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Manual de Utilização. TELA INICIAL: Ao acessar o MonitoraSUS, você tem a tela inicial dos Eixos. No primeiro acesso você não terá nenhum eixo cadastrado,

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1 Manual de Utilização

2 TELA INICIAL: Ao acessar o MonitoraSUS, você tem a tela inicial dos Eixos. No primeiro acesso você não terá nenhum eixo cadastrado, para iniciar o cadastro ou quaisquer outras modificações no MonitoraSUS você deverá entrar no sistema. Para o primeiro acesso, você utilizará o login “admin” e a senha “admin” (sem aspas)

3 Digite o login e a senha informados anteriormente e clique no botão “Entrar” A tela de login será substituída pelo nome da pessoa que acessou o sistema, e a partir deste momento você terá um botão “Sair” para poder sair do sistema. Obs.: A partir deste ponto do manual, sempre consideraremos um acesso com nível completo, que possa incluir, alterar e excluir qualquer item no sistema. Lembramos que, dependendo do seu nível de acesso, algumas funções não serão acessíveis.

4 Ao acessar o sistema, você terá novas opções para trabalhar, como por exemplo a exclusão de registros (caso o seu nível de acesso permita isto). Outra opção que irá aparecer são os botões de Inserir e alterar em todas as telas (desde que o seu nível de acesso permita isto). No primeiro acesso, como administrador, o botão “Inserir Eixo” estará visível. Assim, você pode considerar que em qualquer parte do sistema que você tiver o ícone exclusão, indica que você pode excluir o registro ao qual ele está ligado. Sempre que você quiser inserir uma informação, basta clicar no botão ou link “Inserir” ou “Incluir”, e para editar, basta clicar no próprio registro, ou no botão “Alterar”.

5 Do lado superior direito de todas as telas você terá botões que acessam outros módulos do sistema. Inicialmente você deverá trabalhar com o Cadastro de Profissionais e Órgãos, para isto basta utilizar o menu “Cadastros”. Obs.: O texto “Cadastros”, como mostra a figura ao lado, só aparecerá se você colocar o mouse sobre o botão de “Cadastros”.

6 Na tela de cadastros, você terá os seguintes itens: - Cadastro de Níveis: para cadastrar os níveis de acesso do sistema. - Cadastro de Órgãos: para cadastrar os Órgãos no sistema. - Cadastro de Funcionários: para cadastrar os funcionários no sistema. - Configurações Semáforo: para indicar o percentual de cálculo do semáforo das operações, que veremos mais a frente.

7 A primeira tela a ser trabalhada é o Cadastro de Órgãos, pois para cadastrar um funcionário, você deverá informar em qual órgão ele trabalha. Ao clicar em “Cadastro de Órgãos”, aparecerá uma lista de órgãos cadastrados, com os botões para exclusão dos mesmos e mais um link para inclusão de novos órgãos.

8 Neste exemplo, vamos cadastrar um novo órgão, “Gerência”, para isto, clique no link “INCLUIR”, e na tela que vai aparecer a seguir, digite os dados do órgão “Gerência” e clique no botão “Confirmar”. Ao voltar na tela de Órgãos, o novo órgão com o nome “Gerência” fará parte da lista de órgãos disponíveis no sistema. (obs.: se você quiser modificar alguma informação no órgão, basta clicar sobre ele e fazer as modificações, como se você estivesse incluindo).

9 Outro cadastro necessário para iniciar os trabalhos no MonitoraSUS é o Cadastro de Níveis, que é onde você indica os módulos do sistema que o funcionário poderá editar. (A instalação inicial do MonitoraSUS tem o nível “Completo” cadastrado, que dá acesso a edição de todos os módulos do sistema)

10 Como no Caso do Órgão, basta clicar em “INCLUIR” e digitar os dados do novo nível, como mostra a figura abaixo. Cada quadrinho que você selecionar no cadastro indicará que o funcionário poderá Incluir, Alterar ou Excluir em algum módulo do sistema. Você também pode editar um nível existente, bastando clicar no nome do nível para logo editar suas informações.

11 O próximo passo é cadastrar um Funcionário. Para isto, basta clicar em “Cadastro de Funcionários”. Uma tela com a lista de funcionários cadastrados aparecerá na tela.

12 Ao clicar em “INCLUIR” você terá uma tela com informações para completar sobre o funcionário. Você poderá incluir somente um CPF por funcionário no sistema, e este deverá ser válido, pois o sistema faz esta consistência. (se tentar incluir um CPF mais de uma vez, o sistema bloqueará o cadastro informando que o CPF já existe para outra pessoa). Para finalizar o cadastro, ao terminar de digitar as informações, clique no botão “Confirmar”. (para o nosso exemplo, vamos inserir o funcionário “Funcionário Exemplo”, utilizando o órgão “Gerência” e o nível de acesso “Completo”).

13 Ao clicar novamente em “Cadastro de Funcionários” o funcionário que acabamos de criar aparecerá na lista de funcionários do sistema. A partir de agora, trabalharemos com este funcionário, para isto, clicaremos no botão “Sair”, para fazer logoff de Administrador, e assim poder acessar com o novo funcionário que acabamos de criar. Obs.: Login (ou Logon) e Logoff (ou Logout) são termos muito utilizados na área de informática, que indicam a ação de acessar um sistema utilizando um nome de usuário e uma senha (no caso do login), ou sair do sistema (no caso do logoff).

14 Primeiro acesso ao Sistema No primeiro acesso ao sistema, você terá que digitar o nome do seu usuário e uma senha padrão para todo novo funcionário: “12345”. Neste exemplo vamos acessar o sistema utilizando o usuário “funcionario” criado anteriormente. Após este primeiro acesso, aparecerá uma tela requisitando uma nova senha, com isto a sua nova senha passará a ser a senha utilizada para acessar o sistema, e não mais “12345”. Digite a nova senha, redigite novamente para confirmação e clique em “Confirmar”. A partir de agora, o funcionário que criamos para continuar com o manual aparecerá sempre na parte superior da tela, como o funcionário logado.

15 Eixos A primeira tela a aparecer no sistema é a tela de Eixos. No seu primeiro acesso ao sistema não haverá nenhum eixo cadastrado.

16 Para cadastrar um novo eixo, basta clicar no botão “Inserir Eixo”, vai aparecer uma tela com os dados necessários para o cadastro do eixo. Digite estes dados e clique em Inserir para finalizar o cadastro. Aparecerá uma tela confirmando o cadastro do eixo, e ao clicar em ok, o sistema estará na tela do eixo que você acabou de cadastrar.

17 Como em todas as outras telas do sistema, você terá os seguintes objetos (desde que o seu nível permita): Um botão para inserir o nível atual (no nosso caso, o “Inserir Eixo”) Um botão para alterar o nível atual (no nosso caso, o “Alterar Eixo”) Um botão para inserir o próximo nível (no nosso caso, o “Inserir Objetivo Geral”) Um botão para acrescentar a página atual a seus marcadores, para poder acessar diretamente (funciona como o “favoritos” do Internet Explorer). Um botão, em formato de estrela, para acrescentar às páginas que você adicionou a seus marcadores. Um botão, em formato de impressora, para acessar os relatórios do sistema para o nível atual. Um botão para exclusão de registros. Além de uma barrinha com o percentual de realização do nível atual.

18 Se você voltar para a tela inicial do sistema, verá o novo eixo que acabamos de cadastrar, como mostra a imagem abaixo. Para voltar a tela inicial do sistema, basta clicar no botão em forma de casinha no lado direito superior da tela.

19 Se você quiser entrar novamente no Eixo, basta clicar na descrição dele na tela, que você estará novamente na tela com o Eixo selecionado, como mostra a figura abaixo.

20 Para alterar os dados do eixo, basta clicar no botão “Alterar Eixo”, fazer as modificações que você precisar e logo clicar em “Alterar”. Uma janela informando a Alteração do Eixo aparecerá na sua tela, basta clicar em OK e você vai estar novamente na tela do eixo.

21 Para cadastrar um novo objetivo geral, basta clicar no botão “Inserir Objetivo Geral”, vai aparecer uma tela com os dados necessários para o cadastro do objetivo geral. Você poderá verificar que uma das informações é o órgão responsável. Esta informação vem dos órgãos que você cadastrar no “Cadastro de Órgãos” visto anteriormente. Digite os dados do objetivo geral e clique em Inserir para finalizar o cadastro.

22 Como no caso do Eixo, vai aparecer uma telinha informando sobre o cadastro do objetivo geral, e ao clicar ok, você terá uma tela com o objetivo geral que você acabou de cadastrar.

23 Repare que os elementos da tela são novamente os mesmos que foram mencionados anteriormente, os botões de inserir e alterar, o botão de adicionar e visualizar os marcadores (ou favoritos), o ícone de exclusão, etc. Uma mudança na tela, comparando com a tela dos eixos, é o caminho que começa a aparecer a partir do Objetivo Geral, assim, para cada nível que você acessar, um caminho do nível anterior aparecerá na tela, como mostrado na figura ao lado. Basta você clicar nesse item para voltar ao nível anterior, no nossos caso o “Eixo Teste”.

24 O próximo passo é cadastrar a diretriz, para cadastrar uma nova diretriz, basta clicar no botão “Inserir Diretriz”, vai aparecer uma tela com os dados necessários para o cadastro da diretriz. Você poderá verificar que uma das informações é o funcionário responsável. Esta informação vem dos funcionários que você cadastrar no “Cadastro de Funcionários” visto anteriormente. Digite os dados da diretriz e clique em Inserir para finalizar o cadastro.

25 Como nos casos anteriores, uma janelinha informando sobre o cadastro da diretriz aparecerá na tela, clique ok e você terá a tela da diretriz que você acabou de cadastrar. E como no caso do Objetivo Geral, um caminho vai aparecer na lista de níveis já visitados para chegar na diretriz, são estes o Eixo e o Objetivo Geral, se você clicar em qualquer um deles, voltará ao nível selecionado, ou seja, ao objetivo geral ou ao eixo.

26 O próximo passo é cadastrar o objetivo específico, para cadastrar um novo objetivo específico, basta clicar no botão “Inserir Objetivo Específico”, vai aparecer uma tela com os dados necessários para o cadastro deste registro. Digite os dados do objetivo específico e clique em Inserir para finalizar o cadastro.

27 Como nos casos anteriores, uma janelinha informando sobre o cadastro do objetivo específico aparecerá na tela, clique ok e você terá a tela do objetivo específico que você acabou de cadastrar. E como no caso da diretriz, um caminho vai aparecer na lista de níveis já visitados para chegar no objetivo específico, são estes o Eixo, o Objetivo Geral e a Diretriz, se você clicar em qualquer um deles, voltará ao nível selecionado, ou seja, à diretriz, ao objetivo geral ou ao eixo.

28 Na tela do Objetivo específico, você tem as metas do mesmo, que é o próximo nível, e exclusivamente para o nível de metas, você tem uma relação daquelas que foram excluídas, alteradas e arquivadas. Arquivar uma meta é a ação de retirar a mesma do plano sem precisar excluí-la, isto pode ser útil quando você tem metas que precisam ser executadas somente uma vez, por um motivo específico. [melhorar esta explicação]

29 O próximo passo é cadastrar a meta, para cadastrar uma nova meta, basta clicar no botão “Inserir Meta”, vai aparecer uma tela com os dados necessários para o cadastro deste registro. Digite os dados da meta e clique em Inserir para finalizar o cadastro.

30 Como nos casos anteriores, uma janelinha informando sobre o cadastro da meta aparecerá na tela, clique ok e você terá a tela da meta que você acabou de cadastrar. E como no caso do objetivo específico, um caminho vai aparecer na lista de níveis já visitados para chegar na meta. Se você clicar em qualquer um deles, voltará ao nível selecionado.

31 Diferente dos outros níveis, a meta tem dois sub-níveis: - Indicadores: são os indicadores do plano. - Operações: é o início da planilha operativa do plano, composta de operações e ações. E no caso das Operações, você terá outras informações além da descrição e do percentual realizado, são estas as datas de início, prazo, última etapa realizada e um semáforo indicando a situação atual da operação.

32 O próximo passo poderia ser cadastrar o indicador, mas deixaremos este cadastro por último, e continuaremos a partir do cadastro de Operações. Para cadastrar uma nova operação, basta clicar no botão “Inserir Operação”, vai aparecer uma tela com os dados necessários para o cadastro deste registro. Digite os dados da operação e clique em Inserir para finalizar o cadastro.

33 Como nos casos anteriores, uma janelinha informando sobre o cadastro da operação aparecerá na tela, clique ok e você terá a tela da operação que você acabou de cadastrar. E como nos outros casos, um caminho vai aparecer na lista de níveis já visitados para chegar na operação. Se você clicar em qualquer um deles, voltará ao nível selecionado. Na tela da operação aparecem a lista de Ações cadastradas, esta informação vem com a data de início da Ação, sua previsão, o percentual realizado e o peso da mesma.

34 O próximo passo é cadastrar a ação. Para cadastrar uma nova ação, basta clicar no botão “Inserir Ação”, vai aparecer uma tela com os dados necessários para o cadastro deste registro. Digite os dados da ação e clique em Inserir para finalizar o cadastro. As duas informações mais importantes para a utilização do MonitoraSUS estão na ação, são estas o peso da ação e o prazo da mesma. O peso da ação definirá a barra de percentual de todos os níveis do MonitoraSUS, e a data de previsão atuará sobre o semáforo da operação, visto anteriormente.

35 Como nos casos anteriores, uma janelinha informando sobre o cadastro da ação aparecerá na tela, clique ok e você terá a tela da ação que você acabou de cadastrar. E como nos outros casos, um caminho vai aparecer na lista de níveis já visitados para chegar na ação. Se você clicar em qualquer um deles, voltará ao nível selecionado. Como a ação é o último nível do sistema, não existe uma lista de outras informações, somente os dados da própria ação. Estas informações serão apresentadas, junto com as das outras telas, após o roteiro de inclusão de Indicadores, que vem a seguir.

36 Cadastrando Indicadores: O Cadastro de indicadores é feito a partir da tela de metas, clicando no botão “Inserir Indicador”.

37 Logo basta digitar as informações referentes ao indicador e clicar no botão “Inserir”

38 Dados para completar o cadastro do Indicador: - Informação do Indicador: Descrição do indicador. - Período Indicador: a data inicial e final que você alimentará o indicador. - Período visualização: o período do indicador que você quer mostrar na tela. - Fonte: fonte do indicador. - Período: periodicidade do indicador (mensal, anual, bimestral, etc.) - Mostrar numerador no gráfico: se estiver como não, mostrará o indicador, ou senão mostrará o numerador. - Título do numerador: se você decidir por mostrar o numerador no gráfico, você pode indicar o título para o mesmo. As outras opções referem-se a filtros para apresentar o indicador na tela de Sala de Situação.

39 Como nos casos anteriores, uma janelinha informando sobre o cadastro do indicador aparecerá na tela, clique ok e você terá a tela do indicador que você acabou de cadastrar. E como nos outros casos, um caminho vai aparecer na lista de níveis já visitados para chegar no indicador. Se você clicar em qualquer um deles, voltará ao nível selecionado. Diferente dos outros níveis, o cadastro do indicador não termina quando você insere o mesmo, outras ações devem ser realizadas para poder finalizar o cadastro do indicador, como mostrado a seguir.

40 Na tela do indicador existe um botão “Estruturar”, este botão serve para estruturar o indicador. É neste momento que você informa se o indicador é texto ou valor entre outras coisas. Algumas informações aqui você já cadastrou ao inserir o indicador, como por exemplo o período do indicador e o período de visualização, mas você poderá modificá-las aqui caso necessário.

41 Informações ao estruturar um indicador: -Categoria: você pode escolher entre “valor” e “texto indicativo”, o indicador de “valor” aceitará informações numéricas, como por exemplo “3,75”, já o indicador com “texto indicativo” aceitará uma informação positiva ou negativa, em forma de texto, que você poderá definir, como por exemplo: “realizado” ou “não realizado”, “sim” ou “não”, etc. -Texto para sim e Texto para não: se você escolheu a categoria “texto indicativo” você poderá escolher qual texto significa sim e qual texto significa não, no exemplo mostrado abaixo, foram digitados os textos “monitorado” e “não monitorado”, e a figura abaixo mostra o que apareceu na tela ao alimentar o indicador.

42 As outras informações referem-se a periodicidade do indicador, já visto na hora de inserir um novo indicador. Ao terminar de estruturar o indicador, basta clicar no botão “Alterar estrutura”, ao fazer isto, uma janelinha indicando o resultado da alteração aparecerá na tela. O próximo passo é alimentar o indicador, como veremos a seguir.

43 Para iniciar a alimentação do indicador, clique no botão “Manutenção”, aparecerá uma tela com os dados do indicador para serem atualizados. Lembrando que se você escolheu a categoria “texto indicativo”, você terá a opção de escolher um dos textos que você digitou, já se você escolheu a categoria “valor” você poderá digitar o valor do indicador e além disto, ainda indicar o valor esperado do indicador. Abaixo temos um exemplo da tela para a categoria “texto indicativo”:

44 As datas e o período de datas que você deverá alimentar o indicador dependem da periodicidade e das datas que você informou ao inserir e/ou estruturar o indicador. No indicador cadastrado para realizar este manual, escolhemos a periodicidade mensal, de 30/11/2009 a 30/11/2010, assim os indicadores que serão alimentados são: “11/2009”, “12/2009”, “01/2010” [....] “10/2010”, “11/2010”. Se o mesmo período tivesse sido escolhido, mas com a periodicidade anual, os indicadores seriam: 2009, 2010. A estrutura acontecerá a partir da periodicidade que você escolher ao estruturar o indicador.

45 Ainda no indicador, você pode editar a nota técnica, clicando no botão “Nota Técnica”, uma tela estilo “Word” vai aparecer para você digitar a nota técnica do indicador, ao terminar, basta clicar no disquetinho para salvar e fechar a tela.

46 Outras Funcionalidades. Como apresentado anteriormente, quase todos os níveis do MonitoraSUS tem um botão específico para relatórios ( ), ao clicar neste botão, uma tela aparecerá com todas as opções de relatórios do sistema.

47 Relatório de Ações: apresenta uma relação de ações de um respectivo nível do plano presente no MonitoraSUS.

48 Relatório de Ações no Excel: apresenta uma relação de ações de um respectivo nível do plano presente no MonitoraSUS, na tela de planilha eletrônica (obs.: precisa ter uma planilha eletrônica instalada no computador, seja do pacote do Microsoft Office ou do pacote StarOffice ou BROffice).

49 Relatório de Ações vencidas: apresenta todas as ações vencidas de um respectivo nível.

50 Relatório de Indicadores: Apresenta uma relação de indicadores de um respectívo nível.

51 Relatório de Ações por período: Apresenta todas as ações de um respectivo nível (eixo, objetivo geral, diretriz, etc), de um período específico.

52 Relatório do Plano: Apresenta todas as ações de um respectivo nível (eixo, objetivo geral, diretriz, etc), tabuladas.

53 Relatório de Indicadores - Pacto pela Saúde: Apresenta todos os Indicadores do Pacto pela Saúde, com suas respectivas informações..

54 Manutenção do Relatório de Gestão: Como o nome diz, faz a manutenção do relatório de gestão, você poderá aqui editar o conteúdo do relatório para um ano específico.

55 Relatório de Gestão: Imprime o relatório de gestão de um ano específico.

56 Favoritos: Ao clicar no botão ( ), a mensagem abaixo aparecerá na tela e você terá adicionado a página atual a sua lista de favoritos. A partir deste momento, toda vez que você clicar no botão ( ), aquela página que você adicionou no favoritos aparecerá na sua lista de favoritos, pela qual você poderá acessar mais rapidamente a página desejada.

57 Sala de Situação: Ao clicar no botão ( ), aparecerá a tela da sala de situação do sistema, com os diferentes indicadores, dependendo do filtro que você selecionou nos mesmos, indicadores filtrados também aparecerão para os botões e.


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