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O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA

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Apresentação em tema: "O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 O PNPG 2011-2020 E A PG NA PSICOLOGIA
EMMANUEL ZAGURY TOURINHO (UFPA)

2 O PNPG Sexto PNPG, primeiro com projeção de ações para uma década. PNPG 1 – PNPG II – PNPG III – (PNPG IV – ) PNPG V – Expectativa de sustentar projeto de levar o Brasil à condição de quinta economia do mundo no mesmo período.

3 O PNPG 2011-2020 – Alguns Temas Centrais
Articulação CT&I Relação com a educação básica Multi e interdisciplinaridade Qualificação e internacionalização do sistema Areas estratégicas Amazônia Azul Saúde Energia Transporte Agronegócio

4 O PNPG 2011-2020 – Alguns Desafios
O desafio quantitativo O desafio qualitativo O desafio social

5 1. Formar mais Mestres e Doutores

6 1. Formar mais Mestres e Doutores
Necessidade de intensificar a formação de mestres e doutores Para a atuação acadêmica e não acadêmica Expansão do sistema Crescimento interno dos cursos

7 1. Formar mais Mestres e Doutores
Em 2011: cerca de 13 mil/ano Expectativa para 2020: 29 mil/ano

8 1. Formar mais Mestres e Doutores

9 1. Formar mais Mestres e Doutores
Em 2009: 286/11 mil  2,6% Em 2020: 2,6%  754/29 mil doutores/ano Total de DP em 2009: 905 Projeção para 2020: formar anualmente o equivalente a 84% dos DP em 2009.

10 1. Formar mais Mestres e Doutores
Defesas por docente permanente: 2007: 1,56 2008: 1,67 2009: 1,70 % DP com 4 a 8 orientandos: 48,4% 35/64 PPGs têm menos de 50% dos DP com 4-8 orientandos.

11 1. Formar mais Mestres e Doutores

12 1. Formar mais Mestres e Doutores

13 1. Formar mais Mestres e Doutores

14 1. Formar mais Mestres e Doutores

15 1. Formar mais Mestres e Doutores
Crescimento do financiamento para a formação Expectativa de crescimento substancial da capacidade de formação A demanda por maior eficiência na formação

16 2. Avançar na Internacionalização
O crescimento da participação brasileira na produção científica mundial O impacto internacional relativamente mais baixo da produção brasileira A competitividade entre os BRICs

17 2. Avançar na Internacionalização

18 2. Avançar na Internacionalização

19 2. Avançar na Internacionalização

20 2. Avançar na Internacionalização

21 2. Avançar na Internacionalização
Expectativa de maior interação com a comunidade científica internacional, em todos os níveis. CsF Participação no aporte de recursos tenderá a ter como referência o grau de internacionalização Apoio a uma maior diversificação da cooperação internacional DRI/CAPES – a partir de 2007

22 2. Avançar na Internacionalização
% médio de itens publicados no exterior pela área de Psicologia no triênio : Cursos 6 e 7: 34,38% Cursos 5: 17,85% Cursos 4: 11,07 Cursos 3: 4,63% Média geral na área: 12,87%

23 2. Avançar na Internacionalização
Portanto, as políticas voltadas à internacionalização (especialmente da produção) ainda não têm repercutido na área de modo expressivo.

24 2. Avançar na Internacionalização
Produção x Avaliação Valorização crescente da publicação em veículos de circulação internacional deverá impactar a avaliação Apoio financeiro a revistas brasileiras com potencial visibilidade e impacto internacionais

25 2. Avançar na Internacionalização
Possível horizonte de trabalho – 2020 Sistema majoritariamente com padrão internacional PPGs fora desse cenário serão minoritários ou excluídos (cf. reação aos 3x3) Maior atração de pesquisadores e alunos estrangeiros Busca de parcerias será predominantemente bidirecional

26 2. Avançar na Internacionalização
Necessidade de indução da área com vistas a garantir a difusão de experiências bem sucedidas de cooperação internacional a cooperação mais intensa e mais diversificada a interação com entidades internacionais avanço na produtividade compatível com os indicadores gerais do sistema

27 3. Articular CT&I A evolução das exigências do sistema
Maior eficiência na formação Maior eficiência na produção científica Maior eficiência na transferência de conhecimento de ponta para a sociedade Acompanha mudanças internacionais

28 3. Articular CT&I Introdução em 2007 do quesito “Inserção Social”.
Centralidade atualmente conferida à “Inovação”. O papel da PG em Psicologia no desenvolvimento de Tecnologias Sociais

29 3. Articular CT&I Grupos de pesquisa tenderão a uma reconfiguração, visando acomodar A pesquisa básica ou aplicada A produção científica internacionalizada O desenvolvimento de tecnologias ou inovações A diversificação de seus impactos no sistema educacional

30 3. Articular CT&I Para lidar com essa demanda, a Psicologia precisará avançar na diferenciação de Extensão Pesquisa aplicada Prestação de serviços Desenvolvimento de tecnologias Avaliação precisará contemplar essa expectativa mais abrangente das realizações dos programas.

31 3. Articular CT&I EXC BOM REG FRA DEF FRA REG BOM EXC
Produção científica publicada Desenvolvimento de tecnologias, inovação

32 Obrigado! eztourinho@gmail.com
UFPA


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