COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE FECHADA
Para entrar em uma comunidade fechada, clique em cima dela. Por exemplo, clique em Comunidades Exemplo
Se a comunidade fechada permitir a adesão do internauta, a seguinte mensagem irá aparecer.
Para solicitar a adesão, Você deverá ser cadastrado no Portal. Se ainda não tiver cadastro, clique em:
Se já for cadastrado, basta clicar na chave:
Para solicitar a adesão, clique em participar desta comunidade
Para solicitar a adesão, clique em concordo
Finalmente, a sua solicitação será analisada pelo gestor da comunidade. Caso seja aprovada, você receberá uma mensagem por
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO COMO CRIAR E ADMINISTRAR UMA COMUNIDADE
Acesse a lista de comunidades e clique na comunidade na qual é gestor. (Exemplo: Comunidades Exemplos)
Clique em Gestão da Comunidade
Esta é a página de gestão da Home (página principal) da comunidade. Antes de modificar a Home, vamos aprender a configurar a comunidade
No canto inferior esquerdo, você terá acesso ao menu de Gestão da Comunidade
Para começar a personalizar sua comunidade, clique em Configuração
Esta é a página de configurações. Neste primeiro bloco, você pode modificar o nome da comunidade, sua descrição, o nome da Instituição organizadora (ou do organizador/a) e o e- mail do organizador/a
Neste segundo bloco, você pode definir se a página poderá ser vista por qualquer internauta ou se a visualização será restrita aos membros; pode definir o tipo de inscrição do internauta (automática, convite ou proposta de adesão); e pode definir a situação da comunidade (não- publicada, publicada ou encerrada) Comunidades livres são abertas – qualquer usuário cadastrado no Portal tem Acesso a ela. Comunidades Restritassão fechadas – o usuário somente pode participar se for convidado ou se for autorizado pelo gestor da comunidade, mediante solicitação. A inscrição pode ser automática (em comunidades livres), por convite (quando o usuário é convidado pelo gestor (veja convite) ou por adesão, quando o usuário solicita a participação em determinada comunidade
No terceiro e último bloco, você pode definir o template da Home, ou seja, o formato da página principal da comunidade; pode permitir ou não a criação de grupos; e pode definir a data inicial e de encerramento da comunidade. Não se esqueça de salvar as configurações! Grupos são espaços reservados, dentro de uma comunidade, criados para desenvolver trabalhos específicos.
Agora que sua comunidade já está configurada, clique no botão Ferramentas
Aqui você pode selecionar as ferramentas que deseja disponibilizar em sua comunidade.
Agora que você já definiu as configurações, clique em Edição da Home
Esta é a página de Edição da Home. Aqui você pode editar o título de cada bloco de chamadas e a própria chamada Para editar a chamada do bloco 1, clique em chamadas. Não se esqueça que o número de blocos pode variar dependendo do template escolhido em Configuração
Clique em adicionar chamada
Preencha os campos Não se esqueça de publicar e de salvar a chamada
O procedimento será o mesmo nos três blocos seguintes
Quando a chamada estiver pronta, não se esqueça de selecionar esses campos, caso contrário, o bloco não aparecerá na Home
Além dos blocos de chamadas, você pode publicar banners e murais Para começar, clique em um dos banners (o modo de publicação é o mesmo)
Clique em adicionar novo banner
Preencha os campos e insira uma imagem. Não se esqueça de selecionar o campo sim na opção Publicado? e de salvar o banner
Voltando à página de Edição da Home, vamos editar o mural
Clique em adicionar novo lembrete
Novamente preencha os campos e selecione sim na opção Publicado?. Em seguida, clique em salvar lembrete