KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

CLASSES SOCIAIS.
PRNCIPAIS CONCEITOS DO REFERENCIAL TEORICO DE MARX
Manifesto do Partido Comunista
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Características e Especificidades do Modo de Produção Capitalista
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Classes e Estratificação Social
Trabalho de Sociologia
Estratificação social
Karl Marx Para inserir este slide em sua apresentação  
Formação do mundo atual
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
(Socialismo Científico)
KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
Liberalismo, Nacionalismo, Socialismo e Neoliberalismo
(Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
Estratificar = dividir em camadas
RESUMO DE SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados neste primeiro semestre.
ANTECEDENTES E HISTÓRICO A MUDANÇA ESTRUTURAL A GRANDE TRANSIÇÃO
(Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
(Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
Estratificação Social
ESTRATIFICAÇÃO, CLASSES E MOBILIDADE SOCIAL
Estratificação e Mobilidade Social
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Sociologia
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
CASTAS,ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Os clássicos e o trabalho
A análise do capitalismo por Karl Marx
Fatores que favoreceram o surgimento da Sociologia
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
ESTRATIFICAÇÃO E MOBILIDADE SOCIAL
A convivência humana Émile Durkheim
MUNDO DO TRABALHO.
III Curso de Introdução ao Marxismo
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Sistema Piaget de Ensino
Karl Marx e a História da Exploração
Link para o texto sobre Marx
O materialismo histórico
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
DESIGUALDADES SOCIAIS
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
Professor Romildo Tavares Sociologia Mod. 23 & 24
DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO: UMA VISÃO SOCIOLÓGICA
Revolução Industrial Slide já disponível em
Aula de Sociologia – Karl Marx
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
Socialismo.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Karl Marx e as modos de produção social
K ARL M ARX Delilian Fogliatto Luciana Oliveira Luís Fernando Baldissera Sociologia da Educação I-A Prof. Neusa Chaves Batista.
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
Modos de Produção Em Karl Marx.
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Após a Guerra dos Sete Anos, a Inglaterra abandona a prática da negligência salutar e passa a impor taxas e impostos aos colonos ingleses das Treze Colônias.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
Trabalho De Filosofia Alunos: Professora: Jheniffer Ester
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Socialismo X Comunismo
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)

ESTRATIFICAR = DIVIDIR EM CAMADAS A ESTRATIFICAÇÃO E AS CLASSES SOCIAIS

ESTRATIFICAR = DISPOR OU COLOCAR EM CAMADAS SOBREPOSTAS Usamos a estratificação quando desejamos descrever uma Sociedade. . De igual modo como o geógrafo divide a terra em camadas ou estratos quando deseja descrever as diversas camadas da crosta terrestre, a Sociologia divide para descrever uma Sociedade.

ESTRATIFICAR MODOS DIVERSOS Estratificação Econômica: Definida pela posse de bens materiais. Estratificação Política: Posição de mando na Sociedade. Estratificação Profissional: - Importância atribuída a cada profissão.

Tipos de sociedades estratificadas 1. Estamentos ou Estados - era muito raro a mobilidade social. Ex: o modo feudal de produção. 2. Castas Sociais - a mobilidade social não existe. Ex: a sociedade indiana.

MODO FEUDAL DE PRODUÇÃO

AS CASTAS INDIANAS

A RECEITA MARXISTA Marx produziu um método radicalmente novo de analisar o mundo e a sociedade, o chamado materialismo histórico e dialético. Diz Marx que a história humana é uma história da luta entre classes sociais exploradas (maioria) e exploradoras (minoria), ou seja, um conflito permanente – e não um “todo coeso” como dizia Durkheim. Tudo gira em torno da questão econômica e tem sua origem na propriedade privada.

1848: UM INCÊNDIO DEVASTA A EUROPA ... “A condição essencial da existência e da supremacia da classe burguesa é a acumulação da riqueza nas mãos dos particulares, a formação e o crescimento do capital, a condição da existência do capital é o trabalho assalariado. Este se baseia exclusivamente na concorrência dos operários entre si ... o desenvolvimento da grande indústria socou o terreno em que a burguesia assentou o seu regime de produção e de apropriação de produtos. A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.”

... “ É para a Alemanha, sobretudo, que se volta a atenção dos comunistas, porque a Alemanha se encontra nas vésperas de uma revolução burguesa e porque realizará essa revolução nas condições mais avançadas da civilização européia e com um proletariado infinitamente mais desenvolvido que o da Inglaterra no século XVII e o da França no século XVIII e, por conseguinte, a revolução burguesa alemã só poderá ser o prelúdio imediato de uma revolução proletária...”

AS CLASSES SOCIAIS Já vimos como é possível descrever a divisão da Sociedade em estratos ou camadas. Agora vamos conhecer outra abordagem da divisão social, baseada agora no conceito de Classes Sociais. Desenvolvido por Karl MARX, este conceito parte de premissas próprias, diferentes do modelo descritivo da estratificação social. Vamos, com este conceito, ANALISAR a Sociedade.

AS CLASSES SOCIAIS NÃO SE LIMITAM A DESCREVER ... É a propriedade privada dos meios de produção que constitui a base econômica da divisão da Sociedade em Classes. A teoria das Classes Sociais não se limita a descrever as divisões da Sociedade em camadas ou estratos, como faz o modelo da Estratificação Social. Ela busca explicar (analisar) como e por que elas ocorrem historicamente.

A Classe Social não pode ser confundida: Estamos acostumados a ver, principalmente, na mídia e nas pesquisas de mercado, a palavra “classe” como sinônimo de camada ou estrato. Isso pode ser acolhido pelo senso comum, mas não por alunos de Sociologia. Classe Social é a força motriz da História.

Classe Social: uma categoria histórica. (Política, para Marx, é luta de classes) . Características das Classes Sociais: 1. Força motriz da história; 2. Antagonismo (luta de classes); 3. Complementares; 4. Interdependentes; 5. Mutáveis (ao longo da história).

O MODO CAPITALISTA DE PRODUÇÃO

Classes Sociais: forças motrizes e concretas As contradições que mantêm entre si forjam e estruturam a própria Sociedade. Quando os conflitos chegam a um ponto insuportável, ocorre uma revolução que transforma a Sociedade. A Revolução Francesa (1789) foi uma das expressões dessa transformação.

A Mobilidade Social pode ser de dois tipos: 1. Mobilidade Social Vertical - a mudanças de posição social ocorre no sentido ascendente ou descendente. 2. Mobilidade Social Horizontal - a mudança de posição social ocorre dentro da mesma camada social.

Democracia e Mobilidade Social É mais fácil ascender socialmente nas democracias. Por quê? - enaltecer a escalada rumo ao topo social. Será mais fácil “subir de vida” nos Estados Unidos, na Inglaterra ou na França? - a questão democracia aberta/tradição aristocrática/esgotamento social. Você já ouviu falar do paradoxo brasileiro?