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Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.

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1 Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP

2 Somatório ações internacionalização todas IES–PG + Ações /R$ IES, governos( agências) e empresas FOPROP

3 Começa ensino médio qualidade Graduação internacionalizada PG internacionalizada FOPROP

4 Formar RH altamente qualificados na geração do conhecimento e que sejam competentes e competitivos internacionalmente(Vahan,2011 ) FOPROP Internacionalização da PG Missão PG-Universidade classe mundial Formar RH altamente qualificados na geração de conhecimento de nivel internacional (Rudge,2011)

5 FOPROP RH formado PG “Internacional” INTERNACIONALIZAÇÃO PG 1.Decisão IES ( R$, acordos ) 2.Decisão Estado (R$, acordos) 3.Decisão programa PG( competência ) 4.Decisão aluno PG( preparo, vontade, instigação,etc)

6 FOPROP Experiências Institucionais Experiências de internacionalização da instituição: programas institucionais com efetiva motivação de criar oportunidades de intercambio para docentes e alunos nível de sucesso imediato de difícil mensuração, com reflexos direto sobre os participantes, com reflexos indiretos ao ensino e ao aperfeiçoamento dos alunos de pós-graduação fácil de ser avaliado com indicadores numéricos (quantos), difícil de se avaliar o impacto qualitativo Exemplos típicos: convênios interinstitucionais

7 FOPROP 75 mil Bolsas para o Exterior

8 FOPROP Modalidades de Bolsas p/ Docentes e Alunos PG Bolsa Brasil Graduação 27.100 Bolsa Brasil Doutorado (1 ano) - Sanduíche24.600 Bolsa Brasil Doutorado Integral (4 anos)9.790 Bolsa Brasil Pós-doutorado (1 ou 2 anos) 8.900 Bolsa Brasil Estágio Senior (6 meses)2.660 Treinamento de Especialistas de Empresas no Exterior (até 12 meses) 700 Bolsa Brasil Jovens cientistas de grande talento (3 anos) 860 Pesquisadores Visitantes Especiais no Brasil (3 anos) 390 TOTAL75.000

9 FOPROP mudança de nome Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE) Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) Duplicação do número de bolsas PDEE transforma-se em PDSE

10 FOPROP Mecanismos auxiliares para a Internacionalização Portal Auxilio publicação Assinaturas Institucionais Auxílio Editoração - AED

11 FOPROP Envio de mais estudantes ao exterior para fazer PhD, em áreas defasadas, com vista à dinamização do sistema e da captação do conhecimento novo Expandir os programas de graduação e doutorado sanduíche Estimulo à atração de mais alunos e pesquisadores visitantes do exterior Apoiar avanços na produção científica qualitativa Aumento do número de publicações com instituições estrangeiras CAPES: estratégias J. Guimarães

12 FOPROP C O N C E I T O S 1 e 2 abaixo do padrão mínimo de qualidade (desempenho fraco) 3 atende o padrão mínimo de qualidade (desempenho regular) 4 bom desempenho 5 alto nível de desempenho 6 e 7 desempenho de excelência ALTO NÍVEL DE INSERÇÃO INTERNACIONAL Decisão do Programa PG

13 FOPROP Experiências Isoladas ou de Grupos Experiências de internacionalização dos grupos: atividade individual, com foco no estabelecimento de contatos científicos pontuais nível de sucesso dependente da capacitação individual com reflexos indiretos ao ensino e ao aperfeiçoamento dos alunos de pós-graduação Exemplos típicos: viagens de intercâmbio científico, participação em congressos, bolsas sanduíche, etc

14 FOPROP INTERNACIONALIZAÇÃO PROCESSO LONGO E COMPLEXO ENVOLVE PARA O SUCESSO REQUER CLARA POLÍTICA INSTITUCIONAL mobilidade de docentes/pesquisadores/estudantes realização de projetos de pesquisa em parceria estabelecimento de redes interinstitucionais

15 FOPROP INTERNACIONALIZAÇÃO MAIS RÁPIDA onde preexistem competência científica e gerencial e infra-estrutura suficientes para suportar os encargos dos acordos interinstitucionais de cooperação Luiz Hildebrando Pereira da Silva, diretor do INPA Mas por si só não garantem processo virtuoso de internacionalização da IES Há necessidade que identifiquem e invistam em suas próprias prioridades, com planejamento correspondente

16 FOPROP PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE INTERNACIONALIZAÇÃO Objetivo criar oportunidades de intercâmbio para docentes e alunos Nível de sucesso de difícil mensuração imediata Resultados reflexos diretos sobre os participantes e indiretos sobre a formação dos alunos de pós-graduação Indicadores de avaliação numérico (quantos?) fácil impacto qualitativo difícil CONVÊNIOS INTERINSTITUCIONAIS

17 FOPROP INTERNACIONALIZAÇÃO COOPERAÇÃO INTERNACIONAL consolidação de áreas estratégicas criação de novas oportunidades para a ciência seleção de parceiros forma das parcerias meta a ser atingida NECESSIDADE análise adequada

18 FOPROP Desafios da Internacionalização Melhoria da visibilidade internacional das IES em inglês Parcerias institucionais com as melhores universidades do mundo (Top 50) Ampliar a participação em ações “interferentes”. Ex.: comitês editoriais; comitês científicos (OMS, UNESCO, etc.) Aumentar a influência na América Latina como formador de recursos humanos

19 FOPROP DESAFIO PARA O FOPROP INTEGRAR UNIVERSIDADES BRASILEIRAS PARA A CRIAÇÃO DE PROGRAMAS INTERNACIONAIS CONJUNTOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

20 FOPROP DESAFIO PARA PRÓ-REITOR PG Um “campo” de ciência em cada bairro O egresso PG seja imagem sucesso Formação de talentos

21 Trabalhar em equipe Inserção internacional Flexibilidade Antecipar ações Comprometido c/ desafios globais Formação multidisciplinar Capacidade empreendedora Intervir e transformar realidades Reconhecer e lidar c/ diversidades PERFIL DOS EGRESSOS PG

22 FOPROP Obrigada!


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