TRABALHO DE CAMPO B Coordenador: Antonio Nivaldo Hespanhol 21 participantes Assessoria Técnica: Roberto Yassuo Shirasaki (Engenheiro agrônomo e Coordenador.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 ANÁLISE E PROJETO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO: CONCEITO MODELOS DE PROCESSO PROCESSO UNIFICADO HISTÓRIA CARACTERÍSTICAS AS QUATRO.
Advertisements

CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Palestras, oficinas e outras atividades
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Investor Relations4Q07 | 1. Investor Relations4Q07 | 2 2.
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Propagação de Ondas e Antenas
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
Auditoria de Segurança da Informação
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Questionário de Avaliação Institucional
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Gerenciamento do Escopo
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Expressões Idiomáticas
Como aplicar leis da lógica
1 Celulose.
Festo Didactic - BR H510 Automação Hidráulica.
Bolsas Vera Crevelin OBS: Nos slides disponíveis clique sobre o ícone de informação para visualizar mais fotos das bolsas.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap. 12.
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
PLENÁRIA FINAL.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Cinética Plana de uma Partícula: Força e Aceleração Cap. 13
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
BENCHMARKING.
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 08.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
AULA 5 Função Logarítmica.
Indicadores de Performance – Contrato AES-SUL
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
Expressões Idiomáticas
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
Irradiações 1- Definição 2- Mecânica da Irradiação
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Preleções Científicas Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Extensão Integrais Múltiplas e Integrais de Volume Ministrante: Prof. K. David Sabóia.
Projeto Agilizar Licitações
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Rio Verde - Goiás - Brasil
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
Identificando Oportunidades
Medidas de tendência central e de dispersão
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
PROJETO DE AUTOMAÇÃO RESIDÊNCIAL
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Transcrição da apresentação:

TRABALHO DE CAMPO B Coordenador: Antonio Nivaldo Hespanhol 21 participantes Assessoria Técnica: Roberto Yassuo Shirasaki (Engenheiro agrônomo e Coordenador de Meio Ambiente de Álvares Machado)

ÁREA DA VISITA: Município de Álvares Machado (Ao Norte de Presidente Prudente – raio de 15 km)

OBJETIVOS PRINCIPAIS: 1) Verificar os problemas de erosão na zona rural no município de Álvares Machado e conhecer as ações que vêm sendo implementadas pela CODASP para combater tais processo por meio da adaptação de estradas rurais.

2) Conhecer as ações do Programa de Microbacias Hidrográficas no Município de Álvares Machado por meio da investigação das ações do referido programa nas microbacias dos córregos do Macaco e da Paca.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: No período da manhã visitamos o bairro do cruzeiro no Município de Álvares Machado, onde a CODASP está realizando os trabalhos de adaptação da estrada rural. O trabalho se constitui na quebra de barrancos e elevação do leito da estrada no intuito de reverter o fluxo da água. Atualmente o fluxo se dá no sentido das propriedades para a estrada e dela para os cursos d’água, provocando graves problemas de assoreamento.

Contamos com o assessoramento técnico do Sr Contamos com o assessoramento técnico do Sr. Zocall, Gerente Regional da CODASP e do Engenheiro José Roberto, os quais fizeram demonstrações e explicaram os detalhes técnicos dos trabalhos que vêm sendo realizados naquela estrada, na região e em todo o Estado de São Paulo para a adaptação das estradas e combate aos processos erosivos.

Tivemos a oportunidade de verificar as máquinas executando os trabalho “in loco”

ASPECTOS POSITIVOS DA AÇÃO DA CODASP: - Elevado padrão técnico da obra ASPECTOS POSITIVOS DA AÇÃO DA CODASP: - Elevado padrão técnico da obra. - Efetividade da ação em termos de combate aos processo de erosão e assoreamento. - Recorte territorial adequado – do divisor de água até as áreas mais baixas – de cima para baixo.

ASPECTOS NEGATIVOS DA AÇÃO DA CODASP: - Ação pontual – cada fase do projeto abrange entre 4 e 5 quilômetros de estrada por município. - Não obrigatoriedade de implantação de curvas pelos proprietários rurais (prosseguimento dos bigodes feitos a partir das margens da estrada e não retenção da água nas partes mais altas das propriedades) - Problemas de manutenção das obras concluídas (treinamento de patroleiros dos municípios – surgem novos barrancos – vida útil - 8 anos).

Ainda no período da manhã conhecemos uma propriedade na qual começou a ser implantado um programa simples da EMBRAPA - LEITE que visa a promover a intensificação da produção de leite, a partir da produção de alimentos em piquetes em áreas reduzidas (piquetes de 200 m2 para 8 animais/noite) – grande elevação da produtividade por animal (x10).

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: No período da tarde visitamos área de ação dos projetos de Microbacias dos Córregos da Paca e do Macaco no Município de Álvares Machado, onde a CATI em parceria com a prefeitura está realizando ações para a adaptação da estrada e organização da comunidade para que os produtores rurais usufruam das vantagens (subsídios) concedidas pelo Programa.

ASPECTOS POSITIVOS DO PROGRAMA: - Princípios adequados do ponto de vista social e ambiental. - Comprometimento da Prefeitura de Álvares Machado com os proprietários da comunidade beneficiária.

ASPECTOS NEGATIVOS DO PROGRAMA: - O governo estadual não deu prioridade a execução do programa. - Elevada rotatividade dos técnicos extensionistas. - falta de confiança dos produtores rurais no poder público e, em conseqüência, no projeto. - falta de conscientização dos produtores rurais em relação à necessidade de se fazer o manejo adequado dos solos. - Incapacidade de promover a verdadeira organização da comunidade.

Na área do projeto de microbacias conhecemos uma outra propriedade que desde 2003 desenvolve o programa da EMBRAPA – LEITE. Observação dos excelentes resultados obtidos pela família do produtor.

ASPECTOS POSITIVOS DO PROGRAMA LEITE: - Aumento da densidade da ocupação e disponibilização de alimento aos animais - baixa utilização de insumos externos - Elevação da capacidade de inserção do produtor no mercado - Bom acompanhamento técnico do veterinário responsável.

ASPECTOS NEGATIVOS DO PROGRAMA LEITE: - Elevação da necessidade de mão-de-obra - Risco de estimular a monoatividade - Problemas de abastecimento de água (poços artesianos)

Na área do projeto de microbacias entrevistamos o Sr Na área do projeto de microbacias entrevistamos o Sr. Luiz que é o presidente da Associação dos produtores rurais, o qual relatou as dificuldades de organização da comunidade, o predomínio da mentalidade individualista dos produtores rurais daquela comunidade, bem como os problemas para a retenção dos jovens (especialmente das moças na zona rural)

OS OBJETIVOS FORAM PLENAMENTE ATINGIDOS: Além de conhecer as ações realizadas pela CODASP na adaptação das estradas rurais e do Programa de Microbacias Hidrográficas, conhecemos também o projeto de produção de leite da EMBRAPA e entrevistamos um presidente da Associação de Produtores Rurais. A assessoria dos técnicos da CODASP e do Coordenador de meio ambiente foi essencial para os bons resultados do trabalho.