EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA EXTERNA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O 1º REINADO.
Advertisements

I Reinado ( ).
Ordem social e econômica do período colonial:
A Independência do Brasil: Primeiro Reinado, o Governo de D. Pedro I
Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil
MÓDULO 5- A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL( )
Quando o Brasil virou capital do Império Português
HISTÓRIA DA POLÍTICA EXTERIOR DO BRASIL
1. Ordem social e econômica do período colonial:
Primeiro Reinado ( ).
O Processo de independência do Brasil
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÃO AMERICANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – SABINADA E.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA INTERNA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: POLÍTICA INTERNA DO SEGUNDO IMPÉRIO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS REVOLUÇÕES INGLESAS OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÕES LIBERAIS E NACIONAIS.
A Independência do Brasil
Primeiro Reinado
HISTÓRIA PRIMEIRO REINADO Prof. Eutrópio Neto.
Ordem social e econômica do período colonial:
Aulas 19 e 20 Ordem social e econômica do período colonial:
BRASIL – IMPÉRIO PRIMEIRO REINADO.
INDEPENDÊNCIA DO.
O processo de Independência
Primeiro Reinado Prof. Ive.
Brasil – Império Primeiro Reinado ( )
A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR
Chegada da família real portuguesa.
Ordem social e econômica do período colonial:
I Reinado ( ).
As Independências na América Latina
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
A organização do Estado brasileiro
Contexto Histórico O ano de 1820 foi significativo, pois ocorria o avanço da Independência na América e pelas revoluções liberais na Europa; Ocorre.
BRASIL: PRIMEIRO REINADO
D.MIGUEL O Rei Absoluto ( ).
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
BRASIL: PRIMEIRO REINADO
No balanço do Reggae! Professor Jorge Oliveira.
(1822 – 1830): o governo de Dom Pedro I
CAMINHOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
RECONHECIMENTO DA INDEPENDÊNCIA
História do Brasil Império
Aula 3 - Cursinho Noturno
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA OBJETIVOS.
Processo de Independência do Brasil [1822]
Capítulo 10 A independência se conquista no grito?
Primeiro Reinado ( ).
Brasil – Primeiro Reinado
“QUIZ” História.
PRIMEIRO REINADO [1822 – 1831].
A Vinda da Família Real para o Brasil
Primeiro Reinado Cap. 52 – História / Prof. Lisi.
BRASIL IMPERIAL PROF: ADRIANO CAJU.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Prof. André Rosa
O IMPÉRIO DO BRASIL: Primeiro Reinado
A construção do Estado: Política e Economia no Primeiro Reinado
O GOVERNO LUSO NO BRASIL (1808 – 1820)
Primeiro Reinado ( )
Brasil Império: O Primeiro Reinado ( )
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN – CÂMPUS NATAL/CIDADE ALTA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS – DIEC HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO.
Prof. Rafael Chaves - O Período Joanino ( ) Prof. Rafael Chaves -
1º. Reinado Características Gerais Independência feita pelas Classes Dominantes (Aristocracia Rural Independência feita pelas Classes Dominantes.
Transcrição da apresentação:

EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA EXTERNA E ABDICAÇÃO OBJETIVOS ANALISAR O RECONHECIMENTO DA INDEPENDÊNCIA, COMPARANDO OS INTERESSES DOS PAÍSES ENVOLVIDOS AVALIAR A POLÍTICA EXTERNA DO PRIMEIRO REINADO RELACIONANDO O QUADRO ECONÔMICO DO PERÍODO AOS INTERESSES EXTERNOS ANALISAR OS FATORES DA ABDICAÇÃO DE DOM PEDRO E SUA IMPORTÂNCIA INTRODUÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DE 1824

Após sua independência, o Brasil continuou com sua economia nitidamente colonial, escravista e dependente do mercado externo e, por isto mesmo, precisava o mais cedo possível do reconhecimento de sua independência por parte dos países do mundo O primeiro país a reconhecer nossa independência foram os Estados Unidos em Junho de 1824, por duas razões: a Doutrina Monroe, e pelos interesses econômicos que, por esta época, já eram grandes Os países hispano-americanos, ao contrário do que era de se esperar, demoraram a reconhecer a independência, por causa de nossa forma de governo; além disso, havia o Uruguai A Inglaterra procurou primeiro convencer Portugal a aceitá-la, para, em seguida, fazê-lo Portugal recebeu do Brasil dois milhões de libras esterlinas e o título de Imperador do Brasil para Dom João VI Quase todos os países exigiram concessões alfandegárias, o que diminuiu a arrecadação Quanto à economia, a situação estava desconfortável, já que o açúcar brasileiro passara a sofrer a concorrência direta do de Cuba e da Jamaica, e na Europa, do açúcar obtido da beterraba O tabaco diminuiu sua produção pela queda que houve no tráfico de escravos O algodão e o arroz sofriam concorrência dos Estados Unidos no mercado europeu O couro do Uruguai e da Argentina também rivalizava com o brasileiro Em 1829, o Banco do Brasil faliu, pela emissão descontrolada de papel-moeda O novo país já começava sua vida endividado pelos gastos pelas lutas de independência, a Confederação do Equador e a Guerra da Cisplatina, iniciada em 1825, com a declaração de Lavalleja, líder uruguaio que declarou a anexação da Cisplatina à Argentina

Por esta razão, o Brasil declarou guerra à Argentina; durante três anos, os dois países lutaram pela posse do território, até que em 1828 concordaram com a independência da província com o nome de República Oriental do Uruguai (guerra totalmente impopular) A sucessão portuguesa – em 1826, Dom João VI faleceu Apesar da renúncia de Dom Pedro I ao trono português em favor de sua filha, os brasileiros passaram a temer a recolonização, mais ainda quando Dom Miguel, irmão de Dom Pedro, deu um golpe de Estado e tomou o governo em 1828 Com a popularidade de Dom Pedro em baixa, a oposição ao seu governo aumentou mais ainda Na Europa, Carlos X da França fora destronado, com o que a imprensa de oposição fez grande correlação (absolutismo e autoritarismo) Em Novembro de 1830, Líbero Badaró, jornalista paulista de oposição e crítico ferrenho de Dom Pedro foi assassinado por partidários do Imperador Tentando ganhar o apoio da população mineira, Dom Pedro foi a Minas Gerais mas foi recebido com frieza e vivas a Líbero Badaró; de volta ao Rio de Janeiro, partidários e adversários do Imperador entraram em conflito no que se chamou a Noite das garrafadas Tendo nomeado um Ministério composto só com brasileiros, após novos conflitos, Dom Pedro o demitiu e nomeou outro, francamente absolutista e formado só com nobres Com a perda agora também do apoio militar, só lhe restou a abdicação ao trono, o que fez em favor do filho Pedro de Alcântara, de cinco anos de idade, que ficou no Brasil, tutelado por José Bonifácio, seu inimigo político, e com quem se reconciliou antes de embarcar para Portugal CONCLUSÃO: Tem início o Período Regencial

COROAÇÃO DE DOM PEDRO I

HINO À INDEPENDÊNCIA

AMÉRICA ESPANHOLA

BRASIL EXCEÇÃO

PRODUTOS DE EXPORTAÇÃO AÇÚCAR FUMO ARROZ ALGODÃO COURO

PRÁ INGLÊS VER

A GUERRA DA CISPLATINA

BRASIL X ARGENTINA

ABDICAÇÃO DE DOM PEDRO I