Universitário Empreendedor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa NAP de extensão CREALI – Centro de Recursos para Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa I Jornada de Extensão UEL/UENP de novembro de 2010.
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
Apresentação do Projeto
Financiadora de Estudos e Projetos
Bacharelado em Sistemas de Informação
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
O Cérebro do Brasil na Internet APOIO:. Da Empresa Júnior direto para BrainWeb CONPEC ( ) Presidente Conselheiro Rede Brasil Jr ( ) Conselheiro.
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Ciclo de Formação de Empreendedores Genevix Núcleo Softex TecVitória
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Universidade Federal de Pernambuco
Foco do Sebrae Empresa de Pequeno Porte - Brasil
II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Oportunidades / Desafios Brasília – 18 e Ministério do Trabalho e Emprego.
Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG
Prêmios Santander Universidades
A importância da jovem liderança empreendedora
CBVE AGO – Fev/2013 Prata da Casa Programa Attitude Fevereiro, 2013.
29 de outubro de º WCTI – Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação na UERJ O papel do Sistema FIRJAN/IEL no desenvolvimento da cultura empreendedora.
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
Uma Visão para Empresas de TI
EAD E O MUNDO EMPRESARIAL Rosa Maria Simone CIEE
Conceitos e Gerações de EAD
Consultoria e Projetos
O FUTURO AO SEU ALCANCE. Nosso objetivo QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ASSITIDA.
Rodrigo Pacca / Daniel Novaes Desenvolvendo o Empreendedorismo na Universidade.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Promovendo Soluções Sociais
Universidade Federal de Pernambuco
Empresas Juniores: prescrições para um contexto de pesquisa
O que é? O programa Inova Jovem foi criado para levar capacitação na área de empreendedorismo e inovação para alunos do Cotuca e Cotil e, assim, criar.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Apresentação Trainees FCAP Jr.
Presidente Conselho de Jovens Empreendedores do Amazonas - CJE
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
I Encontro de Empresas Juniores da UEG Prof. ELTON FIALHO DOS REIS Apresentação da Tramitação para Criação e Regulamentação de EJs na UEG.
novos entrantes inscritos no ENEM de jovens de 18 a 24 anos estão fora do ensino superior novos entrantes.
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
Integrando Tecnologia nos Caminhos da Educação
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
Origem e Importância do Empreendedorismo e o Empreendedorismo no Brasil Rose Grossi - Fagen - UFU Aula
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
MAIO DE 2002 INOVAÇÃO FINANCEIRA E CAPITAL DE RISCO PARA MPES -SEMINÁRIO ALIDE-
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Matemática Conceito.
Empresa Junior.
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
W w w. c i t i. o r g. b r Centro Integrado de Tecnologia da Informação CITi Cássio de Albuquerque Melo Trainee - Presidência
Ufscar. Business RPG no Ensino de Empreendedorismo Roberto Ferrari Mauro Biajiz.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
O papel do Estagio na Formação de Professores
DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O JOVEM ENGENHEIRO Mariles Carvalho.
OBJETIVO 1- CRIAR UMA ENCORPORADORA IMOBILIÁRIA. 2- DESENVOLVER UM EMPREEN- DIMENTO IMOBILIÁRIO TEMÁTICO, ÚNICO E DE CLASSE MUNDIAL.
Conheça a competição O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição educacional entre estudantes universitários brasileiros, realizada pelo Sebrae,
3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CT&I Reunião Preparatória do DF GT – Inclusão Social Brasília – DF, 29/07/2005.
O QUE DE POSITIVO PODEMOS DESTACAR NA EDUCAÇÃO DE NOSSA CIDADE? -PRONATEC: PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO QUE FACILITA O ACESSO.
REUNES - Reunião Universitária de Empreendedorismo e Responsabilidade Social.
42 países Abrangência GEM 2006 Europa - 21 Américas - 10 (6 da América do Sul) Ásia - 9 África - 1 Oceania - 1.
Apresentação. | A Maior Estrutura de Educação Financeira do País NÚMEROS Corpo docente com 68 instrutores.
5 Ótimos Motivos Para Fazer um Curso Superior POR QUE VALE A PENA OBTER UM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO? PreparacaoEnem.com.br 1.
Uma rede de parceiros, de projetos e de ações.. Organização social, sem fins lucrativos, criada em 2002 NOSSA MISSÃO Promover a cidadania constituindo.
Transcrição da apresentação:

Universitário Empreendedor Juventude transformando conhecimento em negócios 17/05/2004, Fórum de Empreendedorismo da Unicamp

Cenário atual ??????? Universidade Mercado de trabalho, grandes corporações Estágio Pesquisa científica, academia Iniciação Científica ??????? Criação de negócios, empreendedorismo Jovem universitário 17/05/2004, Fórum de Empreendedorismo da Unicamp

Solução: juventude deve CRIAR seus próprios empregos!!! Motivação do projeto Somos 6º país mais emprendedor do mundo (GEM 2003) De 1995 a 2000, 96% dos empregos foram gerados por empresas com no máximo 100 empregados (SEBRAE) Desemprego atinge 13% da PEA (IBGE) Somos 6º pior lugar para se abrir empresa (Banco Mundial) De cada 10 empresas abertas no Brasil, apenas 4 sobrevivem após 5 anos (SEBRAE) Desemprego atinge 24,4% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos (IBGE) Solução: juventude deve CRIAR seus próprios empregos!!! 17/05/2004, Fórum de Empreendedorismo da Unicamp

17/05/2004, Fórum de Empreendedorismo da Unicamp Obstáculos Estrutural: universidade forma pessoas para mercado e academia Cultural: interação universidade-empresa não é consensual Econômico: burocracia e carga tributária, foco no macro Político: falta políticas públicas PARA e DE juventude 17/05/2004, Fórum de Empreendedorismo da Unicamp

17/05/2004, Fórum de Empreendedorismo da Unicamp Linhas de Atuação 1) Motivação para Empreender 2) Formação de Empreendedores 3) Construção de Empreendimentos 17/05/2004, Fórum de Empreendedorismo da Unicamp

1) Motivação para Empreender Tornar o tema “Empreendedorismo” mais familiar, quebrando paradigmas Criação e participação em eventos: Conhecer exemplos de sucesso (e fracasso) Saber as opções e dificuldades da carreira empreendedora Ter contato com as instituições de fomento Empresa Junior: organização e divulgação dos eventos, com apoio das faculdades 17/05/2004, Fórum de Empreendedorismo da Unicamp

2) Formação de Empreendedores Preparar graduandos com conhecimentos, habilidades e características de empreendedor Mudanças na estrutura de ensino: Mudança de currículos: inserção de disciplinas Interação com mercado: identificar nichos Formação de professores: de transmissor de conhecimento a colaborador na sua construção Criação/aproveitamento de espaços complementares: “Biblioteca do Empreendedor” Visitas a empresas, aulas in loco Empresa Junior: reconhecimento como extensão 17/05/2004, Fórum de Empreendedorismo da Unicamp

3) Construção de Empreendimentos Espaço 1: “Iniciação Empresarial” Início: identificação de oportunidade de negócio formação da equipe de alunos + professor/profissional orientador elaboração de projeto “Bolsa de Iniciação Empresarial”: financiamento dos estudos Durante: desenvolvimento do projeto estruturação da empresa busca por recursos Fim: Plano de Negócios Espaço 2: “Empresa Jr” Vivência empresarial, espaço de aprendizado Projetos: fonte de oportunidades de negócios e protótipos Clientes e outras EJs: formação de rede de contatos Muldisciplinaridade: interação entre cursos “Bolsa de Iniciação Empresarial”: financiamento dos estudos dos membros da EJ Espaço 1 U Espaço 2: bases fortes para surgir o UNIVERSITÁRIO EMPREENDEDOR 17/05/2004, Fórum de Empreendedorismo da Unicamp

Victor Rosa Marinho de Queiroz Presidente FEJESP victor@fejesp.org.br Obrigado! Victor Rosa Marinho de Queiroz Presidente FEJESP victor@fejesp.org.br 17/05/2004, Fórum de Empreendedorismo da Unicamp