Telefonia IP Trabalho 1 Telefonia IP Comunicação de Dados 4.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes de computadores I
Advertisements

2.10) Os elementos básicos de uma Rede
Rotas estáticas Existem dois tipos de rotas que podem ser utilizadas por um roteador: rotas estáticas e dinâmicas. As rotas estáticas são explicitamente.
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Roteamento IP.
Administração e Projeto de Redes
Profa. Ana Cristina Benso da Silva Disciplina: Redes de Computadores
Roteamento Parte #1 Profa. Ana Cristina Benso da Silva Disciplina: Redes de Computadores.
Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
Exercícios de Revisão Edgard Jamhour
Introdução Redes LAN - abrangência: edifícios e campos.
Como a Internet Funciona por Walfredo Cirne. As Três Grandes Camadas Conexão física –Possibilita a transmissão de bits entre máquinas conectadas diretamente.
Sistemas Distribuídos Walfredo Cirne & Fubica Brasileiro
Aleksandra Maria N. Jilochkin Daniella Sironi. Histórico n Surgiu em agosto de n Possui 70 funcionários em Luxemburgo, Londres e Tallinn ( capital.
VOIP Conceito: Voice Over IP (Voz sobre IP)
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Voz sobre IP - VOIP Grupo Daniel Leite Fernando Campilho
Trabalho realizado por: Lia Sales Sónia Vicente
Visão Geral de Equipamentos de Rede
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO UNED – COLATINA DISCIPLINA: Multimídia e Interatividade PROFESSOR: Renato Cabelino COMPONENTES:
Visão Geral de Equipamentos de Rede
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Kraemer CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Protocolos de Roteamento link-state.
Flávio G F Camacho Vipnet Baixada Telecomunicações e Informática LTDA
Fabrício Santana.  A Comunicação de Voz em Redes IP, chamada de VoIP, consiste no uso das redes de dados que utilizam o conjunto de protocolos das redes.
Modelo de referência OSI
Introdução ao roteamento e encaminhamento de pacotes
Kraemer CCNA 1 – Roteamento e Sub-redes. Kraemer Roteamento e Sub-redes Introdução Protocolo roteado Visão geral de roteamento Endereçamento de sub-redes.
Roteamento Disciplina de Redes de Computadores II
CCNA Exploration Camada de Rede OSI.
Kraemer CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Protocolo RIP.
Introdução aos Protocolos de Roteamento Dinâmico
Professor Daniel Santana
Comunicando-se pela rede
Endereçamento IP.
 Controlador de processo: executa o software de comunicação que opera todas as funcionalidades do sistema;  Os dispositivos de ponta (endpoints): são.
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
VoIP: O Futuro da Telefonia.
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Introdução aos Protocolos de Roteamento Dinâmico
Equipamentos de Redes Aula 4
Equipamentos de Rede - Roteamento
VoIP Importância da comunicação nos dias atuais Popularização das LANs Crescimento do tráfego de dados maior que o de voz Tráfego de voz em redes de dados.
Border Gateway Protocol
Camada de redes: entrega, encaminhamento e roteamento.
Equipe: Rafael Roque Rodrigo Siqueira
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public ITE PC v4.0 Chapter 1 1 Protocolos de Roteamento Vetor de Distância Protocolos e Conceitos.
MATA59 - Redes de Computadores I
Camada de rede OSI.
Arquitetura TCP/IP – Camada de Inter-redes
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public ITE PC v4.0 Chapter 1 1 Introdução ao Roteamento e ao Encaminhamento de Pacotes Protocolos.
Tipos de Rotas Disciplina de Redes de Computadores II
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
Redes de Computadores e Internet Protocolos Professor: Waldemiro Arruda.
Redes de Computadores e Internet Sistemas de comunicação de dados Professor: Waldemiro Arruda.
Transmissão de Dados O Modelo de Referência TCP/IP A Camada de Rede
AULA 7 – INTRODUÇÃO AO ROTEAMENTO
Revisão Comunicação; Protocolo; Conceitos e Elementos de uma Rede;
Redes de Computadores Protocolos de Roteamento
Rede de Computadores (REC) Prof. Jackson Mallmann
Curso Superior em Redes de Computadores Roteamento IP UNICAST DINÂMICO Prof. Sales Filho.
Curso Superior em Redes de Computadores Roteamento IP UNICAST BGP – Parte 1 (Histórico) Prof. Sales Filho.
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de Rede Protocolos de Roteamento IGOR ALVES.
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de Rede IGOR ALVES.
Curso Superior em Redes de Computadores Roteamento IP UNICAST OSPF – Parte 1 Prof. Sales Filho.
Curso Superior em Redes de Computadores
ESTÁCIO – WANS – 2016-A PROTOCOLOS E CONCEITOS DE ROTEAMENTO.
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de Rede Protocolos de Roteamento dinâmico RIP IGOR ALVES.
Centro Federal de Educação Tecnológica do RN Redes de Computadores Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Rede Roteamento IP UNICAST Prof. Sales.
Transcrição da apresentação:

Telefonia IP Trabalho 1 Telefonia IP Comunicação de Dados 4

Motivação Futuro das telecomunicações Convergência de serviços Telefonia IP Motivação Futuro das telecomunicações Convergência de serviços Aumento considerável do trafego de dados em detrimento do tráfego de voz Otimização de custos e investimentos Comunicação de Dados 4

Alguns conceitos VoIP Telefonia IP Tecnologia que torna possível estabelecer conversações em uma rede IP, tornando a transmissão de voz uma transmissão de dados Computador a computador Computador a telefone tradicional Peer-to-peer; Utiliza serviços gratuitos tais como o Skype, MSN Messenger, Yahoo Messenger, entre outros; Os próprios computadores são responsáveis pela sinalização e controle das chamadas. Necessita de um gateway com a rede STFC; Peer-to-peer até o gateway; Utiliza serviços pagos tais como o SkypeOut, Net2Phone, V59, entre outros; O gateway é responsável pela sinalização e controle das chamadas. Comunicação de Dados 4

Alguns conceitos Roteamento Telefonia IP Alguns conceitos Roteamento Forma utilizada na Internet para a entrega de pacotes de dados entre hosts Modelo de roteamento utilizado: salto-por-salto São utilizados protocolos para o roteamento tais como: RIP, IGRP, OSPF, BGP O roteamento IP pode ser dividido entre roteamento estático e roteamento dinâmico Comunicação de Dados 4

X Telefonia IP C A B A B D C Comunicação de Dados 4 Roteamento Estático Cada roteador tem que ter as suas rotas configuradas manualmente. O alcance da rede não depende da existência e do estado da própria rede, ou seja se um destino estiver inativo ele ainda permanece na tabela de roteamento. Roteamento Dinâmico Permite que os roteadores troquem informações de enlace ou de rota, a partir dos quais são calculados os melhores caminhos. A tabela de roteamento depende do estado da rede e da sua existência. C A B C D X A B Apenas uma rede simples conectada sem necessidade de rotas alternativas. Comunicação de Dados 4

Objetivos do Grupo de Trabalho IPTEL: Telefonia IP Objetivos do Grupo de Trabalho IPTEL: Resolver problemas de identificação e roteamento dos protocolos para VoIP Atualizar e desenvolver padrões para os protocolos escolhidos Principais protocolos escolhidos: URI e TRIP Comunicação de Dados 4

Esquema URI para telefones: Telefonia IP Esquema URI para telefones: URI (Uniform Resources Identifiers) - identificador Resolve problemas de identificação Auxilia os protocolos de roteamento Comunicação de Dados 4

TRIP (Telephony Routing over IP): Telefonia IP TRIP (Telephony Routing over IP): Substitui os protocolos de sinalização no roteamento Funciona de maneira independente Versátil Baseado no BGP-4 (Border Gateway Protocol) Comunicação de Dados 4

Telefonia IP Visão do futuro “Estamos num momento de transição.Em 2008, provavelmente o modelo de longa distância não existirá mais.” (Yankee Group) “Basicamente, será a morte das ligações de longa distância.” (Nortel) Nova arquitetura de rede – NGN Grande aumento do tráfego de dados em detrimento do tráfego de voz – Tendência ao uso da tecnologia IP para otimizar custos e maximizar lucros Comunicação de Dados 4

Obrigado !! Gustavo Mendes Bedran Felipe Canto Teixeira Telefonia IP Comunicação de Dados 4