Sistema Operacional iOS

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Capítulo 4 Estrutura do Sistema Operacional
Transcrição da apresentação:

Sistema Operacional iOS Carlos Eduardo Covas Costa Felipe Araújo Silva João Carlos Moreno Braga Joaquim Paulo Faria de Carvalho

Introdução Sistema Operacional utilizado em:

Introdução Versões: iOS 1.0 (Junho de 2007) – Lançamento do Iphone. iOS 1.1 (Setembro de 2007) – Lançamento do Ipod Touch. iOS 2.0 (Julho de 2008) – Suporte para Iphone 3G, App Store, GPS, etc. iOS 2.2 (Novembro de 2008) – Correção de Bugs e Melhorias. iOS 3.0 (Julho de 2009) – Novas Funcionalidades (shake-to-shuffle, copiar e colar, etc.). iOS 4.0 (Junho de 2010) – Multitarefa, Melhoria na Segurança e Características Corporativas.

Introdução iOS 4.3 (Março de 2011) – Inclusão do Airplay. iOS 5.1(Atual) – 200 Novas Funções, como por exemplo Edições de Fotos, Novo Centro de Notificações, iCloud, etc.

Características Beleza e Qualidade Gráfica Push Notifications Padronização de Bibliotecas e Estrutura de Progamação Processo Fechado e Autoritário para Homologação de Aplicativos Todos os Usuários Recebem Atualizações de Forma Coerente

Estrutura do Sistema

Cocoa Touch Fornece as Ferramentas Básicas e Infraestrutura que um Usuário Precisa para Implementar Evento e Aplicações Gráficas Para a Interface do Iphone. Storyboards Suporte a Documentos Multitarefa Impressão Proteção de Dados Notificações Reconhecedor de Gestos Suporte a Arquivos Compartilhados Serviços Peer-to-Peer Controles de Visão Padrão do Sistema

Media A Camada Media Fornece Recursos de Audio e Video. Graphics Technologies: Gráficos de Alta Qualidade São Importantes para Aplicativos do iOS. i) Renderização 2D e 3D ii) Core Animation iii) Open GL

Media Audio: As Tecnologias de Audio do iOS São Projetadas para Reproduzir e Gravar Áudio de Alta Qualidade, Além de Acionar Recursos de Vibração. i) Media Player ii) AV Foundation iii) Core Audio iv) Open AL

Media Video: O iOS oferece várias tecnologias para reproduzir conteúdos baseados em vídeo. Em dispositivos com hardware apropriado, pode-se usar essas tecnologias para capturar vídeo e incorporá-lo em algum aplicativo. i) UIImage Picker Controller ii) Media Player iii) AV Foundation iv) Core Media

Core Services Usado por todas as Aplicações, Fornece os Serviços Fundamentais do Sistema. Endereço: Fornece Acesso aos Contatos Core Location: Determina as Latitudes e Longitudes do Dispositivo CFNetwork: Usado para Comunicação com Servidores HTTP, FTP e para Resolver Hosts DNS

Core Services Security: Fornece Interfaces para Gerenciamento de Certificados, Chaves Públicas, Privadas e Políticas de Segurança SQLite: Permite Utilizar um Banco de Dados SQL em sua Aplicação e Criar Banco de Dados Locais.

Core OS Engloba o Ambiente do Kernel, Drivers e Interfaces Básicas do Sistema Operacional. Fornece Suporte para: i) Threading ii) Alocação de Memória iii) Acesso a Sistema de Arquivos

Escalonamento Tipos: Normal: Prioridade das Aplicações Normais do Usuário Sistema: Prioridade das Aplicações do Sistema Kernel: Reservada para Threads em Espaço de Kernel Tempo Real: Threads nas quais a Prioridade Está Baseada na Necessidade de Reservar uma Fração Pré-Definidas de Ciclos de Clock

Chamadas de Sistema As Seguintes Chamadas de Sistemas São Exemplos de Chamdas Executáveis no iOS: Getpid: Para Obter o ID do Processo Fork: Cria um Novo Processo Exit: Finaliza o Processo Open: Abre ou Cria um Arquivo para Leitura ou Escrita

Chamadas de Sistemas Exemplos de Códigos: O iOS é escrito em Objective-C que É uma Linguagem Orientada a Objetos, Utilizada, Também, nos Frameworks Superiores do Mac OS X. i) #include <fcntl.h> open (const char *path, int oflag, ...); ii) #include <unistd.h> pid t fork (void);