SUL-AMERICANO DE EDITORES CIENTÍFICOS DA ÁREA DA SAÚDE.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Fabiano André Vergani
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Biblioteca Virtual em Saúde:
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
Padronização no Gerenciamento Eletrônico de Documentos
NÚCLEO INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Uma metodologia para publicação eletrônica
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES
Instituições responsáveis:
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Escola de Redes A escola é a rede O Que é a Escola de Rede ???  É uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Cooperação Luso-Brasileira em Comunicação e Recursos Digitais RCAAP e Arquivo da Web Portuguesa 30.out.2013 João Gomes Diretor Área de Serviços Avançados.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
SciELO Scientific Electronic Library Online Rosely de Fátima Pellizzon Universidade Federal de São Paulo Biblioteca Central
O Instituto Stela® é uma organização sem fins lucrativos que está trabalhando de forma consistente para inserir o País em um novo momento histórico, a.
Metodologia para textos completos
História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
Biblioteca Multimídia em Saúde Pública: Compartilhamento de Conhecimento e Transparência da Informação Ana Cristina da Matta Furniel Ana Paula Mendonça.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
FÓRUM NACIONAL CONSELHO NACIONAL DAS FUNDAÇÕES ESTADUAIS DE AMPARO À PESQUISA - CONFAP PROTOCOLO COOPERAÇÃO CAPES/CONFAP Arlindo Philippi Jr CAPES Brasília,
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) Brasilia, de Março de 2016 Projeto BR-CRIS e Observatório.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
BVS Adolec no Brasil Área de Saúde do Adolescente e do Jovem e BIREME com o apoio do Comitê Consultivo I Reunião do Comitê Técnico São Paulo, 08 de outubro.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Transcrição da apresentação:

Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP modelo de gestão do conhecimento para agências de fomento à pesquisa Rosaly Favero Krzyzanowski rosalyfk@fapesp.br Buenas Tardes Meu nome és Rosaly Favero krzyzanowski e tengo mucho gusto en estar aqui para apresentar algunas informaciones sobre la Biblioteca Virtual de la Fundación de Amparo a la Investigación del Estado de São Paulo, en Brasil. . Campinas 2006

1. A Instituição- FAPESP http://www.fapesp.br Data de criação: 1962 Objetivo Apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de São Paulo em todas as áreas do conhecimento. Para atingir este objetivo: financia projetos de pesquisa; contribui para a difusão do conhecimento e para a formação e aperfeiçoamento de pesquisadores. Receita anual 1% da receita tributária do Estado de São Paulo (a partir de 1989) valor concedido em 2005 R$ 481.718.578,89, destinados a projetos de pesquisa e bolsas, através de programas regulares, especiais e de inovação tecnológica. A Biblioteca Virtual esta sendo implantada na Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo que por sua vez foi criada em 1962, com o objetivo de.......,.

As Agências de Fomento no Cenário de Mudança 24 agências no país 1997 - estruturado o Fórum das FAPs 2004 - denominado “Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa Professor Francisco Romeu Landi” 2006 - passa a Conselho Nacional das FAPs (CONFAP) http://www.gestaoct.org.br/ Objetivo - colaborar com o MCT e as Secretarias de C&T na descentralização da C&T e Inovação do país.

FAPESP (2003- ) - Programa Mudança, Qualidade e Institucionalização Organização das atividades e das relações de trabalho; Mapeamento de processos; Desenvolvimento, capacitação e treinamento de pessoas; Uso de Tecnologia de Informação e Comunicação; Sistema de Apoio à Gestão do Fomento na FAPESP (SAGe); Sistema de Avaliação de Programas;

FAPESP (2003- ) - Programa Mudança, Qualidade e Institucionalização Comunicação científica Revista “Pesquisa FAPESP” http://www.revistapesquisa.fapesp.br/ Agência FAPESP http://www.agencia.fapesp.br Portal FAPESP http://www.fapesp.br Biblioteca Virtual http://www.bv.fapesp.br La Fundación se ocupa aun con programas de divulgación científica de sus actividades. Para esto tiene su Portal FAPESP actualizado todos los días y otros medios de comunicaciones como la revista “Pesquisa FAPESP” y un site de informaciones diarias en C&T, llamado “Agencia FAPESP

2. Biblioteca Virtual - BV/FAPESP http://www.bv.fapesp.br 2.1 Implantação 2003 Em consonância com “Proposta de Política Nacional de Preservação da Memória da Ciência e da Tecnologia” elaborada em 2003, por Comissão Especial *, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Brasil. Lançamento em maio de 2004 *Contou com contribuição de pessoas /entidades nacionais envolvidas no tema (Participação da FAPESP, na pessoa do seu Diretor Presidente, Prof. Francisco Romeu Landi) Su implantación sigue las recomendaciones de la “Propuesta de Política Nacional de Preservación de la Memoria de Ciência y Tecnología” elaborada en 2003, por la Comisión Especial del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico - CNPq, Brasil.

Sociedades científicas e sociedades literárias; Política Nacional de Memória da C & T Instituições fundamentais para Implementação “Universidades; Institutos de Pesquisa; Sociedades científicas e sociedades literárias; Arquivos públicos e particulares; [...] Museus, Memoriais e Centros de documentação e informação; Instituições de fomento; [...] e Escolas Técnicas.” Esta propuesta considera las Universidades...... y Instituciones de fomento, como Instituciones fundamentales por la implementación de la Política Nacional de Preservación de la Memoria de Ciencia y Tecnología. Fonte: CNPq. Uma proposta de Política Nacional de Memória da Ciência e Tecnologia. Brasília, 2003. p. 8-9.

Política Nacional de Memória da C&T Recomendações “Cabe multiplicar as publicações, exposições e filmes relativos à memória da Ciência e da Tecnologia no Brasil. A sociedade precisa tomar conhecimento do alongado esforço nacional de produção do saber [...]”. Recomenda ainda que: Fonte: CNPq. Uma proposta de Política Nacional de Memória da Ciência e Tecnologia. Brasília, 2003. p. 8-9.

2. Biblioteca Virtual - BV/FAPESP http://www.bv.fapesp.br 2.2 Objetivos Contribuir para a preservação e a divulgação da memória institucional da FAPESP; Otimizar o acesso à informação em CT& I, para fins de pesquisa e geração de novos conhecimentos; Registrar e disseminar a informação referencial dos conteúdos em CT& I, produzidos no Estado de São Paulo com o apoio da FAPESP; Contribuir para ampliar os conteúdos nacionais em CT& I existentes nas redes eletrônicas e novas mídias. Levando em consideração essas recomendações a BV objetiva:

2. Biblioteca Virtual-BV /FAPESP http://www.bv.fapesp.br 2.3 Visão Estabelecer modelo de Biblioteca Virtual para as fundações de amparo a pesquisa no país, com vistas à geração de produtos e serviços destinados à comunidade científica, seguindo normas e padrões internacionais de tratamento da informação e de comunicação de dados. Objetiva ainda:

2. Biblioteca Virtual-BV /FAPESP http://www.bv.fapesp.br 2.4 Metodologia - BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), desenvolvida pela BIREME/OPAS/OMS (Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), utilizando software C- ISIS da UNESCO. Permite: adaptações segundo as necessidades da FAPESP; Interação com outros sistemas, tais como LATTES, SciELO, SCienTI, etc. Utilização de técnicas participativas/ interdisciplinares na análise e implementação de bases de dados http://www.bireme.br/ Para obter seus objetivos a BV/FAPESP adoptou a metodología desenvolvida pela BIREME/OPAS/OMS, utilizando software C-ISIS da UNESCO. AS principais razoes para a adoção desta metodologia foi a possibilidade de: adaptação.... Interação.... Utilização.... http://lattes.cnpq.br/index.htm http://www.scielo.org/ http://www.scienti.net/html/es/home.html

2. Biblioteca Virtual-BV /FAPESP http://www.bv.fapesp.br 2.5 Público-Alvo Comunidade científica e tecnológica, de variadas origens institucionais (especialmente aquelas de ensino e pesquisa), envolvidas na produção, disseminação, uso e preservação do conhecimento humano; Beneficiários dos programas da FAPESP (bolsistas, pesquisadores, empresas, universidades, institutos de pesquisa); Integrantes dos Setores/Gerências/Diretorias da FAPESP, para compartilhamento de informações e tomadas de decisões; Sociedade civil, para que conheça a contribuição da FAPESP ao desenvolvimento do conhecimento científico. O publico alvo que pretende atingir é: A comunidade.....especialmente as de ensino e pesquisa... Os beneficiários..... Os integrantes.... E a comunidade em geral.....

2.6 Estrutura da BV: Página principal 1 2 3 4

2.6 Estrutura da BV: Pesquisa Livre La caja de búsqueda libre está disponible para ser llenada con las palabras elegidas por el usuario permitiendo la recuperación simultanea en todas las fuentes de la información de la BV (meta-búsqueda). Posee también: Links, para búsqueda avanzada y a “como hacer búsquedas”

2.6 Estrutura da BV: Busca em fontes de informação

Esta é a pagina de Sites em C&T, selecionados segundo critérios ´predefinidos de qualidade. Inclui pequeno resumo de cada site e o link para o mesmo na Internet.

Esta pagina refere-se ao Portal FAPESP na Midia que faz parte da BV e indexa diariamente matérias sobre a FAPESP publicadas nos diversos meios de comunicação.

2.6 Estrutura da BV: Programas de Inovação Tecnológica

2.6 Estrutura da BV: Destaques

2.6 Estrutura da BV: Registro ... CV/LATTES Aqui temos um registro de resultado de pesquisa onde se obtem: Links para Currículo LATTES dos pesquisadores brasileiros. Resumo em português e/ou inglês (quando disponíveis no documento original) Links para o texto completo e/ou Imagens (honrarias, publicações e outros)

Registro de Projeto Temático Registro de artigo cientifico

Valor Agregado à Informação Subsídios a estudos e avaliações institucionais; Padronização dos procedimentos, reunindo informações técnico-científicas em servidor central, com sistema gerenciador único, evitando dispersão de esforços no tratamento técnico das mesmas e nos procedimentos de busca; Compartilhamento com serviços de documentação, informação e comunicação, existentes em diferentes segmentos internos e externos à Fundação A Bv alem de seu valor de preservação e disseminação da informação em C&T oferece subsídios a estudos e avaliações institucionais...... Apresenta padronização de procedimentos..... Permite compartilhamento.......

Registros na Biblioteca Virtual Posição em: 21.08.2006 Fontes de Informação Registros certificados (N.º) Literatura Científica 2.909 Sítios em C & T 594 Eventos Financiados pela FAPESP 1.053 Eventos com participação FAPESP 36 Projetos de pesquisa (regulares) 422 FAPESP na Mídia 2.525 TOTAL 7.619 Fonte: CDi/FAPESP

BV - Estatística de uso mensal 2006 Posição em: 21.08.2006 Total no 1º semestre 2006: 20.960 visitas únicas

Obrigado pela atenção! Rosaly Favero Krzyzanowski rosalyfk@fapesp.br ”