Aula 29 NORDESTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nas Regiões sul, sudeste e no centro-oeste do Brasil.
Advertisements

As regiões geoeconômicas do Brasil
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
Professor: Francisco Disciplina: Geografia
Complexo Regional da NORDESTE
BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
Climas brasileiros e domínios climáticos
Domínios vegetais originais
DOMÍNIO DAS CAATINGAS Prof. Paulo C. Moura.
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
Regiões do Brasil.
TRABALHO DE GEOGRAFIA.
REGIÃO NORDESTE.
COMPLEXOS REGIONAIS Nordeste.
C O M P L E X G ONO I N O R D E S T.
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
Região Nordeste.
Professor Rodrigo Salomão 7º ano
Complexo Regional da NORDESTE
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
NORDESTE Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Conta com 9 Estados e.
REGIÃO NORDESTE ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS
NORDESTE Professora: Lívia.
Relevo e hidrografia Os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe estão sobre um extenso.
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais
ZONA DA MATA Zona LITORÂNEA.
SUL- O BRASIL DE CLIMA SUBTROPICAL
Hidrografia e Clima.
Climas do Brasil.
1- Zona da Mata Localização: - entre o litoral e o Agreste Clima:
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
Capítulo 7 A contrastante natureza do Nordeste
ÁFRICA.
Estrutura geológica brasileira
Região Nordeste.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
Trabalho de geografia Regiões Geoeconômicas
REGIÃO NORDESTE: SERTÃO E MEIO NORTE
Região Nordeste -Área 18,25% do território brasileiro
COMPLEXOS REGIONAIS.
Região Nordeste Cap. 33.
Domínios morfoclimáticos brasileiros – Prof. Jefferson
Complexo regional do Nordeste
Complexo Regional da NORDESTE
CAPÍTULO 14 – COMPLEXOS GEOECONÔMICOS DO BRASIL
Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo.
Aula de Revisão de Geografia
DOMÍNIO DA CAATINGA.
Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)
GEOGRAFIA Climas e vegetação.
Região Nordeste 18/04/2017.
Domínio dos Mares de Morro
Região Nordeste.
PAISAGENS VEGETAIS BRASILEIRAS
Climas do Brasil.
REGIÃO NORDESTE.
Giovanna Maria Clara Caio Matheus Daniel.
Região Nordeste.
Região Nordeste/Região Sudeste
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Complexo do Nordeste. Características gerais  Áerea equivalente a 1milhão e 500mil km² (pouco mais de 20% do território brasileiro)  Abrange inteiramente.
sub – regiões nordestinas
Geografia Revisão.
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Sub-regiões do Nordeste
Dimensões continentais
Sub-regiões do Nordeste
Transcrição da apresentação:

Aula 29 NORDESTE

Região Nordeste área Concentração Fundiária População CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE O NORDESTE Forte representatividade política Ma, Ce, PI, RN, Al, Pe, Pb, Se, Ba Logo 9 estados área 1.561.178 km2 População 47.679.381 habitantes (28%) Concentração Fundiária Característica marcante

IDH diferenciado entre as diversas regiões

UNIDADES DO NORDESTE BRASILEIRO

Relevo O litoral setentrional do Nordeste no MA tem início numa larga faixa de planícies que vai se estreitando à medida que avança para o leste, contorna o "Cotovelo do Brasil" no RN e segue pelo litoral oriental indo até o sul da Bahia

Clima e Vegetação Verão=chuvas Porção ocidental com Clima Tropical Inverno=seco Porção ocidental com Clima Tropical Vegetação – Mata dos Cocais A-O MEIO NORTE. Esta área corresponde a 30% da região e abriga 15% Da população Corresponde a 30% do território Abriga 37% da população Clima de baixa pluviosidade e temperatura alta Conhecido como “Poligono das Secas” B- O SERTÃO SEMI-ÁRIDO Vegetação Xerófita chamada de Caatinga (Xique-Xique, Mandacaru, facheiro)

Hidrografia A-A bacia hidrográfica do nordeste Rios intermitentes Açude Orós no Jaguaribe (CE) B-A bacia do Rio São Francisco Cumpre as quatro funções básicas De uma Bacia (Pesca, Transporte, Irrigação e energia elétrica) C-A bacia do Leste Abrange os rios de planaltos que Nascem no interior dos planaltos Mais elevados

C-O CLIMA DE TRANSIÇÃO DO AGRESTE Representa 3% da região e abriga 16% dos nordestinos É quase uma transição entre o seco da Caatinga e a Zona da Mata Úmida Destaque para policultura e pecuária com destino à Zona da Mata Vegetação é intermediária entre a Caatinga e vegetação da Zona da Mata D-A ZONA DA MATA NORDESTINA Trata-se de uma faixa litorânea que vai do RN até o extremo sul da BA, ocupa cerca de 7% do espaço e tem 32% da população regional, corresponde a uma área de terras quentes e úmidas submetidas às chuvas de inverno do Recôncavo para ao norte e de chuvas regularmente distribuídas o ano todo do Recôncavo para o sul. Esse foi o setor do nordeste e do Brasil onde começou a nossa ocupação humano-econômica com as coletas de madeiras e depois a introdução do ciclo canavieiro nas terras negras do massapé.

A POPULAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE Índio Branco negro Forte miscigenação A população do nordeste brasileiro soma hoje a segunda do país com 47.680.000 habitantes, distribuídos da seguinte forma pelos seus 4 sub-setores.

ATIVIDADES ECONÔMICAS DO NORDESTE BRASILEIRO

o nordestino é antes de tudo um forte Criada para fomentar o desenvolvimento do Nordeste Desviou-se do seu principal objetivo Foi extinta por FHC Foi ressuscita por Lula Sudene o nordestino é antes de tudo um forte

Resolva 1-A seguir encontre as afirmativas verdadeiras as respeito da região nordeste do Brasil e dê a soma delas como resultado a essa questão. 01-A região nordeste do Brasil apresenta-se como a mais subdividida em unidades da federação e com muita força política no Congresso Nacional. 02-Todos os brasileiros sabem que existe no Nordeste uma verdadeira "indústria da seca" que tem como finalidade obter recursos e negocia-los com os eleitores desinformados. 04-O maior problema do nordeste é sem dúvida as secas e chuvas mal distribuídas que levam a sua população a migrar para o centro-sul em busca de áreas chuvosas. 08-O relevo do nordeste pode ser resumido em uma grande depressão interplanaltica com altitudes normalmente abaixo dos 1000metros. 16-Os rios do nordeste apresentam-se com baixo potencial hidroelétrico porque atravessam uma área de clima semi-árido e se tornam intermitentes. (1+2+8=11)

2- Encontre as afirmativas verdadeiras a respeito da região nordeste do Brasil, assinale-as e apresente a soma delas como resposta dessa questão. 1-Uma das frases mais significativas para a explicação dos problemas nordestinos é a seguinte:"...o problema do nordeste não está na seca mas sim nas cercas..." 2-O rio São Francisco representa muito para o nordeste porque mantém-se perene o ano todo, é navegável, apresenta potencial energético bem aproveitado e irriga lavouras. 4-Quando se fala do clima do nordeste é falso dizer que o Meio Norte e o Agreste apresentam características semelhantes por estarem entre a umidade e a seca. 8-A região do Agreste é distinta do restante da região porque apresenta pequenas e médias propriedades policultoras principalmente nos "brejos" dos pés de serra. 16-Encontramos no nordeste vegetação do cerrado no Meio Norte, palmáceas como os babaçuais também no Meio Norte, caatinga no sertão, florestas tropicais na faixa litorânea (1+2+8+16=27)

3-Das afirmativas a seuir assinale apenas as falsas e dê a soma de todas elas como a resposta a essa questão. 1-As costas baixas com a semi aridez chegando até o seu litoral fazem do RN um estado perfeito para a produção salineira . 2-A sub-região da Zona da Mata se caracteriza por uma ocupação agropastoril pulverizada em micro propriedades que formam no conjunto as paisagens da cana de açúcar e do cacau. 4-A criação da Sudene foi um grande impulso para absorver a abundante mão de obra ociosa do nordeste principalmente nas lavouras mecanizadas e nas indústrias modernas. 8-Macau, Areia Branca e Mossoró são municípios potiguares que se identificam com importantes exportações de sal marinho do Brasil. 16-A região de São Luís do MA está se tornando uma importante área de exportação de minérios da região de Carajás e de industrialização de alumínio . (2+4= 6)