OBJETIVOS EXPLICAR A PAX ROMANA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O IMPÉRIO ROMANO: AS ÁGUIAS, AS LEIS E A POLÍTICA
Advertisements

BIZÂNCIO.
CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
A EXPANSÃO DO DOMÍNIO ROMANO
IMPÉRIO ROMANO Prof. Alan Carlos Ghedini
O IMPÉRIO BIZANTINO.
Civilização Clássica Ocidental - Romanos
1 – OS POVOS BÁRBAROS: Povos fora das fronteiras (sem cultura greco-romana). Germânicos – principal grupo (suevos, lombardos, teutônicos, francos, godos,
O Império Romano.
A FORMAÇÃO DA EUROPA FEUDAL
Queda do Império Romano do Ocidente Ano 476
Império Romano Turma:114 Grupo: Guilherme Camillo Ricardo Barcelos
Roma.
Conseqüências da expansão:
Idade Média A Idade Média é computada de 476 d.C. até 1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e consequente queda do Império.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
OBJETIVOS EXPLICAR A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DA REPÚBLICA ROMANA
OBJETIVOS COMENTAR A BASE HUMANÍSTICA DO PENSAMENTO GREGO
Roma.
A Queda do Império Romano
… do Império Romano do Ocidente
O declínio do Império Romano
Características Principais Religiões a nível Mundial
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
Roma antiga VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p.67.
Império Bizantino.
ROMA PERÍODOS: MONARQUIA A.C. – 509 A.C.
Alta Idade Média Em busca de uma vida melhor
O Estado imperial e o legado cultural romano
ROMA Profº MARCELO HOLANDA.
Índice O surgimento do Império Romano; Augusto, primeiro imperador;
Roma Antiga Profº Paulo Henrique.
A Queda do Império Romano
Conceito de Idade Média
Império Romano Época dos imperadores, de glória para os romanos e de domínio territorial.
História Geral e do Brasil – 2.ª edição. José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
CIVILIZAÇÃO ROMANA Localização: Ás margens do Rio Tibre Povoamento: Italiotas Mito: Rômulo e Remo (Eneida)
Queda do Império Romano e Reinos Bárbaros
“Bárbaros” para os Romanos
ANTIGUIDADE: DO AUGE AO DECLÍNIO
Desenvolvido por Marcos Pizzolatto. Início Monarquia República Império Resumo Triunviratos Cultura Desenvolvido por Marcos Pizzolatto.
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
IDADE MÉDIA – 476 D.C / 1453 Idade das trevas?.
Roma antiga Roma antiga.
Professor Romildo Tavares
O IMPÉRIO ROMANO.
Aula 03.
IMPÉRIO ROMANO.
ROMA ANTIGA Prof. Geraldo M. Modesto.
24/4/2015www.nilson.pro.br1. Civilização Romana 24/4/2015www.nilson.pro.br2.
Ano lectivo de A barbarização da Hispânia e o fim do Império romano do Ocidente.
Profº Waldejares Oliveira
( Pax Romana ). ● IMPÉRIO ( 27 – 476 d.C.)  Alto Império  Apogeu.
IMPÉRIO BIZANTINO Império Romano do Oriente Origens:
DECLÍNIO E QUEDA Do IMPÉRIO romano
Arte bizantina O cristianismo não foi a única preocupação para o Império Romano nos primeiros séculos de nossa era.Por volta do século IV, começou a invasão.
Crise do Império Romano
Como o Império Romano chegou ao fim?
Uma sociedade desigual
O Império Romano.
Roma antiga Roma antiga.
DISCIPLINA | PROFESSOR
Localização. Localização Estrutura da República Romana (latim = coisa Pública) Dois Cônsules = responsável pelo governo e juiz, auxiliado por.
Aula 2 - Romanismo, Cristianismo e Germanismo
O Império Romano.
ESCOLA ESTADUAL PROF. ITAN PEREIRA ASSUNTO: ROMA ( IMPÉRIO) PROFª: Mainara BOLSISTA PIBID: Karla Dayana.
ROMA ANTIGA 753 a. C / 476 d. C.
A Europa do século VI ao século XI. As invasões germânicas Decadência do Império Romano -Crises económico-sociais - crises políticas -Divisão do império.
DA CIDADE DE ROMA À FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO
Transcrição da apresentação:

EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: ROMA OBJETIVOS EXPLICAR A PAX ROMANA IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DINASTIAS IMPERIAIS EXPLICAR A TETRARQUIA DE DIOCLECIANO DESTACAR A MUDANÇA DA CAPITAL DO IMPÉRIO PARA CONSTANTINOPLA ANALISAR A OFICIALIZAÇÃO DO CRISTIANISMO DESTACAR OS FATORES QUE LEVARAM À QUEDA DO IMPÉRIO NO OCIDENTE DESTACAR A CULTURA ROMANA EM SEUS DIVERSOS ASPECTOS INTRODUÇÃO: O SURGIMENTO DO IMPÉRIO ROMANO

Otávio Augusto tornou-se o primeiro Imperador romano e foi ainda durante seu governo que Roma alcançou seu esplendor A Pax Romana foi o período em que as guerras de conquista se encerraram e o Império alcançou sua maior extensão Imperadores como Tibério, após Augusto, Trajano, Adriano, Antônio Pio e Marco Aurélio se destacaram nesse período, de grande prosperidade e estabilidade no governo Todas as províncias passaram a enviar tributos a Roma e eram obrigadas a participar do exército Até o final do século II, houve três dinastias no poder (Júlio-claudiana, Flávia e Antonina) A partir daí teve início um período de declínio, causado por lutas internas, que vieram originar crises econômicas e políticas no Império Povos bárbaros, pressionados pelos persas e pelos hunos, começam a pressionar as fronteiras ou mesmo conquistar territórios romanos Visando pôr um fim à desordem, Diocleciano estabelece a tetrarquia, dividindo o Império entre quatro governantes (2 Augustos e dois Césares) Constantino restabeleceu o governo único e fundou uma nova capital para o Império, dando-lhe seu nome Teodósio, no final do século IV, converteu o cristianismo em religião oficial de Roma e dividiu o Império em dois, Ocidente e Oriente

O Império romano do Ocidente, enfraquecido por crises internas, foi invadido em várias ondas por povos bárbaros, principalmente germânicos (ostrogodos, francos, visigodos, anglo-saxões e vândalos) Em 476, os último Imperador romano, Rômulo Augústulo, é deposto, e esta data marca o fim do Império e o início da Idade Média Já o Império romano do Oriente vai conseguir manter-se e originar o Império bizantino, com duração até 1453, quando finalmente caiu para os turcos, marcando o fim da Idade Média É enorme o legado cultural deixado por Roma para a civilização ocidental As letras, as artes, a filosofia, a história, a religião, a moral, a educação, os hábitos e até o vestuário foram moldados e modificados pela cultura grega Alguns romanos e as áreas em que se destacaram: Filosofia (Sêneca e Marco Aurélio), Poesia (Horácio, Virgílio, Ovídio), História (Tito Lívio, Tácito, Plutarco, Suetônio) Na Arquitetura e na engenharia (estádios, termas, arcos, esgotos, estradas, pontes, aquedutos) O sistema jurídico foi a mais importante herança deixada até os dias atuais (a maioria dos códigos atuais tem por base a legislação romana) Por fim, o latim, que influenciou a formação de vários idiomas europeus CONCLUSÃO: Boa parte do que somos hoje em dia devemos a Roma

OS PODERES DO IMPERADOR

AUGUSTO, ADRIANO E MARCO AURÉLIO

ROMA IMPERIAL

ROMANOS EM BATALHA

EVOLUÇÃO DA EXPANSÃO

EXTENSÃO MÁXIMA

DIVISÃO DO IMPÉRIO

INVASÕES BÁRBARAS

MARCO AURÉLIO, VIRGÍLIO E OVÍDIO

ARQUITETURA ROMANA

ENGENHARIA ROMANA

TERMAS ROMANAS

DIREITO ROMANO

LATIM