1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 21 - 22/08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR TEXTO ÁUREO  Atendei por vós e por todo rebanho sobre o qual.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Zelo e Cuidado pelas Ovelhas de Deus Pr. Sandro Oliveira.
Advertisements

Oração Vocacional Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faze ressoar em nossos ouvidos Teu forte e suave convite: "Vem e Segue-me"! Derrama.
O PADRÃO DIVINO PARA A FAMÍLIA
Sou Um Líder De Pequeno Grupo E Agora?
IGREJA MULTIPLICADORA
COMPROMISSO CRISTÃO.
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
“Discípulos de Jesus” “O discípulo não está acima do seu mestre...
O EVANGELHO DE MARCOS 2ª PARTE: 8:31-16:20 Café teológico – 20/03/2010.
A TERRA QUE MANA LEITE E MEL
TEXTO DE REFERÊNCIA  Tt
O LÍDER COMO SERVO Cuidar de um grupo de compartilhamento requer bastante trabalho, mas ao mesmo tempo é um privilégio e traz recompensas infinitas.
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
JESUS CHAMA OS SEUS MINISTROS
O lema do ano é para nós, Um presente do Senhor através da sua Palavra, que vai nos guiar durante todo ano.
Rainha dos Apóstolos.
4. Consagre-se a Deus Nesta lição você vai aprender:
A eucaristia Começar.
Os fiéis: hierarquia, leigos, vida consagrada
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
VOCAÇÃO DO VOLUNTÁRIO.
1.
O Bom Pastor.
JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO.
Soam no mais alto dos Céus As trombetas dos Anjos, Ao saudar Tua chegada, Pois chega aos Céus um Anjo da Terra.
IGREJABATISTABRASILERIA
A missão da Igreja em uma perspectiva Cristã
ENCONTRO PARA ANIMADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
EBIENA – SALA DE ADULTOS
6 UMA IGREJA COM VISÃO MISSIONÁRIA. 6 UMA IGREJA COM VISÃO MISSIONÁRIA.
Compreendo o chamado divino
Como Descobrir meus Dons Espirituais
17 PAULO, UM MISSIONÁRIO QUE DEIXOU SAUDADES. 17 PAULO, UM MISSIONÁRIO QUE DEIXOU SAUDADES.
Hebreus 13 Permaneça constante na sua vida cristã
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CRIANÇAS
O PRESBÍTERO, BISPO OU ANCIÃO
O Proceder Cristão nas Questões não Essenciais 1 Co 9:1 ao 27 Paulo: O EXEMPLO DE AMOR a)O direito ao sustento b)Paulo abre mão do seu direito Aplicação.
Reconhecer a origem do problema Abraçar a Solução.
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
Poucas relações são tão importantes na causa de Deus como o espírito de equipe.Poucas relações são tão importantes na causa de Deus como o espírito de.
Jesus Vem nos Buscar Jesus vem nos buscar Prometeu e não falhará
“ ...Se morrermos com Ele, com ele viveremos.”
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
O Bom Pastor.
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
Oração pelas Vocações “Eu vim para que tenham vida
DE PASTOR PARA PASTOR.
Atuação dos Ministérios segundo os propósitos da Igreja
ORAÇÃO INTERCESSÓRIA.
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
UMA MENSAGEM À IGREJA LOCAL E À LIDERANÇA
LIÇÃO 4 PASTORES E DIÁCONOS Prof. Lucas Neto 1.
LIÇÃO 6 A FIDELIDADE DOS OBREIROS DO SENHOR
3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 08 O Ministério da Palavra
IPDA CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO
do Sagrado Coração de Jesus para a santificação do mundo.
INTRODUÇÃO – Na sequência do estudo da Epístola de Paulo a Tito, analisaremos hoje a primeira parte do seu segundo capítulo. – A igreja local tem vários.
O que vale a pena nesta vida?
LIÇÃO 8 MOISÉS – SUA LIDERANÇA E SEUS AUXILIARES
EXERCÍCIO DO PASTOREIO TEMA DE HOJE EXERCÍCIO DO PASTOREIO 1 Pedro
CURSO LIDERANÇA CRISTÃ
INTRODUÇÃO TODO PASTOR VOCACIONADO POR DEUS PREOCUPA-SE COM O CRESCIMENTO DA IGREJA QUE PASTOREIA.
Liderança e Capacitação Mardunas – 02 e 03/04/16.
TLC - Treinamento de Líderes de Células
Quadrangular vila industrial
O MESTRE DIANTE DE DEUS (Rm 12:6,7; Ef. 4:11). I – CHAMADO POR DEUS (2Tm. 2:2; Mt. 28:19) O mestre é a pessoa chamada e capacitada por Deus para exercer.
O MINISTÉRIO DIACONAL Pr. Josias Rodrigues.
Transcrição da apresentação:

1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR TEXTO ÁUREO  Atendei por vós e por todo rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com seu próprio sangue. (At ). VERDADE APLICADA  O ministério de pastorear o rebanho de Deus exige muito amor e responsabilidade, tendo como galardão a coroa de glória. OBJETIVOS DA LIÇÃO  Destacar que o pastor é o exemplo do rebanho.  Enfatizar que o pastorado é um chamado divino.  Conscientizar sobre a importância de apascentar o rebanho de Deus. TEXTO DE REFERÊNCIA  1 Pe 5.1-4

2 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR INTRODUÇÃO  Pedro dirige seus ensinos aos ministros.  Destaca o cuidado ao rebanho de Deus.  Acreditava que ao assumir o pastorado:  Usariam de bondade;  Humildade e  Santa coerência.  Liderança encarada como serviço.  Exercida segundo o modelo de Cristo.

3 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 1. PEDRO E O EXERCÍCIO DA LIDERANÇA a. AOS PRESBÍTEROS ( At )  Termos: presbíteros, bispos e anciãos.  Lideranças locais, regionais, especiais.  Paulo promovia eleição de presbíteros.  Pastores locais para cuidar dos cristãos.  Os despenseiros tornavam-se líderes.  Grupos familiares que se reuniam em casas.  Paulo dá a Timóteo os requisitos para o exercício de uma liderança efetiva (1Tm 3).

4 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 1. PEDRO E O EXERCÍCIO DA LIDERANÇA b. TAMBÉM SOU PRESBÍTERO ( 1 Pe 5.1)  Pedro apresenta-se como presbítero.  Lição de humildade, ausência de orgulho.  Mesmo sendo ele um apóstolo de Jesus.  Incentivava, com isso, os presbíteros.  O orgulho:  Deve ser excluído da posição de pastor.  Tem destruído a muitos, infelizmente.  Dá lugar à vaidade, egocentrismo, narcisismo.  O pastor é um servidor que abre mão de si para os outros e para a causa.

5 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 1. PEDRO E O EXERCÍCIO DA LIDERANÇA c. SOFRIMENTO E GLÓRIA ( 1 Pe 5.4)  A transfiguração marcou a vida de Pedro.  Testemunha essa experiência aos leitores.  Teve antecipação da glória a ser revelada.  Incentivo aos que sofriam pela dispersão.  Fortalece-os com sua experiência.  Testemunha é igual a mártir.  Disposto a morrer pelo que testemunha.  Participando dos sofrimento:  Participarão da glória quando chegar.

6 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 2.PEDRO E AS RESPONSABILIDADES PASTORAIS a. PASTOREAI (1 Pe 5.2)  Cuidado com o que recebeu do Senhor!  Ouve os “balidos” das ovelhas feridas.  Tirem os espinhos, os carrapichos, carreguem!  As ovelhas devem ser guiadas e protegidas.  Evangelizar e ensinar fazem parte do pastoreio.  Entretanto pastorear é muito mais, significa:  Tolerar, ser compreensível.  Ter um coração paciente e servil.  Ter espaço para as ovelhas que não se ajustam.  Praticar o que se aprende em seminários e EB.

7 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 2.PEDRO E AS RESPONSABILIDADES PASTORAIS b. O REBANHO PERTENCE A DEUS (Ez )  A igreja tem sofrido com maus pastores.  Agem como se a igreja lhes pertencesse.  O rebanho é do Senhor e não do pastor.  Israel foi, muitas vezes, apascentado por mercenários e pastores relapsos, só tiravam a lã e o leite.  Em Ezequiel o Senhor repreende duramente os maus pastores.  Promete resgatá-las pelo BOM PASTOR.

8 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 2.PEDRO E AS RESPONSABILIDADES PASTORAIS c. TENDO CUIDADO DELE (2Co 11.28)  Paulo à igreja de Corinto:  “...me oprime o cuidado de todas as igrejas”.  Para apresentá-la como noiva de Cristo.  Comparação com o casamento.  O pastor, imagem de Cristo refletida ao povo:  Deve ser pacífico e tolerante.  Deve ser o último a levantar a voz e a brigar.  Exerce autoridade com amor e ternura.  É líder amigo, conselheiro, não chefe ou dono.

9 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 3. ATRIBUTOS ESSENCIAIS AO OBREIRO DE DEUS a. ESPONTÂNEO E NÃO PRESSIONADO (1Pe 5.2)  Não se faz um obreiro da noite para o dia.  Deus preparou Moisés por 40 anos.  Estêvão descreve sua preparação (At ).  Não por força mas voluntariamente.  Stanley Jones diz que o pastor é um diácono que anda pelo pó.  É um diácono de Cristo, servo a seu serviço.  Sem vocação para servir, vem a negligência.  Deixa de ser útil ao Senhor e a sua casa.

10 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 3. ATRIBUTOS ESSENCIAIS AO OBREIRO DE DEUS b. AMANDO A DEUS E NÃO O DINHEIRO (1 Tm 5.17,18)  Torpe ganância: lucro vergonhoso.  Os presbíteros eram remunerados.  Administravam os valores da igreja.  Eram tentados a se apropriarem deles.  A motivação não deve ser o dinheiro mas sim as almas.  Quando o ministro se torna mercenário.  Traz vergonha para si mesmo.  Desfigura o propósito de seu chamado.

11 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 3. ATRIBUTOS ESSENCIAIS AO OBREIRO DE DEUS c. VERDADEIRO DESEJO DE SERVIR (1Pe 5.2)  “Ânimo pronto” => com disposição.  A motivação não é a fama, poder ou quanto recebe por seu trabalho.  Deve ser o impacto de sua presença na vida dos cativos e oprimidos.  Luta com “leões e ursos” para defender as ovelhas.  Outras qualidades do pastor:  Ser razoável e de bom senso, humano e equilibrado.  Não se deixa levar pelas emoções.  Deve ter palavra de sabedoria.  Ter capacidade de reflexão apurada.  Ser acessível até para ouvir o que desagrada.

12 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 4. O OBREIRO É A VITRINE DE DEUS a. NÃO COMO DOMINADORES (1Pe 5.3)  Função do líder (pastor):  Instruir o rebanho de Deus.  Ajudá-lo em sua caminhada.  Os mais velhos, exemplo para os mais novos.  Ser modelo para todos.  Demonstrar com mansidão o caminho.  O primeiro será servo de todos.  Jesus não veio para ser servido: para servir.  Exemplo de liderança e humildade.

13 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 4. O OBREIRO É A VITRINE DE DEUS b.A IGREJA É A CARA DO LÍDER (1Pe 5.3)  O pastor humilde leva a igreja também a sê-lo.  Com vida de oração e consagração.  Motiva a igreja fazer o mesmo.  O púlpito começa no coração do pastor.  Não precisa de modismos para avivar a igreja.  A comunhão com Deus dá as “fórmulas”:  Ser simples, jamais sentir-se dono da verdade.  Ser aberto a diálogo, troca de idéias e experiências.  Ensinar sempre, não somente na sala de aula:  Com sua conduta, modo de agir, ser exemplo dos fiéis.

14 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR 4. O OBREIRO É A VITRINE DE DEUS c....E CRISTO RECOMPENSARÁ (1Pe 5.4)  Haverá um prêmio muito especial:  Para os que dedicam suas vidas ao serviço.  Para os que se tornam modelos vivos.  Para os que partem do Modelo Supremo:  Cristo, Pastor e Bispo das nossas almas. (1Pe 2.25)  Receberão a incorruptível coroa de glória.  A vida eterna com Deus e com Cristo.  Participação no mundo novo no qual a glória de Deus há de brilhar, glória que não passa.  Nada poderá tirar, está sujeita a Deus.

15 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /08/2011 PASTOREANDO A IGREJA COM AMOR C O N C L U S Ã O  SOMOS MEMBROS UNS DOS OUTROS.  A RESPONSABILIDADE MAIOR É DO PASTOR.  SOMOS RESPONSÁVEIS UNS PELOS OUTROS.  SOMOS TODOS SACERDOTES.  CADA CHEFE DE FAMÍLIA É REI E SACERDOTE.  IGREJA FORTE, É IGREJA MISSIONÁRIA.  CUMPRE A MISSÃO PARA QUAL DEUS A CHAMOU.  TODA IGREJA, SOB A LIDERANÇA DO PASTOR, DEVE FAZER A OBRA.  QUEM NÃO TRABALHA, DÁ TRABALHO.  TRABALHAR E ORAR NA SEARA E NA VINHA DO SENHOR