EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EXPANSÃO TERRITORIAL E OS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A formação do território brasileiro
Advertisements

Estamos na América Latina ?
DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL
O INFERNO PORTUGUÊS.
A Ocupação do Território Brasileiro.
HISTÓRIA DA POLÍTICA EXTERIOR DO BRASIL
Brasil Colônia Expansão Territorial.
BRASIL COLÔNIA.
UNIDADE 5 – HB A Expansão Territorial
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
Expansão Territorial.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÃO AMERICANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÁFRICA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS INVASÕES HOLANDESAS E A INS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EVOLUÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÕES LIBERAIS E NACIONAIS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O PERÍODO PRÉ-COLONIAL E O INÍCIO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO OBJETIVOS EXPLICAR.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO I OBJETIVOS.
A presença estrangeira no Período Colonial
Sociedade Colonial Mineradora e a Ocupação do Território Brasileiro
OS CAMINHOS DO OURO NO BRASIL
A formação e a expansão do território brasileiro
Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul
Geografia – Profº Renan
A Expansão territorial
Professor Bruno Barreira
Movimento bandeirante (séc XVII):
Movimento bandeirante (séc XVII):
(Frei Vicente do Salvador, cronista do século XVII)
COLÉGIO CEME Profº Bergson Vieira Disciplina: História
Restauração da Independência
Expansão Territorial do Brasil
Frente: História do Brasil 1° Semestre de 2013 Professora: Franciely – Fran-
Acordos internacionais definem o território colonial
A GUERRA COMO INSTRUMENTO DOS REIS
Movimento bandeirante (séc XVII):
O CICLO DO OURO Século XVIII. Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais
BANDEIRANTES PECUÁRIA JESUÍTAS ( MISSÕES TRATADOS DE FRONTEIRAS
Brasil Holandês e Expansão Territorial Colonial
REVISÃO Tratados de Limites do Brasil.
Nem tudo que reluz é ouro.
A Ocupação Do Sertão Séculos XVI-XVII-XVIII.
UNIÃO IBÉRICA.
O BRASIL NO MAPA DO MUNDO
OS PRIMEIROS DESBRAVADORES DO ESTADO DO PARANÁ
TRATADO DE TORDESILHAS (1494)
Conteúdos: Capítulo 16 Capítulo 17 Avaliação Mensal Datas: 7º A/B/C/D
OBJETIVOS LOCALIZAR A PENÍSULA ITÁLICA RELATAR O SURGIMENTO DE ROMA
Invasões Estrangeiras e a Interiorização no Brasil
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
Formação do território brasileiro
Formação territorial brasileira
Formação territorial brasileira
Aulas 9/10/11 – Expansão Territorial
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
Capítulo 01 A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA
Conquista e Formação do Rio Grande do Norte
LOCALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA POLÍTICA EXTERNA Manutenção de uma política de acomodação com os interesses da Inglaterra; Dependência econômica e fonte de.
Portugal e a Europa. A Europa Católica Desde a Idade Média a Igreja Católica havia consolidado seu predomínio sobre a Europa Ocidental Desde a Idade Média.
Movimento bandeirante (séc XVII):
Motivos da ocupação de maiores porções de territórios:
PROFESSORA CAMILA.  Séculos XVII e XVIII.  Dificuldades e desinteresse espanhol pela interiorização do continente.  OBJETIVOS: Busca de terras.
Transcrição da apresentação:

EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EXPANSÃO TERRITORIAL E OS TRATADOS DE LIMITES OBJETIVOS APONTAR AS ÁREAS DE ATRITO ENTRE PORTUGUESES E ESPANHÓIS NO SUL DO BRASIL ANALISAR A INFLUÊNCIA DOS SISTEMAS COLONIAIS DE PORTUGAL E ESPANHA SOBRE OS FATOS QUE PROPICIARAM A EXPANSÃO TERRITORIAL LOCALIZAR OS LIMITES ESTABELECIDOS ENTRE PORTUGAL, ESPANHA E FRANÇA DE SUAS COLÔNIAS EXPLICAR O TRATADO DE MADRI DE 1750 E SEUS EFEITOS INTRODUÇÃO: REVISÃO DA AULA PASSADA

Portugal, durante as primeiras décadas do século XVI, pretendeu estabelecer como limite sul uma fronteira natural que seria o estuário do Rio da Prata Ao longo de todo o século XVI os regimentos dos governadores-gerais e as ordenações reais detalhavam as ações que seriam realizadas de modo a permitir a preservação da posse da terra, sua defesa e o surgimento de atividades produtivas Durante os séculos XVI e XVII, a construção de fortalezas ao longo dos litorais norte e nordeste demonstrou a firme intenção de manter a posse e iniciar o povoamento da região, afastando, além disso, o risco de invasões (João Pessoa – Filipéia de Nossa Senhora das Neves, Fortaleza – Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, Forte de São Luís – São Luis, Forte dos Reis magos – Natal, Forte das cinco pontas – Recife) Com a União Ibérica, Portugal perdeu expressão como potência europeia, mas conseguiu manter o vasto império colonial na América A demarcação dos limites entre a América espanhola e a portuguesa demonstra como Portugal, desde o final do século XVII e durante os séculos XVIII e XIX, conseguiu legalizar o expansionismo de entradistas e bandeirantes, e ratificá-lo com tratados diplomáticos que triplicaram a superfície territorial do Brasil

A evolução do processo histórico assinalou como fatos que influíram no aumento do território colonial a ocupação do litoral entre Pernambuco e São Vicente e do litoral norte, a ocupação do litoral entre o Rio Grande do norte e o Maranhão, a ultrapassagem da linha de Tordesilhas como decorrência das entradas e bandeiras, a conquista do Grão–Pará e da Amazônia, e a assinatura nos séculos XXVII, XVIII e XIX de tratados de limites que deram cunho legal à nova fronteira Como já dissemos, a fundação por parte de Portugal da colônia do Sacramento em terras espanholas, e de aldeamentos guaranis na região dos Sete povos das missões pelos jesuítas espanhóis, criaram uma série de conflitos que foram objetos de tratados ao longo dos séculos XVII, XVII e XVIII entre os dois países Os Tratados de Lisboa (1681), Utrecht (1713 e 1715), Madri (1750), El Pardo (1761), Santo Ildefonso (1777) e Badajós (1801) marcaram várias disputas, tanto no sul da colônia, entre portugueses e espanhóis, quanto no norte, entre portugueses e franceses, pela posse do Amapá O último deles, Badajós, determinou definitivamente a posse da colônia do Sacramento pela Espanha e a região dos Sete povos das missões, no RS, por Portugal, ratificando o que já fora decidido pelo Tratado de Madri O Tratado de Madri foi o mais determinante para o Brasil por que seu texto garantia cerca de 94% do nosso território atual (8 000 000 Km2) CONCLUSÃO: Deve-se exaltar a capacidade de Portugal, em fazer tanto com tão pouco

OS TRATADOS DE LIMITES

TRATADO DE MADRI