EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS DISCUTIR A TRANSIÇÃO PARA O.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segundo Reinado: o declínio do Império.
Advertisements

Segundo Reinado: o declínio do Império. *Na segunda metade do século XIX, houve um fortalecimento da camada média (padres, militares, profissionais liberais,
A República Velha Brasileira ( )
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA EXTERNA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – SABINADA E.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – CABANAGEM.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA INTERNA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO JAPONÊS OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: POLÍTICA INTERNA DO SEGUNDO IMPÉRIO.
OBJETIVOS EXPLICAR A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DA REPÚBLICA ROMANA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: POLÍTICA EXTERNA DO SEGUNDO IMPÉRIO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EVOLUÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÕES LIBERAIS E NACIONAIS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA OBJETIVOS.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. INTRODUÇÃO As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A INCONFIDÊNCIA MINEIRA E A.
A passagem Império - República
MÓDULO 09- CRISE DO ESCRAVISMO E A CRISE DA MONARQUIA
BRASIL NO SÉCULO XIX CRISE DA MONARQUIA.
CRISE NO BRASIL IMPÉRIO II
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente Curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
DOM PEDRO II Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
REPÚBLICA DA ESPADA CAFÉ COM LEITE
O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XVIII
2 - A república no Brasil.
Crise da monarquia e o advento da República
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – EVOLUÇÃO POLÍTICA.
A Proclamação da República
A Proclamação da República
Conde D´Eu, Isabel e os três filhos, D
Prof. Webster Pinheiro.
MAÇONARIA É ESSENCIALMENTE UMA INSTITUIÇÃO INICIÁTICA... FILOSÓFICA... PROGRESSISTA... FILANTRÓPICA E EVOLUCIONISTA... LUTA PELO APERFEIÇOAMENTO.
Revisão República!.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Crise do 2º Reinado.
A QUEDA DA MONARQUIA.
FIM DA REPÚBLICA VELHA.
Segundo Reinado no Brasil ( )
GOLPE REPUBLICANO de1889 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar
Segundo Reinado: Situação externa e crise do império
Resumo A Proclamação da República no Brasil, têm caráter elitista, por ter sido executada por uma elite política e econômica: militares e cafeicultores.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
A consolidação do Império no Brasil
O Fim do II Império O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro.
Professor Edley
Sociologia-2ª SÉRIE Professor Breno Cunha
Disciplina de História Profª.: Thayanne Siqueira.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA OBJETIVOS.
República Velha 1889 – 1930.
OBJETIVOS LOCALIZAR A PENÍSULA ITÁLICA RELATAR O SURGIMENTO DE ROMA
Guerra do Paraguai Guerra do Paraguai
República da Espada e República Oligárquica
A FORMAÇÃO DAS ALMAS O imaginário da república no brasil
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
História do Brasil republicano
BRASIL REPÚBLICA VELHA
Mineração e Revoltas no Brasil Colonial
Período Joanino Dom João VI 1808 a 1821 Fuga de Portugal por causa da invasão napoleônica Volta a Portugal por ocasião da Revolta Liberal do Porto.
Brasil século XIX: a queda do Império
A Independência do Brasil e O Brasil Imperial
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
Transcrição da apresentação:

EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS DISCUTIR A TRANSIÇÃO PARA O TRABALHO ASSALARIADO RELACIONAR URBANIZAÇÃO E CRESCIMENTO DOS SETORES MÉDIOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA CRITICAR A ATUAÇÃO DA ELITE GOVERNAMENTAL, POR MEIO DO INCENTIVO À MODERNIZAÇÃO E DA EXCLUSÃO SOCIAL E POLÍTICA DOS TRABALHADORES INTRODUÇÃO: REVISÃO DA AULA PASSADA

O republicanismo vinha se manifestando no Brasil desde a época da Inconfidência mineira, mas ao final do século XIX tinha características diferentes, pois desta vez surgia como parte do processo de implantação do capitalismo no Brasil e como um anseio da elite de encontrar respostas que a monarquia já não conseguia dar A nova proposta fez sucesso no RS, RJ, SP e MG Não no Nordeste, pois aqui não havia ainda uma classe média urbana, e além disso havia o medo que a região ficasse subordinada ao Sudeste A imprensa batia firme no Imperador, o ridicularizando com caricaturas e charges Junto com o republicanismo, veio revigorado o ideal federalista O positivismo, apesar de ter influenciado na ideia republicana, teve na verdade um papel importante somente no Exército, graças à influência do Coronel Benjamin Constant, que ensinava na Escola militar da Praia Vermelha (Ordem e Progresso) A Questão militar, já estudada, teve uma importância fundamental, pois aproximou os militares dos republicanos, e é desta aliança que resultou a proclamação da república em 15 de Novembro pelo Marechal Deodoro da Fonseca Com a proclamação da república o mercado de consumo se expandiu e se transformou estruturalmente, não exatamente em função da república em si, e sim por causa da implantação definitiva do trabalho livre

Na época da escravidão, os senhores concentravam o poder de compra Com o trabalho livre, não foram apenas os escravos que adquiriram sua emancipação, mas também os consumidores, pois além da ampliação do mercado de consumo, surgiu uma grande variedade, e este crescimento e diversificação vão exercer uma profunda importância para a modernização da economia Os principais líderes republicanos foram Rui Barbosa, Benjamin Constant, Aristides Lobo e Quintino Bocaiúva O último ministério do governo imperial, do Visconde de Ouro Preto, ainda tentou reformar o governo com um programa, considerado até bem ousado, mas este projeto foi rejeitado pela Câmara, então dominada pelos conservadores O impasse criado foi o estopim para a proclamação da república O povo assistiu bestializado à proclamação da república – Aristides Lobo CONCLUSÃO: A ausência do povo no processo denota a falta de sua participação política e consequentemente de democracia

CARICATURAS DE D. PEDRO II

A FAMÍLIA REAL

DOM PEDRO II

A QUEDA DA MONARQUIA

BAILE DA ILHA FISCAL

LÍDERES REPUBLICANOS

DEODORO DA FONSECA

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

BANDEIRA PROVISÓRIA

SÍMBOLOS NACIONAIS