Unidade 12 A ocupação africana e suas consequências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A GUERRA FRIA.
Advertisements

A era dos impérios
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
O Imperialismo e o colonialismo
O IMPERIALISMO.
ÁFRICA: herança colonial
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
A descolonização da África
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
África Negra C.11 Página F 37.
África do Sul C.12 Página F46.
Apartheid: a legitimação da segregação racial
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
Descolonização da África e da Ásia
Recuperação Trimestral
Recuperação Anual de Geografia
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÁFRICA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
Geografia Politica.
MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES..
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
Revisão para o PRP/2chamada Geografia
África Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
Multimídia em aulas de História
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
O que a Conferencia de Berlim ocorrida em 1884 na Alemanha tem a ver com o dia 25 de maio instituído pela ONU em 1972 como o dia da África no mundo? Um.
Neocolonialismo: O Imperialismo no século XIX
PROFESSOR: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
África.
Obstáculos ao desenvolvimento
ÁFRICA.
Neocolonialismo e o caso africano. O que é neocolonialismo? Durante o século XIX, principalmente em sua segunda metade, desenvolveu-se um processo de.
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
Um continente esquecido
Evandro Albuquerque de Andrade
África: Aspectos Naturais.
África - Unidade e Diversidade
Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA
A DESCOLONIZAÇÃO E A EMERGÊNCIA DO 3º MUNDO
Revisão para trabalho de cartografia e África
Imperialismo – neocolonialismo do séc XIX
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
Conflitos Nacionais na África.
ÁFRICA.
Evandro Albuquerque de Andrade
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Colonização Africana Colonização Africana.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
A ERA DOS IMPÉRIOS.
Neocolonialismo na áfrica e na ásia
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
 Guerra Fria  Alma-Ata (1978): OMS, UNICEF e a saúde mundial  Guerras de libertação e sistemas de saúde esfacelados em África  A “cooperação socialista”
IMPEIALISMO SEC. XIX 22/04/2017
O Mundo da Guerra Fria Esquema e conceitos.
Revisão Cap. 41 e 42.
ÁFRICA um continente de muitas riquezas
Prof. Natania A Silva Nogueira
IMPERIALISMO e suas consequências
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
Transcrição da apresentação:

Unidade 12 A ocupação africana e suas consequências EDUCAÇÃO DE QUALIDADE Colégio Pentágono – Cunha/SP Professor de Geografia Alexandre C. Borges Júnior

Introdução Os europeus realizaram contato no séc XV Àreas de descanso; Navegadores Atracadouros. Litoral povoado; Comércio de pedras preciosas

Processo de ocupação A exploração e domínio político estendeu até os anos 1990 1ª fase: expansão marítima européia (séc XV) – ocorreu por necessidade de rota alternativa para o Oriente 2ª fase: marcada pelo imperialismo europeu – objetivo novos mercados consumidores, fontes de matéria prima e áreas de investimentos

Analise o mapa

A efetiva ocupação europeia Ocorreu somente no século XIX Expedições missionárias: objetivo de dominar o nativo africano por meio da conversão religiosa e cultural Explorações geográficas: propósito de dominar povos e territórios.

Conferência de Berlim Final do século XIX marcado pela expansão do capitalismo Potências europeias disputam territórios africanos Teve início a Conferência de Berlim Objetivo: Institui normas para ocupação do território Observação: A partilha foi feita de maneira árbitrária, não respeitando as características étnicas e culturais de cada povo.

Após a partilha.... Ocorreram movimentos de resistência; As potências europeias incentivaram rivalidades entre os grupos africanos. As sociedades tradicionais locais absorveram grande parte da cultura dos colonizadores

A descolonização africana! Começou após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) Potências europeias estavam enfraquecidas Autogoverno: funções administrativas realizadas por africanos educados na Europa Ocorreu de forma violenta, por meio de movimentos separatistas Os líderes da Guerra Fria incentivaram esses movimentos. Dois tipos de descolonização: 1º países que tinham pouco recurso estratégico 2º países que tinham muito recurso estratégico

A herança do colonialismo europeu Aparheid: segregação racial institucionalizada em 1948 na África do Sul e perdurou até o início da década de 90 Ocorre de forma rígida e violenta Separação entre negros e brancos por: bairros; Meios de transporte; Locais públicos Os negros eram proibidos de se candidatar a cargo público.

Negros X Brancos Negros: viviam nos bantustans, corresponde a área sem infraestrutura afastada do centro urbano. Só podiam sair se possuíssem o passbook. 1º Negro a presidência: Nelson Mandela

Os atuais conflitos africanos Uma combinação de vários fatores favorece: Grande diversidade étnica e línguistíca; Disputa territorial (terra fértil e água) Conflito de destaque: Ruanda entre hutus e tutsis;

Chifre africano Composta por: Eritreia Etiópia Quênia Somália Djibuti

Além dos conflitos... A AIDS tem provocado a morte de milhares de africanos. 75% dos casos de contaminação são de africanos Aumento da mortalidade Diminuição da esperança de vida ao nascer