EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O CONSULADO E O IMPÉRIO NAPÓLEÔNICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ERA DE NAPOLEÃO Capítulo 7.
Advertisements

DA ERA NAPOLEÔNICA A ERA DAS RESTAURAÇÕES
1 - O CONSULADO (1799 – 1804): Pacificação interna e externa.
IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA.
PERÍODO NAPOLEÔNICO Antecedentes - 14/7/1789: Queda da Bastilha
NAPOLEÃO O GRANDE Lucas n° 13 Hugo n° 06 Profª. Joelma.
TRABALHO DE HISTÓRIA Alunos: EDER NUMERO nº 21 WENDER nº 19
REVOLUÇÃO FRANCESA
Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA EXTERNA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS REVOLUÇÕES INGLESAS OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A REVOLUÇÃO FRANCESA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ALEMÃ OBJETIVOS ANALISAR.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O FIM DO IMPÉRIO NAPOLEÔNICO.
ERA NAPOLEÔNICA AULA 02.
Revolução Francesa Por que foi um marco tão importante?
Revolução Francesa Antigo Regime
REVOLUÇÃO FRANCESA.
1 - O CONSULADO (1799 – 1804): Pacificação interna e externa.
Liberdade, Igualdade, Fraternidade - Para quem? -
Era Napoleônica
ANALISAR OS FATORES DETERMINANTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA
1 - O CONSULADO (1799 – 1804): Pacificação interna e externa.
REVOLUÇÃO FRANCESA /03/2017.
Era Napoleônica.
Era um disfarce Pra derrubada do poder
A ERA NAPOLEÔNICA ( ).
A Era Napoleônica( ) Napoleão nasceu na Córsega em 1769
NAPOLEÃO BONAPARTE.
A Era Napoleônica.
A Era Napoleônica.
PERÍODO NAPOLEÔNICO.
A Era Napoleônica.
REVOLUÇÃO FRANCESA Revolução Francesa Professor Marcelo Pitana.
Conceitos Históricos: Revolucao, Idade Contemporânea, burguesia.
No período do Diretório (3ª fase da Revolução), a alta burguesia optou por centralizar o poder nas mãos de uma única pessoa, Napoleão Bonaparte.
O golpe do 18 de Brumário (1799) levou ao poder na França um dos maiores personagens da história mundial. Considerado um gênio militar e um grande estadista,
Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos.
Napoleão Bonaparte Napoleão nasceu na Ilha de Córsega em e era filho de uma nobreza local; Se tornou segundo tenente na escola militar de Paris.
Napoleão Bonaparte.
Ascensão de Napoleão Período Napoleônico: consolidação das vitórias revolucionárias e pela edificação do Estado burguês francês; Difusão dos ideais liberais.
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
Período Napoleônico (1799 – 1815) 11/04/2017
Golpe do 18 brumário O Golpe do 18 Brumário (1799) que instituiu o Consulado, significou um freio nos ideais populares da revolução francesa. A alta burguesia,
Período Napoleônico
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluna: Marcela
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
A Era Napoleônica ( ).
Revisão P3 História pontos importantes!
O que pretendia Napoleão Bonaparte?
Período Napoleônico e o Congresso de Viena
2º ano - História - Ruy.
18 DE BRUMÁRIO - O GOLPE EM NOME DA BURGUESIA
ERA NAPOLEONICA.
Revolução Francesa.
ERA NAPOLEÔNICA (1799 – 1815). A Era Napoleônica expandiu os ideais ilustrados pela Europa e impediu a restauração das tradicionais fronteiras e monarquias.
REVOLUÇAO FRANCESA
Era Napoleônica = Consulado + Império + Governo dos cem dias!
Era Napoleônica.
A ERA NAPOLEÔNICA.
Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna.
PERÍODO NAPOLEÔNICO. Breve perfil biográfico Napoleão Bonaparte nasceu na ilha de Córsega, em Napoleão Bonaparte Governou a França de 1799 a 1815.
O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
REVOLUÇÃO FRANCESA Iluminismo X Absolutismo “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE” Aulas – Capítulos 29, 30 e 31.
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos.
A Era Napoleônica.
Transcrição da apresentação:

EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O CONSULADO E O IMPÉRIO NAPÓLEÔNICO OBJETIVOS EXPLICAR A CONSOLIDAÇÃO DA REVOLUÇÃO FRANCESA E SUA DIFUSÃO PELA EUROPA SOB NAPOLEÃO BONAPARTE IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DO PERÍODO INTRODUÇÃO: O GOLPE DO 18 BRUMÁRIO E O APOIO DA BURGUESIA FRANCESA

CONSULADO O Poder Executivo era constituído por três cônsules, sendo Napoleão o primeiro deles e o único que podia promulgar leis, declarar a guerra e a paz e nomear ou demitir funcionários; em 1802, por plebiscito, Napoleão é nomeado cônsul vitalício Significava na prática a restauração da Monarquia Assinado o Tratado de Paz em Amiens com Inglaterra, Áustria e Rússia Reformas napoleônicas durante o Consulado: Criação de uma Fazenda nacional (sistema de cobrança de impostos) Fundação do Banco da França (início da Revolução Industrial no país) Elevação das tarifas alfandegárias (incentivo à Indústria) Abertura de canais, construção de estradas, reconstrução de portos, drenagem de pântanos, incentivo ao comércio e criação de centenas de milhares de empregos para a população Criação de escolas primárias, secundárias (Liceus de artes e de ofícios) e superiores Feitas as pazes com a Igreja (religião oficial e pagamento do Clero) e aceitação papal da nacionalização de todas as terras da Igreja tomadas pela Revolução, em que havia sido feita uma reforma agrária

Visando apoio, Bonaparte anistiou os nobres que lhe jurassem fidelidade Aparentemente democrático e republicano, o Consulado representou uma ditadura, com forte aparato policial (a Imprensa esteve sempre censurada) Napoleão tornara-se o braço forte da burguesia, garantindo-lhe a dominação econômica, mantendo o povo submisso e destruindo os inimigos franceses IMPÉRIO Por plebiscito, Bonaparte tornou-se Imperador (1804), agraciando familiares e agregados com títulos e cargos e formando uma nova aristocracia Organização do novo Código Civil Napoleônico (Liberdade individual, igualdade perante a Lei, legalização e regulamentação da propriedade, proibição de organização de sindicatos operários e greves de trabalhadores “Prefiro enfrentar mil exércitos inimigos que uma greve de trabalhadores” A escravidão nas colônias francesas foi mantida Napoleão pôs em prática seu plano de expansão com dois objetivos: a consolidação dos valores burgueses contra uma Europa absolutista e a busca da hegemonia político-econômica contra a outra nação burguesa: a Inglaterra Nova coligação contra a França; a Batalha de Trafalgar, vencida pela Inglaterra, impediu que Napoleão Bonaparte invadisse esse país CONCLUSÃO: A Europa tornara-se napoleônica

O CONSULADO

O PRIMEIRO CÔNSUL

EUROPA NO CONSULADO

A AUTO-COROAÇÃO

NAPOLEÃO I

CÓDIGO CIVIL NAPOLEÔNICO