Ciências O SANGUE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar as principais características e funções dos elementos do sangue.
Composição do sangue PLASMA GLÓBULOS VERMELHOS = HEMÁCIAS GLÓBULOS BRANCOS = LEUCÓCITOS PLAQUETAS = TROMBÓCITOS
Composição do sangue
PLASMA Porção líquida (90% água) ; Substâncias dissolvidas: proteínas, glicose, sais minerais, vitaminas, anticorpos etc.
GLÓBULOS VERMELHOS: o transporte de oxigênio Possuem HEMOGLOBINA, pigmento vermelho onde se fixam os gases da respiração. De 4 a 6 milhões de hemácias por milímetro cúbico. Anucleadas, com formato de disco bicôncavo. Produzidas na medula óssea, vivem cerca de 120 dias, são destruídas no fígado e no baço, e também na medula óssea.
Hemácias
GLÓBULOS BRANCOS: a defesa do corpo Células nucleadas, de formas e tamanhos variados; de 6 a 10 mil por milímetro cúbico de sangue. Produzidos na medula óssea, baço e tonsilas palatinas; Teem sobrevida curta, de poucos dias
GLÓBULOS BRANCOS: a defesa do corpo Mecanismos de defesa: FAGOCITOSE (NEUTRÓFILOS) e PRODUÇÃO DE ANTICORPOS (LINFÓCITOS).
Leucócitos
PLAQUETAS: evitando perdas Fragmentos de células, de 150 a 450 mil por milímetro cúbico de sangue. Produzidas na medula óssea, atuam na coagulação do sangue. Liberam TROMBOQUINASE, enzima que inicia a coagulação sanguínea. FIBRINA é proteína filamentosa que retém o sangue e controla hemorragias.
Plaquetas e coagulação do sangue
CONCLUSÃO Os diferentes conceitos de currículo têm variado e evoluído a partir de enfoques distintos que, na prática, fundamentam as concepções de currículo encontradas em diferentes escolas. Currículo é a porção de cultura- em termos de conteúdos e práticas (de ensino, de avaliação)- que, por ser considerada relevante num dado momento histórico, é trazida para a escola, ou seja, é escolarizada (WILLIAMS, 1984).