O SISTEMA SOLAR Prof. Leonardo Gama.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS ESTRELAS OS PLANETAS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR
Advertisements

Viagem no Sistema Solar
O sol O Sol é uma estrela, como todas as outras que vemos no céu à noite. A diferença é a distância. As outras estão a anos-luz de distância, ao passo.
Sistema Solar O Sistema Solar é o conjunto de planetas, satélites e outros fragmentos do espaço que orbitam o Sol. Mantêm-se em grupo pela força gravitacional.
O Sistema Solar.
Físico-Química Estrelas Sistema Solar Segredos dos planetas Galáxias
O sistema solar.
Sistema Solar.
Sistema Solar.
Bilhete de identidade Do planeta
Planetas Gasosos Denise Daniel Isabela P. Bruno Matheus
Sistema Solar Adaptação: Fernanda Gonçalves.
O Sistema Solar por: Ronaldo Garcia O SOL O SISTEMA SOLAR DF Composição Química: Massa: 332,830 (Terra) Tamanho: 111 (Terra) Diâmetro (km):
Sistemas Planetários por: Eder Martioli O Sistema Solar do Século XIX 1 Estrela: Sol 8 PLANETAS: - Mercúrio - Vênus - Terra e Lua - Marte com 2.
Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC Universidade de São Paulo.
AS ESTRELAS OS PLANETAS
Lucca Camanzi – 1-4MA3.
Colégio Manuel Bernardes
O Sistema Solar.
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL.
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
E,B,2,3 Dr. José De Jesus Neves Júnior
Os astros Prof. Marcelo.
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
Trabalho de Ciências E.M.E.F Professor Carlos Pasquale Professora Eloíza Nomes 8ª A Grupo 3 Gabriel Correa da.
REVISÃO P1- 6º Ano Ta feliz? Viva a GEOGRAFIA!.
GEOGRAFIA – QUE MUNDO É ESSE?
Sistema Solar.
Professora Fernanda Landim
Observatório do CDCC - USP/SC
Mercúrio Distância média do Sol: 57,9 milhões de km ou 0,387 UA
A TERRA NO UNIVERSO.
Escola Secundária de São João da Talha
Os Astros O Sistema Solar.
PROFESSOR OSMAR WILLANS
Saturno Escola E.B 2,3 Dr. José De Jesus Neves Júnior. Disciplina: Ciências Físico-químicas. Trabalho Realizado Por: Catarina Perez Nº6 Humberto Neto Nº13.
O Sistema Solar.
MUNDOS INSÓLITOS Rodney S. Gomes GEA/OV/UFRJ e ON/MCT.
Trabalho de Física.
Profa. Gabriela Soares Traversi
OS PLANETAS.
O SISTEMA SOLAR E A TERRA
O Sistema Solar 8-abr-17.
Colégio COC Imperatriz Ciências – 5ª Série Profa. Amanda Lira
Encare as perguntas e descubra se você conhece bem o Sistema Solar.
Professora: Marise Rabelo
O SISTEMA SOLAR.
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
Sistema Solar.
Astronomia e Astrofísica
O que existe no Sistema Solar
Aula 02 Geografia Física Profª. Bruna B. dos Santos PET – HST/MTM
Sistema Solar A Terra, a Lua e o Sol fazem parte do Sistema Solar.
Generalidades Faz parte da Via Láctea Estrela
Sistema Solar.
DESCOBRINDO O CÉU.
O Sistema Solar Formado pelo Sol, os planetas, asteróides e cometas.
O Universo e o Sistema Solar
Escola Secundária Padre Benjamim Salgado Ciências Físico-Químicas Projecto SEF Ano lectivo 2009/2010 Ana Rita José Fernandes.
Júpiter, o Planeta Soberano
Digitais de um Criador.
Sistema Solar 6º Ano.
Sistema solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Sistema Solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Terra, um planeta com vida
O SOL. O SOL OS PLANETAS MERCÚRIO Próximo ao Sol. Não apresenta atmosfera. Temperatura 400°C a – 100°C VÊNUS Atmosfera densa com gás carbônico. Presença.
A Terra, um Planeta muito especial
Sistema Solar Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Úrano
Um planeta muito especial.  Tudo o que existe e existirá na Terra e fora dela.  O conjunto de todos os corpos celestes e toda a matéria.
Transcrição da apresentação:

O SISTEMA SOLAR Prof. Leonardo Gama

. MERCÚRIO Bombardeado e árido

Algumas Propriedades de Mercúrio - planeta mais próximo do Sol (0.39 AU) - menor planeta, exceto Plutão - período orbital (ano em mercúrio): 88 dias - gravidade: 0.34 da terrestre - temperatura de dia: até 430 ºC. - temperatura à noite: até - 170 ºC. - atmosfera: praticamente não há

Superfície de Mercúrio: muitas crateras: sinal de intenso bombardeio nos primórdios do Sistema Solar. Sem sinal de atividade tectônica (vulcões) que 'apagariam' as crateras.

Vênus: Planeta irmã?

Algumas Propriedades de Vênus - segundo planeta mais próximo do Sol (0.7 AU) - tamanho mais semelhante ao da Terra: diâmetro = 0.95 do da Terra - período orbital (ano em Vênus): 226 dias - gravidade: 0.9 da terrestre - temperatura de dia: até 470 graus ºC. - temperatura à noite: praticamente a mesma - atmosfera: 96.5% gás carbônico, 3.5% nitrogênio - a rotação do planeta é ao contrário (ou está de cabeça para baixo).

Vênus: onde o efeito estufa realmente funcionou. A temperatura na superfície de Vênus fica em torno de 470 ºC e basicamente é a mesma nos polos como durante a noite devido à circulação da atmosfera do planeta.

MARTE O Planeta Vermelho

Algumas Propriedades de Marte - planeta interno mais afastado do Sol (1.5 AU) - diâmetro = 0.53 do diâmetro da Terra - massa = 0.11 da massa da Terra - período orbital (ano em Marte): 687 dias - dia solar: 24.6 horas terrestres - inclinação do eixo de rotação: 24 graus (Terra -> 23.5) - temperatura de dia: até 20 ºC - temperatura à noite: -60 ºC - atmosfera: bem tênue, com 95.3% gás carbônico, 2.7% nitrogênio

Onde poderia haver água (líquida) em Marte? As partes azuis são as mais baixas. Aí a água poderia existir na forma líquida

Teria havido água líquida em Marte em épocas remotas? No passado, a atmosfera de Marte seria bem mais densa, possibilitando uma temperatura global bem mais amena e a existência de água na forma líquida.

Superfície de Marte

Face em Marte?

Vicking MGS MGS

Asteróides: onde a formação planetária falhou - Maior asteróide (Ceres): 940 km diâmetro. - Massa total de todos os asteróides = 1/10 massa da Lua. - Os tamanhos dos asteróides vão desde 940 km de Ceres até grãos de poeira passando por 'pedras' de vários tamanhos. São considerados fragmentos que não conseguiram se juntar para formar planeta.

JÚPITER: quase um Sol? JÚPITER: quase um Sol?

Algumas Propriedades de Júpiter - distância ao Sol = 5,2 AU - diâmetro = 11,2 vezes o diâmetro da Terra - massa = 316 vezes a massa da Terra - período orbital (ano em Júpiter): 11,86 anos terrestres - dia solar: 9,8 horas terrestres - temperatura na superfície (topo das nuvens): -150 ºC - outras características: o planeta é praticamente gasoso com 90% de hidrogênio e 10% de hélio e um possível núcleo sólido de 10 massas da Terra. É impossível 'pousar' em Júpiter. - nos primórdios do Sistema Solar, devido à sua contração gravitacional, Júpiter emitia muito mais energia que hoje. Em consequência, Júpiter era 100 vezes mais brilhante que a Lua.

Mancha vermelha gigante: um furacão duas vezes o tamanho da Terra presente pelo menos há quase 400 anos.

As Luas de Júpiter

Júpiter possui conhecidamente 39 satélites, dos quais os mais importantes, conhecidos desde 1610, descobertos por Galileu (por isso chamados satélites galileanos) são Io, Europa, Ganimede e Calisto. Lua + Galileanos

o corpo de maior atividade vulcânica do Sistema Solar (efeito da maré)

Um oceano debaixo de uma superfície de gelo? Europa Um oceano debaixo de uma superfície de gelo?

Fraturas na superfície de gelo: haverá fluxo de água para a superfície?

Maior que o planeta Mercúrio, é a lua gigante do Sistema Solar. Ganimede Maior que o planeta Mercúrio, é a lua gigante do Sistema Solar.

Calisto O rei das crateras

Tamanho comparativo de alguns satélites e planetas

Saturno o planeta dos anéis Com 1/3 da massa de Júpiter, Saturno ainda assim é um gigante

Algumas Propriedades de Saturno - distância ao Sol = 9,54 AU - diâmetro = 9,4 vezes o diâmetro da Terra - massa = 95 vezes a massa da Terra - período orbital (ano em Saturno): 29,46 anos terrestres - dia solar: 10,2 horas terrestres - temperatura na superfície (topo das nuvens): -170 ºC - outras características: o planeta é praticamente gasoso com 97% de hidrogênio e 3% de hélio e um possível núcleo sólido de 10 massas da Terra. É impossível 'pousar' em Saturno.

Como são os anéis? Estruturas muito 'finas' diâmetro = 270000 km espessura = 200 m

De que são feitos os anéis? De partículas de gelo de centímetros até 50 m Dentro do limite de Roche, por efeito da maré, corpos sólidos grandes se fragmentam

Satélites de Saturno Como Júpiter, Saturno possui vários satélites (22), dos quais o maior é Titan, que foi considerado por muito tempo o maior do Sistema Solar. Quando se descobriu que ele possuia uma camada atmosférica muito espessa, percebeu-se que sua parte sólida era menor do que Ganimede.

Outros Satélites de Saturno Mimas Rhea -> Enceladus

Urano O planeta deitado

Colisão com planetésimo gigante nos primórdios do Sistema Solar ? Os anéis de Urano são os mais espessos, depois dos de Saturno

Algumas Propriedades de Urano - distância ao Sol = 19,2 AU - diâmetro = 4 vezes o diâmetro da Terra - massa = 14,5 vezes a massa da Terra - período orbital (ano em Urano): 84 anos terrestres - dia solar: 17,9 horas terrestres - temperatura média: -210 ºC - outras características: o planeta possue um núcleo sólido de cerca de 10 massas da Terra e uma camada atmosférica composta basicamente de hidrogênio e hélio. Embora espessa, essa camada gasosa é bem menor do que nos casos de Júpiter e Saturno, ou seja, Urano não é um planeta gasoso.

As luas de Urano Umbriel Titânia

Chegando nos limites externos do Sistema Solar NETUNO Chegando nos limites externos do Sistema Solar

Algumas Propriedades de Netuno - distância ao Sol = 30.2 AU - diâmetro = 3,9 vezes o diâmetro da Terra - massa = 17 vezes a massa da Terra - período orbital (ano em Netuno): 164,8 anos terrestres - dia solar: 19,1 horas terrestres - temperatura média: -222 ºC - outras características: o planeta possui um núcleo sólido de cerca de 10 massas da Terra e uma camada atmosférica composta basicamente de hidrogênio, hélio e metano. Embora espessa, essa camada gasosa é bem menor do que nos casos de Júpiter e Saturno, ou seja, Netuno não é considerado um planeta gasoso.

Triton A lua de Netuno que gira ao contrário

Já foi considerado um planeta e hoje é um planetóide Plutão Já foi considerado um planeta e hoje é um planetóide Caronte Plutão

A Descoberta de Caronte - satélite de Plutão Até a descoberta de Caronte imaginava-se a massa de Plutão pelo menos dez vezes maior que a real. Leis da física nos permitem calcular a massa do par quando se conhece a órbita do satélite.

Cometas: uma longa viagem até o Sistema Solar interno A órbita de um cometa e sua cauda: veja que a cauda se desenvolve na direção oposta ao Sol e não na direção oposta ao movimento. De que são feitos? Em sua maior parte de gelo de gases (metano, amônia) e água, como também material sólido em forma de poeira. Quando o cometa passa perto do Sol, os gases sublimam e levam consigo o material sólido em forma de poeira que reflete a luz solar e é a cauda que vemos.

De onde vêm os cometas? Quando voltam? Quanto tempo levam para voltar? Curto período: menos de 200 anos Longo período: até milhões de anos ou nunca voltam. De onde vêm? Longo período: Nuvem de Oort Curto período: Cinturão de Kuiper

Onde termina o Sistema Solar? Limite observável: Cinturão de Kuiper Histórico: até 1992, o objeto mais distante conhecido era Plutão. Nesse ano foi descoberto um objeto denominado 1993 QB1. Foi o primeiro de uma série de objetos descobertos além de Netuno que formam o denominado Cinturão de Kuiper (esse Kuiper conjecturou sua existência bem antes da descoberta do seu primeiro membro em 1992). Hoje existem mais de 500 objetos observados e catalogados. A Nuvem de Oort Seriam os objetos mais afastados do Sistema Solar, localizados até 1000 vezes a distância de Sol a Plutão. Nunca foram observados, mas devem existir para ser a fonte dos cometas de longo período. Calculando as órbitas desses cometas para trás, percebe-se que eles vieram dessas regiões longínquas, portanto deve haver um reservatório desses objetos circundando o Sistema Solar que são eventualmente mandados para o Sistema Solar interno tornando-se assim um cometa de longo período.

De volta para casa FIM