Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Os clássicos e o trabalho
A crítica de Karl Marx Os clássicos e o trabalho
2
Karl Marx KARL MARX ( ): filósofo, economista, cientista social e revolucionário alemão. Não é um sociólogo de formação, mas contribuiu muito para o desenvolvimento da Sociologia ao analisar e criticar a organização social, política, econômica, jurídica, ideológica e cultural da sociedade capitalista.
3
Karl Marx Desenvolveu a teoria do MATERIALISMO HISTÓRICO.
Isso quer dizer que, de acordo com Marx: a) Podemos conhecer a sociedade a partir das relações das pessoas no processo produtivo de bens materiais e, b) Buscando compreender o estágio de desenvolvimento que se encontram as forças produtivas. Dessa forma, podemos afirmar que, para o Materialismo Histórico: As Relações Sociais de Produção + As Forças Produtivas = A Base econômica das sociedades hierarquicamente construídas
4
Relações de produção e forças produtivas
Relações (sociais) de produção podem ser entendidas como a organização e interação das pessoas e das classes na sociedade, tendo em vista a produção material e a reprodução social, a manutenção e a ampliação das relações socio-político-econômicas. As forças produtivas são: terra, trabalho, capital e tecnologia: elementos essenciais à produção capitalista.
5
Ou seja… Para Marx: “ O MODO DE PRODUÇÃO DA VIDA MATERIAL - base econômica da produção de bens materiais - CONDICIONA O DESENVOLVIMENTO DA VIDA SOCIAL, POLÍTICA E INTELECTUAL EM GERAL - superestrutura da sociedade.”
6
Segundo a teoria Marxista,
“...a base da organização da sociedade é econômica, e a partir dessa organização surgem as outras estruturas da sociedade (instâncias políticas, jurídicas e ideológicas).”
7
Lucro e mais-valia Ao estudar o Capitalismo Marx afirmava que a
jornada do trabalhador era composta da seguinte forma: Trabalho necessário = remunerado com o salário do trabalhador + Trabalho excedente = “mais valia” , ou seja, o trabalho não pago e apropriado pelo capitalista, decorrente da exploração do trabalhador (trabalho morto).
8
Lucro e mais valia É da mais valia que é retirado o capital para a compra e reposição de máquinas, para aquisição de matéria prima e o lucro do capitalista.
9
Trabalho alienado De acordo com Marx, o capitalismo tornou o trabalhador ALIENADO, isto é, separou-o de seus meios de produção (suas terras, ferramentas, máquinas, etc.) Como vimos anteriormente, estes meios de produção passaram a pertencer a burguesia. Desse modo, para poder sobreviver, o trabalhador é obrigado a vender sua FORÇA DE TRABALHO à classe burguesa, recebendo em troca um salário.
10
Fontes: TOMAZI, Nelson Dacio in Sociologia para o Ensino Médio, 1ªed.,2007.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.