FONTES DE ENERGIA NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia Nuclear Usinas Nucleares.
Advertisements

FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
GEOGRAFIA B AULA 03 FONTES DE ENERGIA
O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
FONTES DE ENERGIA PROFESSOR EVERALDO 2011
FONTES DE ENERGIA PROF. Neno 2012
Petróleo Surgimento do petróleo
Evolução no uso das fontes de energia
Política e meio ambiente
A QUESTÃO DO PETRÓLEO NO BRASIL.
FONTES DE ENERGIA.
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO BRASIL
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
Profº. Bogéa Energia, transporte e telecomunicações São Luís – MA 2009.
Biomas e Hidrografia.
Hidrografia de Santa Catarina
O que você deve saber sobre
O PROBLEMA ENERGÉTICO NO BRASIL
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
Estágio Supervisionado X
Energia Renovável e Não Renovável
ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
ENERGIa 06/05/2013.
O Setor Sucroalcooleiro
MEIO AMBIENTE NO BRASIL
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
ENERGIA FONTES ALTERNATIVAS
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN PROGRAMA DE RECUROS HUMANOS DA ANP– PRH-ANP14 PETRÓLEO E GÁS NA MATRIZ ENERGÉTICA NACIONAL; GÁS NATURAL:
Fontes de energia e impactos ambientais
Relevo e estrutura geológica
Energia no Brasil.
Prof. Raphael Barbosa Ramos
ENERGIA NUCLEAR NA MATRIZ BRASILEIRA GESEL Rio de Janeiro, setembro de 2014.
RECURSOS MINERAIS NO BRASIL
ENERGIA ELÉTRICA.
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
Fontes de Energia.
A exploração dos recursos naturais
PETRÓLEO Colégio Madre Francisca Lampel Disciplina: Geografia
HIDROGRAFIA E ENERGIA NO BRASIL (cap. 12)
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
Fontes de Energia.
Indústria e Energia no Brasil
A PRODUÇÃO E O CONSUMO DE ENERGIA
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Extração Mineral.
Hidrografia Brasileira
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Segmento: Ensino Fundamental
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
FONTES DE ENERGIA (BRASIL) - Início do Séc.XX: A lenha era utilizada no preparo de alimentos. -Década de 20: Carvão mineral devido ao industrialismo. -Após.
Hidrografia
HIDROGRAFIA Características dos rios Forma de relevo
Combustíveis fósseis.
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS GÁS NATURAL E PETRÓLEO
Carvão Mineral Uso em siderúrgicas e termoelétricas
PETRÓLEO CONSUMO BPD BPD PRODUÇÃO BPD BPD REFINO BPD BPD.
FONTES DE ENERGIA (BRASIL) - Início do Séc.XX: A lenha era utilizada no preparo de alimentos. -Década de 20: Carvão mineral devido ao industrialismo. -Após.
Consumo energético e meio ambiente
Os Biomas, Solos, Hidrografia, Recursos Naturais
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
Recursos hídricos A questão da água.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
Bacias Hidrográficas Bacias brasileiras.
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Termelétricas
TGB  Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Transcrição da apresentação:

FONTES DE ENERGIA NO BRASIL Disciplina: Geografia Professora: Taís

Hidrografia brasileira: O que são bacias hidrográficas? São um conjunto de áreas que direcionam a água para um determinado local. Sua formação ocorre a partir de desníveis no terreno que as direcionam das terras mais altas para as mais baixas. Estas áreas são limitadas pelo divisor de águas, curso que direciona o fluxo para um outro sentido.

Classificação das bacias: Exorréicas, quando as águas drenam direto para o mar; Endorréicas, quando as águas se perdem nas depressões; Arréicas, quando as águas acham-se privadas do escoamento superficial. Criptorréica, quando o rio se infiltra no solo

Bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul:

Principais municípios do estado:

Hidrografia do Rio Grande do Sul:

Características gerais: No Rio Grande do Sul, as bacias hidrográficas diferem basicamente em duas variáveis, Os cursos d’agua podem correr para o oceano Atlântico ou para o rio Uruguai.

Usinas hidrelétricas do Rio Grande do Sul:

Combustíveis fósseis: Petróleo: A primeira perfuração no Brasil foi em 1939. Nossas principais reservas encontram-se nos estados do RJ, PR, SC, RS. Já os principais produtores são RJ, ES, RN,AM e Recôncavo Bahiano.

Extração do petróleo: A Petrobras foi criada em 1953 (período de políticas nacionalistas). Até o final da década de 70 a produção era feita em bacias sedimentares. Em função das crises do petróleo as pesquisas se intensificaram nas plataformas continentais na década de 80.

Bacia sedimentar e plataforma continental, imagens:

Carvão mineral: As maiores reservas encontram-se no sul do Brasil. Principalmente no Vale do Tubarão – Criciuma/ Lauro Muller/ Urussanga e Siderópolis. As demais reservas estão localizadas nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná.

Mapa de Santa Catarina – Vale do Tubarão:

Gás natural: Fonte principal Rio de Janeiro, Fontes menos importantes: Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, São Paulo, Espírito Santo, Ceará e Paraná. A partir de 1999 o Brasil inicia a importação de gás da Bolívia através do gasoduto Brasil/ Bolívia.

Gasoduto Brasil Bolívia:

Reservas de gás do Brasil:

Justificativa para a importação: Limites das reservas brasileiras, Possibilidade de parcerias comerciais com a Bolívia Integração energética dentro da América Latina, Auto suficiência na produção de gás argentina,

Energia nuclear: Iniciam em 1973 (regime militar no Brasil), os primeiros projetos para construção de usinas nucleares. Para construção da usina de Angra I, busca-se tecnologia americana. Já para construção de Angra II, a parceria é alemã. Apesar da intensificação nas pesquisas, o Brasil ainda caminha na utilização de energia nuclear.

Imagens das Usinas:

Características das Usinas: Angra I encontra-se em operação desde 1982 e fornece ao sistema elétrico brasileiro uma potência de 657 MW. Angra II, após longos períodos de paralização nas obras, inicia sua geração entregando ao sistema elétrico mais 1300 MW, o dobro de Angra 1. As obras de Angra III estão paradas mas podem ser retomadas a qualquer momento.

Álcool no Brasil: Esta produção recebe estímulo após as crises mundiais do petróleo, “choques do petróleo”, Sua utilização varia conforme a porcentagem misturada a gasolina, Álcool anitro – misturado a gasolina, Álcool hidratado – utilização “pura”, O ápice da utilização deste combustível no sistema automotivo brasileiro foi em 1985, quando 95% dos carros do país eram movidos a álcool, Porém atualmente com a “estabilização” do petróleo e com a utilização de combustíveis alternativos os produtores preferem investir na comercialização do açucar.

Xisto e folhelho: Pouco conhecido, este combustível é oriundo das rochas que contem betume, material que produz os mesmos derivados do petróleo a partir de um processo bastante dispendioso, A única usina que possui esta tecnologia é mantida pela Petrobras e é conhecida como Petrosix. Localiza-se em São Matheus do Sul no Paraná. O gasto na transformação do produto, justifica a sua não utilização.

Fontes de energia no Brasil:

Fim.